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Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelos de controle semafórico Fuzzy adaptativo para cruzamentos isolados
Título(s) alternativo(s): Adaptive Fuzzy semaphore control models for isolated crosses
Autor: SOARES, Ana Caroline Meireles 
Primeiro orientador: FONSECA NETO, João Viana da
Primeiro coorientador: REGO, Patrícia Helena Moraes
Primeiro membro da banca: SERRA, Ginalber Luiz de Oliveira
Segundo membro da banca: FREIRE, Raimundo Carlos Silvério
Resumo: O trânsito de pessoas e mercadorias tem influência direta e importância vital no desenvolvimento social e econômico da sociedade moderna, e por isso, suas consequências negativas advindas do crescimento desordenado merecem atenção no planejamento das cidades. Esta exigência de mobilidade gera aumento no número de veículos em circulação e consequentemente, a ocorrência de frequentes congestionamentos, acidentes, atrasos, aumento da poluição, dentre outros. Muitas melhorias nos sistemas de controle de tráfego têm sido propostas, e muitas metodologias são apresentadas com o objetivo de reduzir os efeitos provocados por estes problemas. Neste trabalho são propostos modelos para controle de tráfego urbano em cruzamentos isolados através de estratégias traçadas aos temporizadores utilizando controle fuzzy e análise de agrupamento. O objetivo é controlar, de forma adaptativa, o fluxo de veículos em um cruzamento por meio de um plano de cronometragem aplicado aos semáforos, evitando ou amenizando os congestionamentos. Os modelos propostos levam em consideração cruzamentos que apresentam Condição de Saída Única (CSU), isto é, cruzamentos com pelo menos uma origem que tem somente um destino permissível, em contraste aos modelos convencionais, os quais são aplicáveis apenas aos cruzamentos onde cada origem está associada a mais de um destino. Os modelos são compostos de três partes principais: a primeira parte é constituída da estimação da matriz OD (origem destino) que é baseada em filtragem de Kalman a partir da contagem de tráfego nos cruzamentos da cidade em estudo. Esses dados são usados como entrada para a realização da segunda parte, que consiste em utilizar técnicas de agrupamento para extrair os conjuntos fuzzy, e com isso, inseri-los no controlador fuzzy que representa a terceira parte da metodologia aqui proposta, onde é estimado o melhor tempo para o semáforo.
Abstract: The traffic of people and goods has direct influence and vital importance in the social and economic development of modern society, and so, its negative consequences originated from the out of order growth deserve attention in the planning of cities. Such mobility demand generates an increase in the flow of vehicles in circulation and consequently, the occurrence of frequent traffic jams, accidents, delays, pollution increase, among others. Several improvements in the traffic control systems have been proposed, and many methodologies have been presented aiming at reducing the effects triggered by those problems. In this work, models are proposed for urban traffic control in isolated crossings through strategiestraced to the timers using fuzzy control and cluster analysis. The objective is to control, adaptively, the flow of vehicles at a crossing by means of a timing plan applied to traffic lights, avoiding or decreasing traffic jams. The proposed models take into account crossings that present Single Exit Condition (CSU), that is, crossings with at least one origin that has only one permissible destination, in contrast to conventional models, which are applicable only to intersections where each origin is associated with more than one destination. The models are composed of three main parts: the first part consists of the estimation of the OD matrix (origin - destination) which is based on Kalman filtering from the traffic count at the crossroads of the study city. This data is used as input to perform the second part, which consists of using clustering techniques to extract the fuzzy sets, and with that, insert them into the fuzzy controller that represents the third part of the methodology proposed here, where the best time for the traffic light is estimated.
Palavras-chave: Controle de tráfego
Estimação de Matriz OD
Sistema Fuzzy
Técnicas de agrupamento
Controle adaptativo
Traffic control
OD Matrix Estimation
Fuzzy system
Clustering techniques
Adaptive control
Área(s) do CNPq: Planejamento de Transportes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: SOARES, Ana Caroline Meireles. Modelos de controle semafórico Fuzzy adaptativo para cruzamentos isolados. 2018. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Eletricidade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2132
Data de defesa: 27-Fev-2018
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

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