Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNOGUEIRA, Juliana dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4126116825793326por
dc.contributor.advisor1BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee1RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee2MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1728209127429787por
dc.date.accessioned2018-03-28T17:31:12Z-
dc.date.issued2018-01-26-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Juliana dos Santos. O Museu Afrodigital do Maranhão como dispositivo democratizante e educativo. 2018. 148 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2128-
dc.description.resumoAs constantes mudanças tecnológicas e a dinamização da informação fazem com que a sociedade tenha a necessidade de se adaptar cada vez mais rápido a um novo cenário. Este processo inclui os mais diferentes setores e instituições, dentre os quais os museus e a educação. Neste sentido, a partir de uma pesquisa-ação, buscou-se refletir sobre o papel do Museu Afrodigital do Maranhão na ampliação das possibilidades de divulgação do conhecimento com o objetivo de desenvolver discussões acerca de propostas para construção da democratização cultural e informacional desta tecnologia, e também da utilização do site como um dispositivo de ensino e aprendizagem compreendendo de que maneira esse processo se desenvolve. Assim, essa pesquisa se deu a partir das seguintes etapas: Análise do site como ferramenta de ensino, reuniões com equipe do MADMA para a discussão sobre o projeto O Museu Afro Digital da UFMA como instrumento metodológico: uma experiência em escolas públicas de ensino médio do Maranhão, alinhamento e aplicação da ferramenta em três escolas do ensino médio da rede pública de ensino de São Luís, análise e discussão dos resultados e por fim houve a divulgação da experiência. Ressalta-se, que os resultados da pesquisa apontaram para o forte potencial da educação museal voltada, sobretudo, para preenchimento de lacunas deixadas pelo ensino formal, apontaram a importância das Redes Sociais no processo educativo em ambientes virtuais, com destaque para o Facebook, dentre outras coisas, os resultados também deram ênfase para as constantes necessidades de adequação dos museus a uma perspectiva decolonial que descolocam as populações afrodescendentes de objetos para sujeitos da discussão, com um papel central no processo.por
dc.description.abstractThe constant technological changes and the dynamism of information make society have the need to adapt faster and faster to a new scenario. This process includes the most diverse sectors and institutions, including museums and education. In this sense, based on an action research, it is sought to reflect on the role of the Afrodigital Museum of Maranhão in expanding the possibilities of dissemination of knowledge with the objective of developing discussions about proposals for the construction of cultural and informational democratization of this technology, also of the use of the site as a teaching and learning device understanding how this process is developed. Thus, this research was based on the following steps: Analysis of the site as a teaching tool, meetings with MADMA team to discuss the project The Afro Digital Museum of UFMA as a methodological tool: an experience in public high schools of the Maranhão, alignment and application of the tool in three high schools of the public school of São Luís, analysis and discussion of the results and finally the dissemination of the experience. It should be pointed out that the research results pointed to the strong potential of museum education focused, above all, to fill gaps left by formal education, pointed out the importance of Social Networks in the educational process in virtual environments, especially Facebook, among In addition, the results also emphasized the constant need for museum adaptation to a decolonial perspective that displaced Afro-descendant peoples from objects to subjects of discussion, with a central role in the process.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2018-03-28T17:31:12Z No. of bitstreams: 1 JulianaNogueira.pdf: 4570159 bytes, checksum: daca740a431cbb777f921355f46b5f58 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T17:31:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JulianaNogueira.pdf: 4570159 bytes, checksum: daca740a431cbb777f921355f46b5f58 (MD5) Previous issue date: 2018-01-26eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMuseu Virtualpor
dc.subjectEducação Musealpor
dc.subjectTecnologia Educacionalpor
dc.subjectVirtual Museumeng
dc.subjectMuseum Educationeng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subject.cnpqMuseologiapor
dc.titleO Museu Afrodigital do Maranhão como dispositivo democratizante e educativopor
dc.title.alternativeThe Afro-Digital Museum of Maranhão as a democratizing and educational devicepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JulianaNogueira.pdfDissertação4,46 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.