Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2127
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | MARTINS, Alberto Magno Moreira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4401375750407151 | por |
dc.contributor.advisor1 | NUNES, Iran de Maria Leitão | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2313634756775278 | por |
dc.contributor.referee1 | NUNES, Iran de Maria Leitão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2313634756775278 | por |
dc.contributor.referee2 | ROCHA, Lourdes de Maria Leitão Nunes | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7295015708722425 | por |
dc.contributor.referee3 | LIMA, Francisca das Chagas Silva | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1233582014620052 | por |
dc.contributor.referee4 | MOTTA, Diomar das Graças | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2116765981459981 | por |
dc.date.accessioned | 2018-03-28T16:17:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-05-10 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Alberto Magno Moreira. Educação e diversidade sexual: a (in) visibilidade nos planos de ensino da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio maranhense. 2016. 189f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís . | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2127 | - |
dc.description.resumo | Esta pesquisa procurou analisar a abordagem da temática da diversidade sexual, mais especificamente da homossexualidade, na área de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Maranhão, tendo como lócus da pesquisa uma escola do Ensino Médio Maranhense, onde foram analisados o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Ensino da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias com foco nos componentes curriculares: Sociologia, Filosofia, História e Geografia. No percurso metodológico, optamos pela análise qualitativa, mediante pesquisa documental, apoiada na análise de conteúdo, utilizando a unidade de registro tendo por base a realidade de uma escola de referência em São Luís, que permitiram o desdobramento do tema com abordagens acerca da diversidade sexual e inclusão, respeito e valorização da diversidade, políticas educacionais no Brasil e no Maranhão e análise da pesquisa in loco, por meio da incursão no Projeto Político Pedagógico e nos Planos de Ensino da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nesse contexto consideramos que a temática analisada é pouco discutida em todas as abordagens, o que consideramos uma contradição quando todas as políticas públicas e a escola em seus instrumentos falam de educação democrática e inclusão social, uma vez que estas apresentam silenciamento e em certos momentos omissões acerca da diversidade sexual, orientação sexual, gênero e inclusão. | por |
dc.description.abstract | This research sought to examine the issue of approach to sexual diversity, specifically homosexuality, in the "Human Sciences and their Technologies" Middle Public State of Maranhão Network Education, with the locus of the research school of high school Maranhense where analyzed the Pedagogical political Project and Plans of Humanities Education Area and its focus on technology in curriculum components: Sociology, Philosophy, History and geography. In the methodological approach, we chose the qualitative analysis through desk research, based on content analysis, using the recording unit based on the reality of a reference school in St. Louis, which allowed the issue of scrolling with approaches about sexual diversity and inclusion, respect and appreciation of diversity, educational policies in Brazil and Maranhão and research analysis on the spot through the incursion in the Pedagogical political Project and the Teaching Plans Human Sciences Area and its technologies. In this context, we consider that the issue analyzed is little discussed in all approaches, which we consider a contradiction when all public policies and school on their instruments speak of democratic education and social inclusion, as these present silencing and at times omissions about sexual diversity, sexual orientation, gender and inclusion. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-03-28T16:17:35Z No. of bitstreams: 1 AlbertoMartins.pdf: 1026420 bytes, checksum: efa4ae8b2fe65014b1fa2e371fe21b8b (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-03-28T16:17:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlbertoMartins.pdf: 1026420 bytes, checksum: efa4ae8b2fe65014b1fa2e371fe21b8b (MD5) Previous issue date: 2016-05-10 | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Diversidade Sexual | por |
dc.subject | Orientação Sexual | por |
dc.subject | Gênero e Inclusão | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Sexual Diversity | eng |
dc.subject | Sexual Orientation | eng |
dc.subject | Gender and Inclusion | eng |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.title | Educação e diversidade sexual: a (in) visibilidade nos planos de ensino da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio maranhense | por |
dc.title.alternative | Education and sexual diversity: the (in) visibility in the education plans of the area of human sciences and its technologies in high school maranhense | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AlbertoMartins.pdf | Dissertação de Mestrado | 1 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.