Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMARTINS, Alberto Magno Moreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4401375750407151por
dc.contributor.advisor1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee1NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee2ROCHA, Lourdes de Maria Leitão Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7295015708722425por
dc.contributor.referee3LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee4MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.date.accessioned2018-03-28T16:17:35Z-
dc.date.issued2016-05-10-
dc.identifier.citationMARTINS, Alberto Magno Moreira. Educação e diversidade sexual: a (in) visibilidade nos planos de ensino da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio maranhense. 2016. 189f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2127-
dc.description.resumoEsta pesquisa procurou analisar a abordagem da temática da diversidade sexual, mais especificamente da homossexualidade, na área de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Maranhão, tendo como lócus da pesquisa uma escola do Ensino Médio Maranhense, onde foram analisados o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Ensino da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias com foco nos componentes curriculares: Sociologia, Filosofia, História e Geografia. No percurso metodológico, optamos pela análise qualitativa, mediante pesquisa documental, apoiada na análise de conteúdo, utilizando a unidade de registro tendo por base a realidade de uma escola de referência em São Luís, que permitiram o desdobramento do tema com abordagens acerca da diversidade sexual e inclusão, respeito e valorização da diversidade, políticas educacionais no Brasil e no Maranhão e análise da pesquisa in loco, por meio da incursão no Projeto Político Pedagógico e nos Planos de Ensino da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nesse contexto consideramos que a temática analisada é pouco discutida em todas as abordagens, o que consideramos uma contradição quando todas as políticas públicas e a escola em seus instrumentos falam de educação democrática e inclusão social, uma vez que estas apresentam silenciamento e em certos momentos omissões acerca da diversidade sexual, orientação sexual, gênero e inclusão.por
dc.description.abstractThis research sought to examine the issue of approach to sexual diversity, specifically homosexuality, in the "Human Sciences and their Technologies" Middle Public State of Maranhão Network Education, with the locus of the research school of high school Maranhense where analyzed the Pedagogical political Project and Plans of Humanities Education Area and its focus on technology in curriculum components: Sociology, Philosophy, History and geography. In the methodological approach, we chose the qualitative analysis through desk research, based on content analysis, using the recording unit based on the reality of a reference school in St. Louis, which allowed the issue of scrolling with approaches about sexual diversity and inclusion, respect and appreciation of diversity, educational policies in Brazil and Maranhão and research analysis on the spot through the incursion in the Pedagogical political Project and the Teaching Plans Human Sciences Area and its technologies. In this context, we consider that the issue analyzed is little discussed in all approaches, which we consider a contradiction when all public policies and school on their instruments speak of democratic education and social inclusion, as these present silencing and at times omissions about sexual diversity, sexual orientation, gender and inclusion.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-03-28T16:17:35Z No. of bitstreams: 1 AlbertoMartins.pdf: 1026420 bytes, checksum: efa4ae8b2fe65014b1fa2e371fe21b8b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T16:17:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlbertoMartins.pdf: 1026420 bytes, checksum: efa4ae8b2fe65014b1fa2e371fe21b8b (MD5) Previous issue date: 2016-05-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDiversidade Sexualpor
dc.subjectOrientação Sexualpor
dc.subjectGênero e Inclusãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectSexual Diversityeng
dc.subjectSexual Orientationeng
dc.subjectGender and Inclusioneng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleEducação e diversidade sexual: a (in) visibilidade nos planos de ensino da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio maranhensepor
dc.title.alternativeEducation and sexual diversity: the (in) visibility in the education plans of the area of ​​human sciences and its technologies in high school maranhenseeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlbertoMartins.pdfDissertação de Mestrado1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.