Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2127
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação e diversidade sexual: a (in) visibilidade nos planos de ensino da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio maranhense
Título(s) alternativo(s): Education and sexual diversity: the (in) visibility in the education plans of the area of ​​human sciences and its technologies in high school maranhense
Autor: MARTINS, Alberto Magno Moreira 
Primeiro orientador: NUNES, Iran de Maria Leitão
Primeiro membro da banca: NUNES, Iran de Maria Leitão
Segundo membro da banca: ROCHA, Lourdes de Maria Leitão Nunes
Terceiro membro da banca: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Quarto membro da banca: MOTTA, Diomar das Graças
Resumo: Esta pesquisa procurou analisar a abordagem da temática da diversidade sexual, mais especificamente da homossexualidade, na área de “Ciências Humanas e suas Tecnologias” do Ensino Médio da Rede Pública Estadual do Maranhão, tendo como lócus da pesquisa uma escola do Ensino Médio Maranhense, onde foram analisados o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Ensino da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias com foco nos componentes curriculares: Sociologia, Filosofia, História e Geografia. No percurso metodológico, optamos pela análise qualitativa, mediante pesquisa documental, apoiada na análise de conteúdo, utilizando a unidade de registro tendo por base a realidade de uma escola de referência em São Luís, que permitiram o desdobramento do tema com abordagens acerca da diversidade sexual e inclusão, respeito e valorização da diversidade, políticas educacionais no Brasil e no Maranhão e análise da pesquisa in loco, por meio da incursão no Projeto Político Pedagógico e nos Planos de Ensino da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias. Nesse contexto consideramos que a temática analisada é pouco discutida em todas as abordagens, o que consideramos uma contradição quando todas as políticas públicas e a escola em seus instrumentos falam de educação democrática e inclusão social, uma vez que estas apresentam silenciamento e em certos momentos omissões acerca da diversidade sexual, orientação sexual, gênero e inclusão.
Abstract: This research sought to examine the issue of approach to sexual diversity, specifically homosexuality, in the "Human Sciences and their Technologies" Middle Public State of Maranhão Network Education, with the locus of the research school of high school Maranhense where analyzed the Pedagogical political Project and Plans of Humanities Education Area and its focus on technology in curriculum components: Sociology, Philosophy, History and geography. In the methodological approach, we chose the qualitative analysis through desk research, based on content analysis, using the recording unit based on the reality of a reference school in St. Louis, which allowed the issue of scrolling with approaches about sexual diversity and inclusion, respect and appreciation of diversity, educational policies in Brazil and Maranhão and research analysis on the spot through the incursion in the Pedagogical political Project and the Teaching Plans Human Sciences Area and its technologies. In this context, we consider that the issue analyzed is little discussed in all approaches, which we consider a contradiction when all public policies and school on their instruments speak of democratic education and social inclusion, as these present silencing and at times omissions about sexual diversity, sexual orientation, gender and inclusion.
Palavras-chave: Educação
Diversidade Sexual
Orientação Sexual
Gênero e Inclusão
Education
Sexual Diversity
Sexual Orientation
Gender and Inclusion
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: MARTINS, Alberto Magno Moreira. Educação e diversidade sexual: a (in) visibilidade nos planos de ensino da área de ciências humanas e suas tecnologias no ensino médio maranhense. 2016. 189f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2127
Data de defesa: 10-Mai-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlbertoMartins.pdfDissertação de Mestrado1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.