Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBORGES, Almicéia Larissa Diniz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7615120024636339por
dc.contributor.advisor1CASTRO, Cesar Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465por
dc.contributor.referee1CASTRO, César Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465por
dc.contributor.referee2LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee3CASTELLANOS, Samuel Luis Velazquez-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5639830901440817por
dc.contributor.referee4NUNES, Iran de Maria Leitão-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.date.accessioned2018-03-28T14:36:44Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.citationBORGES, Almicéia Larissa Diniz. O livro e a leitura na imprensa maranhense de educação e ensino (1902-1932). 2017. 159f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2126-
dc.description.resumoApresenta-se neste trabalho a relevância que o livro e a leitura ocupavam nas escolas maranhenses na primeira década republicana a partir da imprensa de educação e ensino, especialmente nos jornais das instituições de ensino primário. O período escolhido (1902- 1932) deveu-se ao fato das novas configurações no cenário político e educacional brasileiro com a Proclamação da república que influenciou nas transformações educacionais. Neste período os jornais foram cenários para a divulgação dos novos discursos sobre a educação. Objetiva-se compreender neste trabalho os discursos sobre o livro e a leitura nesses jornais e qual o seu papel no contexto escolar e não escolar, pois através desses veículos era transmitido um saber que deveria ser ensinado aos alunos e ao mesmo tempo servia como suporte pedagógico dos professores sobre o que deveria ser ensinado. Salienta-se que esses textos não se restringiam apenas sobre o livro escolar, mas também do não escolar. Diante disso, entender o pensamento referente a essas materialidades nos permite compreender qual a importância deles dentro e fora da escola, se eram vistos de forma positiva ou negativa e a sua relação com o ensino. Essa pesquisa é fundamentada em dois momentos: a priori, o levantamento bibliográfico dos autores que abordam sobre o livro e a leitura Abreu (1999), Belo (2002), Chartier (1988, 2001, 2010), Lajolo, Zilberman (2002) Velázquez (2012); e a imprensa de educação e ensino, entre eles: Bastos, Catani (1997), Castro (2008), Nóvoa (1993), Furtado (2016). No segundo momento uma pesquisa documental, no caso os jornais dessas instituições escolares de ensino primário referente aos anos de 1900-1930, encontrados no Acervo Digital da Biblioteca Publica Benedito Leite. Conclui-se preliminarmente que esses jornais eram usados como forma de criticar assuntos relacionados ao ensino, principalmente aqueles que se referiam aos métodos de leitura e à importância do ler na formação do indivíduo. Essa pesquisa visa contribuir para os estudos referentes à História da Educação, à História do livro e à História da Imprensa.por
dc.description.abstractThis paper presents the relevance of reading and reading in the Maranhão schools in the first republican decade from the education and teaching press, especially in the newspapers of primary education institutions. The period chosen (1902-1932) was due to the fact that the new configurations in the Brazilian political and educational scenario with the Proclamation of the Republic that influenced the educational transformations, in this period newspapers were scenarios for the dissemination of new discourses on education. The objective is to understand the discourses about the book and reading in these newspapers and what their role in the school and non-school context, because through these manuals was transmitted a knowledge that should be taught to the students and at the same time served as a pedagogical support of teachers about what should be taught. It should be noted that these discourses were not restricted only to the school book, but also to the non-school book. Therefore, understanding the thinking about these materialities allows us to understand the importance of them in and out of school, whether they were viewed positively or negatively and their relationship with teaching. This research is based on two moments: in first moment, the bibliographical survey of the authors that approach the book and the reading Abreu (1999), Belo (2002), Chartier (1988, 2001, 2010), Lajolo, Zilberman (2002) Velasquez (2012); and the education and teaching press, among them: Bastos, Catani (1997), Castro (2008), Nóvoa (1993), Furtado (2016). In the second moment a documentary research, in the case the newspapers of these institutions of primary education referring to the years of 1900-1930, found in the Digital Collection of the Public Library Benedito Leite. It was preliminarily concluded that these journals were used as a way of criticizing subjects related to teaching, especially those that referred to the methods of reading and the importance of reading in the formation of the individual. This research aims to contribute to the studies related to the History of Education, History of the book, History of the Press.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-03-28T14:36:44Z No. of bitstreams: 1 AlmiceiaBorges.pdf: 1599518 bytes, checksum: e8c433e3d530ac620d99a6c64d5d815b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-03-28T14:36:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AlmiceiaBorges.pdf: 1599518 bytes, checksum: e8c433e3d530ac620d99a6c64d5d815b (MD5) Previous issue date: 2017-09-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectImprensa educacionalpor
dc.subjectEnsino Primáriopor
dc.subjectMaranhãopor
dc.subjectRepúblicapor
dc.subjectReadingeng
dc.subjectEducational Presseng
dc.subjectPrimary schooleng
dc.subjectMaranhãoeng
dc.subjectRepubliceng
dc.subject.cnpqHistória da Educaçãopor
dc.titleO livro e a leitura na imprensa maranhense de educação e ensino (1902-1932)por
dc.title.alternativeThe book and the reading in the Maranhão press of education and teaching (1902-1932)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlmiceiaBorges.pdfDissertação de Mestrado1,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.