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Tipo do documento: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DE EDUCADORAS E EDUCADORES DO CAMPO: CONCEPÇÕES, CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS À LUZ DA EXPERIÊNCIA DO PRONERA E DO CURSO DE PEDAGOGIA DA TERRA/UFMA
Título(s) alternativo(s): FORMACIÓN DE EDUCADORES Y EDUCADORAS DEL CAMPO: CONCEPCIONES, CONTRADICCIONES Y PERSPECTIVAS EN LA LUZ DE LA EXPERIENCIA DEL PRONERA Y DEL CURSO DE PEDAGOGÍA DE LA TIERRA / UFMA
Autor: Teixeira, Michelle Freitas 
Primeiro orientador: COUTINHO, Adelaide Ferreira
Primeiro membro da banca: Melo, Maria Alice
Segundo membro da banca: Silva, José de Ribamar Sá
Resumo: Esta dissertação trata da formação de educadoras e educadores do campo, por meio da investigação das concepções presentes em projetos distintos de educação que se apresentam a partir dos anos de 1990, incluindo aquelas concepções constituídas em consonância com os novos interesses do capital, no processo de crise e reestruturação do Estado e seu aparelho gestor sob o neoliberalismo e em contraposição às lutas empreendidas pelos movimentos sociais camponeses por uma educação do e no campo. A especificidade deste objeto de estudo está na análise das concepções defendidas pelos movimentos sociais camponeses para a formação de educadores, à luz da experiência do PRONERA e do Curso de Pedagogia da Terra/UFMA. Para tanto, busca-se apoio teórico-metodológico na perspectiva materialista histórico-dialética, na tentativa de apontar os condicionantes históricos, políticos e econômicos, bem como as contradições que se apresentam e que influenciam diretamente a constituição dos distintos projetos de educação e formação de educadores em questão. Nesta investigação, adotou-se como procedimento metodológico a revisão de literatura por meio da pesquisa bibliográfica e documental, a qual permitiu, a partir das contribuições teóricas, apreender a totalidade constitutiva da temática central, destacando-se possíveis mediações: a história da educação do campo; o ideário neoliberal e formação de educadores; relação entre questão agrária e educação; relação entre movimentos sociais, educação do campo e formação de educadores e o PRONERA. Além disso, a análise documental permitiu uma compreensão mais clara das concepções e das contradições que se apresentam dentre os diferentes projetos em disputa no terreno do real, inclusive no âmbito da legislação. Por meio dessa investigação, contatou-se a existência de um processo de luta entre concepções distintas de formação de educadores, entre as quais se manifestam estratégias adotadas pelo Estado brasileiro capitalista a fim de garantir a difusão de concepções que garantam a manutenção da hegemonia do capital como fundamento das políticas de formação de educadores e, na contramão desta lógica, identifica-se a atuação dos movimentos sociais camponeses na construção de um projeto transformador de Educação do Campo e formação de educadores ao qual se inclui o PRONERA e o Curso de Pedagogia da Terra PRONERA/UFMA.
Abstract: Esa disertación aborda la formación de educadores y educadoras del campo, a través de la investigación de las concepciones presentes en distintos proyectos de educación que se presentan a partir de los años 1990, incluso las concepciones constituidas en conformidad con los nuevos intereses del capital, en el proceso de crisis y reestructuración del Estado y su aparato gestor bajo el neoliberalismo y, en oposición a las luchas emprendidas por los movimientos sociales campesinos por una educación del y en el campo. La especificidad de este objeto de estudio está en el análisis de las concepciones defendidas por los movimientos sociales campesinos para la formación de educadores, en vista de la experiencia del PRONERA y del Curso de Pedagogía de la Tierra/UFMA. Para eso, el soporte teórico-metodológico se constituye en la perspectiva materialista histórico-dialéctica en el intento de desvelar los condicionantes históricos, políticos y económicos así como las contradicciones que se presentan y que influencian directamente la constitución de los distintos proyectos de educación y formación de educadores del campo. En esta investigación se adoptaron como procedimientos metodológicos la revisión de literatura a través de las investigaciones bibliográfica y documental que permitieron, a partir de los aportes teóricos, aprehender la totalidad constitutiva de la temática central, haciendo hincapié a las posibles mediaciones: la historia de la educación del campo; el ideario neoliberal y formación de educadores; relación entre cuestión agraria y educación; relación entre movimientos sociales, educación del campo y formación de educadores y el PRONERA. Además, el análisis documental permitió una comprensión más clara de las concepciones y de las contradicciones que se presentan en los distintos proyectos en disputa en la esfera del real, incluso en el ámbito de la legislación. A través de esta investigación se verificó la existencia de un proceso de luchas entre distintas concepciones de formación de educadores, como las estrategias adoptadas por el Estado brasileño capitalista con el fin de garantizar la difusión de concepciones que garanticen la manutención de la hegemonía del capital como fundamento de las políticas de formación de educadores, mientras en la dirección contraria a esta lógica se identifica la actuación de los movimientos sociales campesinos en la construcción de un proyecto transformador de Educación del Campo y formación de educadores, en el cual se incluye el PRONERA y el Curso de Pedagogía de la Tierra PRONERA/UFMA.
Palavras-chave: Educação do Campo
Formação de educadores
Neoliberalismo
Movimentos Sociais
Educación del Campo
Formación de Educadores
Neoliberalismo
Movimientos Sociales
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: TEIXEIRA, Michelle Freitas. FORMACIÓN DE EDUCADORES Y EDUCADORAS DEL CAMPO: CONCEPCIONES, CONTRADICCIONES Y PERSPECTIVAS EN LA LUZ DE LA EXPERIENCIA DEL PRONERA Y DEL CURSO DE PEDAGOGÍA DE LA TIERRA / UFMA. 2011. 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/212
Data de defesa: 31-Out-2011
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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