Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/211
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Júnior, Raimundo Nonatopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9952745406774113por
dc.contributor.advisor1NUNES, Iran de Maria Leitãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee1Motta, Diomar das Graçaspt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:26Z-
dc.date.available2013-08-20pt_BR
dc.date.issued2011-12-20pt_BR
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Raimundo Nonato. COULEUR DANS L'UNIVERSITÉ: un étude sur l'identité ethnique et raciale des professeurs noires de l'Université Fédéral du Maranhão dans le Campus Bacanga. 2011. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/211-
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre a identidade étnica e racial de professores/as negros/as e suas práticas cotidianas no contexto universitário. Objetiva analisar a questão da identidade étnico-racial, particularmente a negra, discutindo os processos de construção do atual quadro docente da Universidade Federal do Maranhão/ UFMA. Na organização do texto, descreve-se sobre o negro na sociedade brasileira, e sua trajetória histórica em diferentes momentos nas relações sociais e raciais. Em seguida, faz-se uma reflexão sobre o processo de construção das identidades de professores e professoras universitários/as. Para subsidiar nosso estudo, utilizou-se, dentre outras, as seguintes fontes bibliográficas: Carvalho (2002); Munanga (1996); Ribeiro (2004) Segato (2006) Santos (2004), Bachelard. (1996), Certeau (1994), Le Goff (1994) Hall (2005) e Castells (1999). Os sujeitos do estudo selecionados foram 08 docentes da Universidade Federal do Maranhão, Campus do Bacanga, sendo quatro homens e quatro mulheres dos Centros de Ciências e Ensino da UFMA, a saber: Centro de Ciências Humanas (02), Centro de Ciências Sociais (02), Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (02) e Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (02). O instrumento de coleta de dados utilizado foi entrevista semi-estruturada. Analisam-se respostas de nossos sujeitos do estudo no tocante à construção de identidades étnicas e raciais no contexto da UFMA. Percebeu-se que os entrevistados não possuem as mesmas representações diante das questões que envolvem o negro/a na universidade e na sociedade. Bem como, observamos pouca presença destes como docentes nesta IFES. Espera-se contribuir para o campo de estudo das relações étnicas e raciais no meio acadêmico local, regional e quiçá internacional.por
dc.description.abstractCet étude s‟agit de la question ethnique et de race des professeurs noirs et ses pratiques quotidiennes dans le contexte universitaire. Son but est d‟analyser la question de l‟identité ethnique-race, particulièrement la noire, discutant les processus de construction de l‟actuel cadre de professeurs de l‟Université Fédéral du Maranhão / UFMA. Dans l‟organisation du texte, on décrit sur le noir dans la société brésilienne et sa trajectoire historique dans de différents moments dans les relations sociales et de race. Ensuite, on réfléchi sur le processus de construction des identités de professeurs universitaires. Pour appuyer cet étude, on s‟est servi de ses bibliographies Carvalho (2002); Munanga (1996); Ribeiro (2004) Segato (2006) Santos (2004), Bachelard. (1996), Certeau (1994), Le Goff (1994) Hall (2005) e Castells (1999), d‟entre autres. Les sujets sélectionnés pour l‟étude ont été 08 professeurs de l‟Université Fédéral du Maranhão, Campus Bacanga, étant quatre hommes et quatre femmes des Centres de Sciences et Enseignement de l‟UFMA, à savoir : Centre de Sciences Humaines (02), Centre de Sciences Sociales (02), Centre de Sciences Exactes et Technologiques (02) et Centre de Sciences Biologiques et de la Santé (02). L‟instrument pour collecter les donnés a été l‟interview semi-structurée. On a analysé les réponses des sujets à propos de la construction d‟identités ethniques et de race dans le contexte de l‟UFMA. On espère aider à contribuer dans le champ des études des relations ethniques et de race dans le contexte académique local, régional et peut-être international.fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao de Raimundo Nonato.pdf: 1333858 bytes, checksum: 27f3008faa57495ff122f41c1c3bbad2 (MD5) Previous issue date: 2011-12-20eng
dc.description.sponsorshipFUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃOpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProfessores/as negros/aspor
dc.subjectIdentidade étnico-racialpor
dc.subjectPráticas de resistênciapor
dc.subjectProfesseurs noirsfra
dc.subjectIdentité ethnique et de racefra
dc.subjectPratiques de résistancefra
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA COR NA UNIVERSIDADE: um estudo sobre identidade étnica e racial de professores/as negros/as da Universidade Federal do Maranhão no Campus do Bacangapor
dc.title.alternativeCOULEUR DANS L'UNIVERSITÉ: un étude sur l'identité ethnique et raciale des professeurs noires de l'Université Fédéral du Maranhão dans le Campus Bacangafra
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao de Raimundo Nonato.pdf1,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.