Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/208
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Camila Ferreira Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0007688931722074por
dc.contributor.advisor1NUNES, Iran de Maria Leitãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee1Motta, Diomar das Graçaspt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:26Z-
dc.date.available2013-04-08pt_BR
dc.date.issued2011-10-10pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Camila Ferreira Santos. "A WOMAN SHOULD BE BEAUTIFUL, SHOULD HAVE grace and charm":education hall in St. Louis Republican (1890-1920). 2011. 159 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/208-
dc.description.resumoA passagem do século XIX para o século XX engendrou em São Luís-MA um clima de esperança, firmado no discurso republicano de progresso. O cenário desta cidade que, até meados do século XIX, possuía características rurais e escravistas, ao mudar para o de uma cidade dita moderna, ocasionou diversas transformações não somente políticas, econômicas e estruturais, como também sociais. E para adaptar-se a esse novo cenário havia a necessidade de que a população, de modo geral, adquirisse hábitos e comportamentos compatíveis com o propósito civilizacional e modernizador da época. É nesse percurso que a presente pesquisa busca analisar a educação de salão recebida pela mulher, em especial a mulher das camadas média e alta da sociedade ludovicense. Tendo em vista que essas transformações, bem como os encargos relativos aos símbolos de civilidade e modernidade , incidiam principalmente nas mulheres, o que fazia necessário que conservassem as eternas qualidades femininas, tais como docilidade, recato entre outras, reforçadas através dos jornais, das revistas e dos manuais de civilidade e etiqueta. Neste sentido, tornava-se fundamental a mulher manter atributos como casamento, maternidade, beleza, estar na moda, pertinentes, sobretudo, a sua camada social elite, e ainda possuir educação escolar e, especialmente educação de salão , de modo a estar preparada para bem desempenhar os papéis de esposa, mãe e dona de casa. O estudo revela que além desses papéis, a mulher deveria representar socialmente sua família por meio de práticas comportamentais que destacassem as boas maneiras como meio de obtenção de prestígio e distinção. Para tanto, norteiam este estudo as seguintes categorias: modernidade (Baudelaire, 1996; Hall, 1998), civilização (Elias, 1994, Starobinski, 2001), etiqueta (Elias, 2001), distinção (Bourdieu, 2007) e gênero (Bourdieu, 1999, Scott, 1996). E, utilizamos como fontes os jornais, a Revista Elegante, manuais de civilidade e etiqueta e obras literárias, presentes na Biblioteca Pública Benedito Leite e Arquivo Público do Estado do Maranhão.por
dc.description.abstractThe passage of the nineteenth to the twentieth century gave birth in São Luís-MA a climate of hope, based on republican discourse of progress. The scenery of this city, until the mid-nineteenth century, had characteristics slave and rural, the switch to a modern city, caused several changes not only political, economic and structural, but also social. And to adapt to this new scenario was the need that the population, in general, acquired habits and behaviors consistent with the purpose of civilizing and modernizing the time. It is this path that the present research seeks to analyze the education received by women lounge, particularly women from the middle and upper strata of society ludovicense. Since these transformations, as well as charges related to the symbols of "civility" and "modernity", focused mainly on women, which was necessary to retain the "eternal" feminine qualities such as gentleness, modesty, among others, enhanced through newspapers, magazines and manuals of civility and etiquette. In this sense, it was essential to keep the woman attributes such as marriage, motherhood, beauty, being trendy, relevant, above all, their social class elite, and still have school education, and especially "education room" in order to and be prepared to play the roles of wife, mother and homemaker. The study reveals that in addition to these roles, she should represent her family socially through behavioral practices that highlighted the "good manners" as a means of obtaining prestige and distinction. To this end, this study guide the following categories: modernity (Baudelaire, 1996; Hall, 1998), civilization (Elias, 1994, Starobinski, 2001), etiquette (Elias, 2001), distinction (Bourdieu, 2007) and gender (Bourdieu, 1999, Scott, 1996). For this purpose, we use sources the newspapers, the Elegant Magazine, civility and etiquette manuals and literary works, present at the Public Library Benedito Leite and Public Archives of Maranhão.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Camila.pdf: 3043764 bytes, checksum: 9381fcced725bc795e238d84ccbb7d8b (MD5) Previous issue date: 2011-10-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de Salãopor
dc.subjectComportamento Socialpor
dc.subjectDistinçãopor
dc.subjectElitepor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectEducation Halleng
dc.subjectSocial Behavioreng
dc.subjectDistinctioneng
dc.subjectEliteeng
dc.subjectWomeneng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleA MULHER DEVE SER BELA, DEVE TER GRAÇAS E ENCANTOS : educação de salão na São Luís republicana (1890-1920)por
dc.title.alternative"A WOMAN SHOULD BE BEAUTIFUL, SHOULD HAVE grace and charm":education hall in St. Louis Republican (1890-1920)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Camila.pdf2,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.