Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2089
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPITANGA, Carolina Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0264818776105852por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Sandra Maria Nascimento-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7413827589603410por
dc.contributor.referee2BELELI, Iara Aparecida-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1117543612370230por
dc.contributor.referee3SAMPAIO, Juciana de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0822226441285255por
dc.contributor.referee4ABRANTES, Elizabeth de Souza-
dc.contributor.referee5SILVA, Jackson Ronie Sá da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1439787124956370por
dc.date.accessioned2018-02-07T16:20:28Z-
dc.date.issued2017-09-06-
dc.identifier.citationPITANGA, Carolina Vasconcelos. Produções discursivas em campanhas publicitárias: gênero e interseccionalidades. 2017. 206 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís .por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2089-
dc.description.resumoEsta tese tem como principal objetivo analisar o discurso publicitário como tecnologia que produz o gênero e que naturaliza e veicula uma suposta verdade sobre a diferença sexual. Entendendo as peças publicitárias como enunciados, utilizo os esquemas analíticos mobilizados por Michel Foucault e Judith Butler visando construir o argumento de que as peças veiculadas pelas empresas de cosméticos, no âmbito da televisão aberta no Brasil, possuem modos diversos de apresentar marcações da diferença, caracterizadas a partir de uma perspectiva binária, constituindo, assim, referências que configuram modelos de feminilidades e masculinidades. As peças analisadas foram veiculadas no período de 2008 a 2017, pelas empresas de cosméticos O Boticário e Natura, com destaque especial ao conteúdo produzido para datas comemorativas, tais como Dia Internacional da Mulher, Dia Do Homem, Dia dos Namorados, Dia das Mães e Dia dos Pais. Com este estudo, analiso as estratégias discursivas utilizadas nas peças sob a perspectiva da performatividade de gênero (Butler, 2003) e identifico o que há de regularidade em relação aos modelos de corporalidade, estilos de vida ideais e parâmetros de “beleza”.por
dc.description.abstractThis thesis has as main objective to analyze the advertising discourse as technology that produces the genre and that naturalizes and conveys an alleged truth about the sexual difference. Understanding the publicity pieces as statements, I use the analytical schemes mobilized by Michel Foucault and Judith Butler to construct the argument that the pieces transmitted by the cosmetic companies, in the scope of the open television in Brazil, have different ways of presenting markings of the difference, characterized From a binary perspective, constituting, thus, references that configure models of femininities and masculinities. The pieces analyzed were published in the period 2008 to 2017, by the cosmetics companies O Boticário and Natura, with special emphasis on the content produced for commemorative dates, such as International Women's Day, Man's Day, Valentine's Day, Mother's Day and Father's Day. With this study, I analyze the discursive strategies used in the pieces from the perspective of gender performativity (Butler, 2003) and identify what is regularity in relation to models of corporality, ideal lifestyles and "beauty" parameters.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2018-02-07T16:20:28Z No. of bitstreams: 1 CarolinaPitanga.pdf: 7883693 bytes, checksum: 393ed5e2581d3cadccf3e19038881cda (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-02-07T16:20:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CarolinaPitanga.pdf: 7883693 bytes, checksum: 393ed5e2581d3cadccf3e19038881cda (MD5) Previous issue date: 2017-09-06eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGênero;por
dc.subjectPublicidade;por
dc.subjectDiscurso;por
dc.subjectBeleza;por
dc.subjectPoder;por
dc.subjectGender;eng
dc.subjectAdvertising;eng
dc.subjectSpeech;eng
dc.subjectBeauty;eng
dc.subjectPower.eng
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.titleProduções discursivas em campanhas publicitárias: gênero e interseccionalidadespor
dc.title.alternativeDiscursive productions in advertising campaigns: gender and intersectionalityeng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CarolinaPitanga.pdfTese de Doutorado7,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.