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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Narjara Mendes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0139775770403672por
dc.contributor.advisor1FERREIRA JÚNIOR, José Ribamar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0058185567130333por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083775393424616por
dc.contributor.referee2MOLINA, Márcia Antônia Guedes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6503433740335752por
dc.date.accessioned2017-12-21T20:34:28Z-
dc.date.issued2017-07-06-
dc.identifier.citationSILVA, Narjara Mendes. Metalinguagens e plurissignificação em Guimarães Rosa: uma leitura de Tutaméia. 2017. 89 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2060-
dc.description.resumoA presente pesquisa se investe da responsabilidade em analisar, a partir de grupos temáticos, alguns contos de Tutaméia (1967), último livro publicado por João Guimarães Rosa no qual encontramos um trabalho magistral de ficcionalização da linguagem em que cada palavra e ato das personagens carregam um sentido excedente, plurissignificam. Embora, algumas obras do autor, a exemplo de Grande sertão: veredas, possuam uma fortuna crítica considerável, o mesmo não se pode dizer de Tutaméia que continua a exigir leitura e reflexão. Diante dessas premissas, selecionamos os seguintes contos: Os três homens e o boi, Lá, nas campinas, João Porém, o criador de perus, Desenredo, (primeira parte), Azo de almirante e Curtamão, (segunda parte). Apropriamo-nos, para este trabalho, de algumas teorias, a saber: da Semiótica, enquanto importante instrumental observador da linguagem e a fenomenologia existencialista, pelo enfoque à percepção e à experiência na compreensão dos fenômenos da existência humana. Considerando o texto literário como um fenômeno sígnico, utiliza-se os pressupostos dessas teorias que buscam, respectivamente, interpretar o processo de produção dos signos e as funções da linguagem humana para além de suas relações com o pensamento. Ademais, busca-se as contribuições de autores como Haroldo de Campos, Vera Novis, Paulo Rónai, Antonio Cândido, Maria Célia Leonel, Benedito Nunes que já enveredaram no universo das narrativas de Guimarães Rosa, dentre outros. Portanto, o espaço ficcional dos contos rosianos permite-nos pensar a força criadora da linguagem em que os dramas humanos são representados artisticamente através dos dramas de suas personagens num movimento onde o imaginário e o universal se confundem.por
dc.description.abstractThe present research invests itself in the responsibility of analyzing, from thematic groups, some short stories of Tutaméia (1967), the last book published by João Guimarães Rosa in which we find a magisterial work of language fictionalization in which each word and act of the characters carry An over meaning, plurissignific. Although some works by the author, such as Grande sertão: veredas, possess a considerable critical fortune, the same can not be said of Tutaméia, who continues to demand reading and reflection. Before these premises, we selected the following stories: Os três homens e o boi, Lá, nas campinas, João Porém, o criador de perus, Desenredo, (first part), Azo de almirante and Curtamão, (second part). For this work, we approve of some theories: Semiotics, as an important observer of language and existentialist phenomenology, through the focus on perception and experience in understanding the phenomena of human existence. Considering the literary text as a sign phenomenon, we use the assumptions of these theories that seek, respectively, to interpret the process of production of signs and the functions of human language beyond its relations with thought. In addition, we seek the contributions of authors such as Haroldo de Campos, Vera Novis, Paulo Rónai, Antonio Cândido, Maria Célia Leonel, Benedito Nunes who have already embarked on the universe of the narratives of Guimarães Rosa, among others. Therefore, the fictional space of Rosian tales allows us to think of the creative force of language in which human drama is represented artistically through the dramas of its characters in a movement where the imaginary and the universal are confused.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-12-21T20:34:28Z No. of bitstreams: 1 NarjaraSilva.pdf: 550414 bytes, checksum: a3f5eb6d244298563c18de22e0394712 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-21T20:34:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NarjaraSilva.pdf: 550414 bytes, checksum: a3f5eb6d244298563c18de22e0394712 (MD5) Previous issue date: 2017-07-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGuimarães Rosapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectMetalinguagempor
dc.subjectSignopor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectMetalanguageeng
dc.subjectSigneng
dc.subjectPhenomenologyeng
dc.subject.cnpqLiteratura Brasileirapor
dc.titleMetalinguagens e plurissignificação em Guimarães Rosa: uma leitura de Tutaméiapor
dc.title.alternativeMetalanguage and pluriss meaning by Guimarães Rosa: a reading of Tutaméiapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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