Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/204
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A MARGINALIZAÇÃO DA LITERATURA MARANHENSE NO ENSINO MÉDIO: dimensões curriculares |
Título(s) alternativo(s): | THE MARGINALIZATION OF MARANHENSE LITERATURE IN HIGH SCHOOL: curricular dimensions |
Autor: | Martins, Ana Patrícia Sá |
Primeiro orientador: | SOUSA, Antonio Paulino de |
Primeiro membro da banca: | Moraes, Lélia Cristina Silveira de |
Resumo: | A pesquisa tem como objeto o estudo acerca da marginalização do ensino de Literatura Maranhense no Liceu Maranhense, e como a formação, os hábitos de leitura e os agentes construtores do currículo são fatores que influenciam na prática docente. Ao longo desta dissertação, traçamos um breve panorama acerca do ensino de Literatura e como este foi e vem sendo abordado nos documentos oficiais que tratam do ensino de língua e Literatura no Ensino Médio. Fizemos também uma análise historiográfica sobre a Literatura Maranhense, uma vez que acreditamos que a compreensão sobre como esta se constituiu ao longo da história, nos proporcionou o entendimento de seu espaço no campo literário e histórico no Maranhão. Assim como, uma análise do panorama histórico do Liceu Maranhense e qual o seu lugar no cenário da educação pública no Maranhão, desde sua criação em meados do século XIX, como também, descrevemos analiticamente como este se encontra administrativa e pedagogicamente estruturado atualmente. Tudo isso, para, enfim, analisarmos as respostas dos docentes, coletadas por meio de questionários e complementadas com as observações feitas durante suas aulas e reuniões pedagógicas, para que pudéssemos perceber as concepções de Literatura, o que conhecem de Literatura Maranhense, o ensino de Literatura em sua formação superior e suas práticas ensino de Literatura enquanto professores, além de analisarmos quais os agentes que influenciam na construção do currículo de Língua Portuguesa e Literatura. Para a consecução de tais passos, contamos com as contribuições teóricas da Análise do Discurso de linha Francesa, tomando a noção de discurso de Foucault (2007), assim como de dialogismo e polifonia de Bakhtin (1992). Para ajudar-nos nas análises sobre o ensino de literatura contamos com Zilberman (1990), (1988), (2004), Antônio Cândido (1972), (1975), (2000), Lajolo (1982) entre outros. Sobre os agentes construtores do currículo e a formação docente dos docentes no curso de Letras, nos embasaram Apple (1982), Chiappini (2002), Forquin (1992), Cândido (1995), Oliveira (2008), Silva (2006), Paulino (1998), Pacheco (2003), Possas (1998) e Bourdieu (1998), (2003), (2006) entre outros. Nosso estudo permitiu-nos concluir que a superficial formação que os docentes de Língua Portuguesa e Literatura têm adquirido nos cursos de Letras é fator preponderante para que a marginalização do ensino de literatura maranhense reine, assim como a desvalorização desta nos manuais de exames vestibulares, apontado como principal agente na construção do currículo de língua e literatura. Diante do exposto, faz-se necessária uma urgente mudança nos programas dos cursos de letras, assim como nos cursos paralelos de formação docente, que enfatizem a necessidade da valorização e resgate da nossa identidade histórica e literária. |
Abstract: | The research aims to study the teaching of Literature at Liceu Maranhense, and as training, reading habits and builders agents of curriculum are factors that influence teaching practice. Throughout this paper, we draw a brief overview about the teaching of literature and how it was and is being discussed in official documents dealing with the teaching of language and literature in High School. We also did an analysis of the historiographical of Maranhense literature, since we believe that the understanding of how it was throughout history, has given us an understanding of their place in the literary and historical in Maranhão. As an analysis of historical overview of Liceu Maranhense and its place in the public education of Maranhão, since its foundation in the mid-nineteenth century, we also described analytically as it is currently structured administratively and pedagogically. All this, to finally look at the teachers' responses collected through questionnaires and supplemented with observations made during their meetings and educational classes that we might realize the conceptions of literature, who know the literature of Maranhão, teaching Literature in their higher education and their teaching practices as teachers of literature, which also analyzed the agents that influence the construction of the curriculum curriculum of Portuguese Language and Literature. To achieve these steps, we have the theoretical contributions of Discourse Analysis French line, taking the notion of discourse from Foucault (2007), as well as Bakhtin's dialogism and polyphony (1992). To help us in analysis of the teaching of literature we have Zilberman (1990), (1988), (2004), Antônio Cândido (1972), (1975), (2000), Lajolo (1982) among others. Agents on the builders of the curriculum and teacher training of teachers in the course of literature, have shaped the Apple (1982), Chiappini (2002), Forquin (1992), Candide (1995), Oliveira (2008), Silva (2006), Paulino (1998), Pacheco ( 2003), May (1998) and Bourdieu (1998), (2003), (2006) among others. Our study allowed us to conclude that the superficial training that teachers of Portuguese Language and Literature have acquired the courses of Letters is a leading factor for the marginalization of the teaching of Maranhense literature, as well as the devaluation of the instructions for entrance examinations, pointed as the main agent in the construction of language and literature curriculum. Given the above, it is necessary an urgent change in the course programs of letters, as in the parallel courses of teacher training, emphasizing the need for recovery and rescue of our literary and historical identity. |
Palavras-chave: | Literatura maranhense Ensino Formação docente Currículo Maranhense literature Teaching Teacher training Curriculum |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Educação |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | MARTINS, Ana Patrícia Sá. THE MARGINALIZATION OF MARANHENSE LITERATURE IN HIGH SCHOOL: curricular dimensions. 2011. 189 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/204 |
Data de defesa: | 3-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
dissetacao Ana Patricia.pdf | 1,67 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.