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Tipo do documento: Dissertação
Título: A educação em direitos humanos a partir de uma perspectiva interdisciplinar: o projeto "Protagonismo Juvenis e Cidadania" desenvolvido no CINTRA
Título(s) alternativo(s): Human rights education from an interdisciplinary perspective: the project "Youth Protagonism and Citizenship" developed in CINTRA
Autor: MENDES, Renata Caroline Pereira Reis 
Primeiro orientador: SOUSA, Mônica Teresa Costa
Primeiro membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Segundo membro da banca: JESUS, Thiago Alisson Cardoso de
Resumo: A Educação em Direitos Humanos na escola pública a partir de uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa fundamenta-se na visão progressista libertadora de educação e no pós-positivismo jurídico para analisar a experiência do Projeto Protagonismo Juvenil e Cidadania desenvolvido no Centro Integrado do Rio Anil - CINTRA. Analisa os Direitos Humanos, a construção da noção que o envolve, sua origem e evolução no contexto global, cuidando ainda de sua multidimensionalidade. Trata da abordagem conceitual da Educação em Direitos Humanos, da fundamentação legal que a assenta e da sua orientação como ferramenta para a construção da cidadania e de uma sociedade mais justa, democrática e igualitária. Apresenta a contextualização da Educação em Direitos Humanos no âmbito da referida escola pública do Estado do Maranhão, a partir da percepção do corpo docente e discente das séries finais do ensino fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no turno noturno, acerca da realização de um projeto didático interdisciplinar. A pesquisa teve natureza exploratória, com abordagem quantitativa e qualitativa, empregando-se o procedimento da pesquisa de campo, realizando-se o levantamento do referencial teórico e bibliográfico com autores que tratam da temática, análise documental de instrumentos internacionais, pátrios e locais, bem como a aplicação de questionários com perguntas fechadas e abertas, além da observação direta no campo estudado. Os resultados desse estudo indicam que, embora o trabalho com o projeto didático interdisciplinar atenda as diretrizes nacionais, ainda é preciso refletir sobre a condução de sua prática para que professores e alunos se compreendam formados em/para a Educação em Direitos Humanos e se tornem verdadeiros atores sociais e propagadores de seus princípios.
Abstract: La Educación en Derechos Humanos en la escuela pública desde una perspectiva interdisciplinar. La investigación se fundamenta en la visión progresista liberadora de educación y en el post-positivismo jurídico para analizar la experiencia del Proyecto Protagonismo Juvenil y Ciudadanía desarrollado en el Centro Integrado del Río Anil - CINTRA. Analiza los derechos humanos, la construcción de la noción que la rodea, su origen y evolución en el contexto global, cuidando aún de su multidimensionalidad. Se trata del enfoque conceptual de la Educación en Derechos Humanos, de la fundamentación legal que la asienta y de su orientación como herramienta para la construcción de la ciudadanía y de una sociedad más justa, democrática e igualitaria. Se presenta la contextualización de la Educación en Derechos Humanos en el ámbito de la referida escuela pública del Estado de Maranhão, a partir de la percepción del cuerpo docente y discente de las series finales de la enseñanza fundamental de la Educación de Jóvenes y Adultos, en el turno nocturno, acerca de la realización de un proyecto Proyecto didáctico interdisciplinario. A investigación ha tenido naturaleza exploratoria, con abordaje cuantitativo y cualitativo, empleando el procedimiento de la investigación activa, realizándose el levantamiento del referencial teórico y bibliográfico con autores que tratan de la temática, análisis documental de instrumentos internacionales, patrios y locales, así como la aplicación de cuestionarios con preguntas cerradas y abiertas, además de la observación directa en el campo estudiado. Los resultados de este estudio indican que, aunque el trabajo con el proyecto didáctico interdisciplinario atiende las directrices nacionales, todavía hay que reflexionar sobre la conducción de su práctica para que profesores y alumnos se entiendan formados en / para la Educación en Derechos Humanos y se vuelven verdaderos actores sociales y propagadores de sus principios.
Palavras-chave: Direitos Humanos
Educação em Direitos Humanos
Interdisciplinaridade
Derechos Humanos
Educación en Derechos Humanos
Interdisciplinaridad
Área(s) do CNPq: Direito público
Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: MENDES, Renata Caroline Pereira Reis. A educação em direitos humanos a partir de uma perspectiva interdisciplinar: o projeto "Protagonismo Juvenis e Cidadania" desenvolvido no CINTRA. 2017. 160 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2046
Data de defesa: 9-Nov-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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