Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2036
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAZEVEDO , Giselle Ferreira Amaral de Miranda-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4484945953201127por
dc.contributor.advisor1CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee1LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee2DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.date.accessioned2017-12-05T19:49:11Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.citationAZEVEDO , Giselle Ferreira Amaral de Miranda. Gestão Democrática: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Político Pedagógico do IFMA/Campus São Luís Monte Castelo. 2017. 436 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/2036-
dc.description.resumoA presente dissertação trata da Gestão Democrática: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional-PDI e do Projeto Político Pedagógico-PPP do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, Campus São Luís, Monte Castelo. A pesquisa tem como objetivo analisar a concepção de gestão democrática desse Instituto Federal de Educação de acordo com as orientações contidas nos documentos oficiais, no PDI e no PPP, evidenciando como essa concepção é vivenciada pelos sujeitos que fazem parte da comunidade escolar. A metodologia fundamenta-se no materialismo histórico dialético, e utiliza a pesquisa bibliográfica e de campo, subsidiada no levantamento dos dados empíricos, para isso utilizam-se, como instrumentos de coleta de dados, questionários com questões abertas e fechadas e entrevistas semiestruturadas com os sujeitos que fazem parte diretamente do locus da pesquisa. Os autores que fundamentaram este estudo são: Sander (1995), Félix (1989), Saviani (2008, 1989), Frigotto (2010), Paro (2010, 1998, 2003, 2005, 2002), Hora (2010, 1994), Cury (2002,2007, 1997), Chauí (2009), Neto e Castro (2011), Dourado (2005, 2007, 2006), Demo (1996), Libâneo (2012, 2015), Ferreira (2009, 2006, 2011), Cardozo (2012), Veiga (2003, 1995, 2010,) e outros. Inicialmente, realizam-se a demarcação do objeto, os objetivos, a justificativa da pesquisa, o percurso metodológico e a organização da dissertação; analisam-se os princípios e concepções da gestão da educação brasileira, fazendo uma retrospectiva histórica sobre os estudos da administração escolar no país; realiza-se uma pesquisa documental do PDI e PPP com objetivo de compreender a concepção de educação e gestão democrática elencada nesses documentos, estabelecendo relações com as falas dos sujeitos da pesquisa. A realidade observada revela que apesar de o PDI e o PPP evidenciarem uma concepção de gestão democrática-participativa, existe ainda um paradoxo entre o discurso oficial e as práticas vivenciadas pelos sujeitos, por meio da manutenção de práticas gerencialistas em detrimento das orientações democrático-participativa.por
dc.description.abstractCette dissertation se rapporte à la gestion démocratique: une analyse du plan de développement institutionnel du PDI-PPP-pédagogique et du projet politique de l'Institut Fédéral de l'Éducation des Sciences et de la technologie du Maranhão - IFMA, Campus Saint-Louis, Monte Castelo. La recherche vise analyser la conception de la gestion démocratique de l'Institut Fédéral d'Éducation, selon les orientations concernant aux documents officiels, du DJP et du PPP, montrant comment cette conception s´évidencie à travers les sujets qui font partie de la communauté scolaire. La méthodologie est fondée sur le matérialisme dialectique historique, et a utililisé la recherche bibliographique sur le terrain, soutenu dans l'étude des données empiriques et pour cela, il utilise comme outils de collecte des données, les questionnaires avec des questions ouvertes et fermées et des entretiens semidirectifs avec des sujets qui font partie directement du “locus” de la recherche lieu. Les auteurs qui soutien cette étude sont: Sander (1995), Felix (1989), Saviani (2008, 1989), Frigotto (2010), Paro (2010, 1998, 2003, 2005, 2002), Hora (2010, 1994) Cury (2002.2007, 1997), Chaui (2009), Neto et Castro Neto (2011), Dourado (2005, 2007, 2006), Demo (1996), Libâneo (2012, 2015), Ferreira (2009, 2006, 2011) Cardozo (2012), Veiga (2003, 1995, 2010) et d'autres. D’abord, réalise la démarcation de l'objet, les objectifs, la justification de la recherche, le parcour méthodologique et l'organisation de la dissertation; analyses les conceptions de la gestion de l'éducation au Brésil en faisant une rétrospective historique sur les études de la gestion selon dans le pays; Nous avons effectué une recherche documentaire du PDI et PPP afin de comprendre le concept de l'éducation et de la gestion démocratique établi dans ces documents, établissant des relations avec les constatations de sujets de recherche. La réalité observée a révélé que, bien que le PDI et le PPP une conception de la gestion participative a d’outre part a un paradoxe entre le discours officiel et les pratiques vécues par les sujets, à travers des pratiques de gestion au détriment des directives de participation démocratique.fra
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-12-05T19:49:11Z No. of bitstreams: 1 GiselleAzevedo.pdf: 55655144 bytes, checksum: f4ae9d0524cf5338dcd2c2ae8fc2c410 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-05T19:49:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GiselleAzevedo.pdf: 55655144 bytes, checksum: f4ae9d0524cf5338dcd2c2ae8fc2c410 (MD5) Previous issue date: 2017-08-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Educacionaispor
dc.subjectGestão Democráticapor
dc.subjectPlanejamento Coletivopor
dc.subjectLes Politiques Éducativesfra
dc.subjectLa Gestion Démocratiquefra
dc.subjectL'Organisation Collectivefra
dc.subject.cnpqPlanejamento e Avaliação Educacionalpor
dc.titleGestão Democrática: uma análise do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Projeto Político Pedagógico do IFMA/Campus São Luís Monte Castelopor
dc.title.alternativeDemocratic Management: an analysis of the Institutional Development and Political Project Pedagogical Institute of the IFMA / Campus São Luís Monte Casteloeng
dc.title.alternativeGestion démocratique: une analyse du plan de développement institutionnel du PDI-PPP-pédagogique et du projet politique de l'Institut Fédéral de l'Éducation des Sciences et de la technologie du Maranhão - IFMA, Campus Saint-Louis, Monte Castelofra
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiselleAzevedo.pdfDissertação54,35 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.