Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/199
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Silvia Fernanda Martins Diaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3149560316951919por
dc.contributor.advisor1CARDOZO, Maria José Pires Barrospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee1Lima, Valéria Ferreira Santos de Almadapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7758192020816194por
dc.contributor.referee2Lima, Francisca das Chagas Silvapt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:24Z-
dc.date.available2011-10-03pt_BR
dc.date.issued2011-08-31pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Silvia Fernanda Martins Dias. Integrated high school : the stage as one of the elements of the articulators of general and vocational training. 2011. 175 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/199-
dc.description.resumoNeste estudo investigou-se o estágio como um dos elementos articuladores do ensino médio técnico integrado à formação profissional no âmbito do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA, Campus São Luís Monte Castelo. Analisou-se o ensino médio integrado a partir da prática do estágio e a sua contribuição para a formação dos alunos a partir do estágio no Curso Técnico em Eletrônica do IFMA. Considerou-se o estágio como um ato educativo que possibilita a unidade teoria e prática. Nesse contexto, visou-se compreender de que forma esse ato educativo pode ser um elemento articulador da formação integrada e ao mesmo tempo contribuir para a formação e inserção dos estudantes no mundo do trabalho. O recorte histórico realizado teve por objetivo contextualizar as políticas educacionais no Brasil, com ênfase na proposta de integração do ensino médio com a educação profissional. Nessa perspectiva, discutiu-se a mundialização do capital, a reestruturação produtiva e a influência da ideologia neoliberal, bem como os seus impactos nas reformas do Estado e da Educação Profissional brasileiras. O percurso teórico-metodológico empreendido compreendeu análise bibliográfica, documental e pesquisa empírica com coleta de dados e utilização do questionário como instrumento de pesquisa. Analisou-se o objeto de estudo a partir do método dialético e para sua elaboração contou-se com o aporte teórico de importantes autores, como Marx e Engels, Gramsci, Mészaros, Manacorda, Antunes, Pistrak, Kuenzer, Ramos, Frigotto, Saviani, Martins, Oliveira e Reis e outros autores que contribuíram para a realização do estudo. Através desta pesquisa concluiu-se que o estágio é um importante eixo articulador na formação integrada, possibilitando aos estudantes condições objetivas para compreender a unidade teoria e prática. Observou-se que, para seu adequado funcionamento, é necessário o acompanhamento do IFMA e dos supervisores técnicos para o cumprimento da Lei dos Estágios e das demais regulamentações que a disciplinam. Constatou-se que o estágio representa uma etapa da formação técnico-profissional, ao mesmo tempo em que tem a possibilidade de preparar para o mundo do trabalho. Todavia, para que isto ocorra, os desafios constatados referiram a necessidade de um acompanhamento mais sistemático do IFMA aos alunos nos campos de estágio. Destacou-se que o aluno vê nessa etapa de formação profissional a possibilidade de continuação dos seus estudos, ainda que em área diferente daquela em que está inserido.por
dc.description.abstractThis study investigated the stage as one of the elements of the articulators high school integrated technical vocational training within the framework of the Federal Institute of Education Science and technology of Maranhão São Luís, IFMA Campus Monte Castelo. The school was integrated from the practice of the stage and their contribution to the training of students from the stage at IFMA electronics technician Course. It was considered the internship as an Education Act which allows the drive theory and practice. In this context, it aimed to understand how this can be an educational Act articulator element integrated training and at the same time contribute to the training and integration of students into the world of work. Cropping history held objective contextualize the educational policies in Brazil, with emphasis on the proposal for integration of high school with vocational education. In this respect, discussions focused on the globalisation of capital, productive restructuring and the influence of neo-liberal ideology, as well as its impacts on reforms of the State and professional education in Brazil. The theoretical-methodological route undertaken understood bibliographical analysis, documentary and empirical research with data collection and use of the questionnaire as a research tool. It was examined whether the object of study from the dialectical method and for their preparation was with the theoretical contribution of important authors like Marx and Engels, Gramsci, Mészaros, Manacorda, Antunes, Pistrak, Kuenzer, Ramos, Frigotto, Cash, Martins, Oliveira and Kings and other authors who contributed to the conduct of the study. Through this research concluded that the stage is an important axis articulator in integrated training, enabling students to objective conditions to understand the theory and practice. It was noted that, for its proper functioning, it is necessary for the monitoring of IFMA and technical supervisors to comply with the law of Stages and other regulations that govern it. It was found that the stage represents a step of technical-professional education, while have the possibility to prepare for the world of work. However, for this to occur, the challenges encountered have mentioned the need for more systematic monitoring of IFMA students in the fields of stage. Emphasized that the student sees vocational training in this step the possibility of continuation of their studies, albeit in different area in which it is inserted.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao Silvia Fernanda.pdf: 9992226 bytes, checksum: 93d0be04e12c20ece201b854acd91960 (MD5) Previous issue date: 2011-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectEnsino Médio Integradopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectMiddle School. Integrated High School. Professional Education. Stageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.titleENSINO MÉDIO INTEGRADO: o estágio como um dos elementos articuladores da formação geral e profissionalpor
dc.title.alternativeIntegrated high school : the stage as one of the elements of the articulators of general and vocational trainingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao Silvia Fernanda.pdf9,76 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.