Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Raffaelle Andressa dos Santospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2869151442965057por
dc.contributor.advisor1MELO, Maria Alicept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8175989249772475por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:23Z-
dc.date.available2011-09-30pt_BR
dc.date.issued2011-08-30pt_BR
dc.identifier.citationARAUJO, Raffaelle Andressa dos Santos. PRACTICE IN CURRICULUM COMPONENT Federal University of Maranhão: implications for the Degree Course in Physical Education. 2011. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/197-
dc.description.resumoA prática como componente curricular (PCC) no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Investiga-se a prática como componente curricular e se sua inclusão tem contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA. Quanto à metodologia aplicada, a pesquisa é de cunho exploratória do tipo descritiva, cuja proposta metodológica desenvolveu-se através da combinação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para tanto, assume-se como base as contribuições de Vázquez (1977) acerca da prática numa perspectiva dialética, e o conceito de prática pedagógica, ancorado nos estudos de Veiga (1989; 2000), Fonseca (2005) e Schmidt et al (1999). Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada aplicada ao coordenador, chefe de departamento e sete (7) professores do curso; e, aplicação de questionário a doze (12) discentes devidamente matriculados nos períodos intermediários (5ª e 6º) e finais (8º e 9º). Conclui-se que a PCC não está sendo tratada dentro do referido curso como emana o PPP do mesmo, e que não há entendimento pleno por parte de alunos e professores quanto à referida prática. De acordo com os docentes e discentes entrevistados, a PCC tem contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática, entretanto, há a necessidade de práticas pedagógicas mais contextualizadas, críticas e reflexivas. Acredita-se que o reconhecimento dessa necessidade é um passo significativo para rescindir as falhas e lacunas no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a compreensão e transformação da realidade sobre a qual os professores vão atuar.por
dc.description.abstractThe practice as component curricular (PCC) in the course of degree course in Physical Education of the Federal University of the Maranhão (UFMA). The practice is investigated like component curricular and if his inclusion has been contributing to the overcoming of the dichotomy between theory and it practices in the Course of Degree course in Physical Education of the UFMA. As for the hard-working methodology, the inquiry is of hallmark exploratory of the type descriptive, whose proposal methodological developed through the combination of bibliographical, documentary inquiry and of field. For so much, it takes office like base to the contributions of Vázquez (1977) about the practice in a dialectic perspective and, o concept of pedagogic practice anchored in the studies of Veiga (1989; 2000), Fonseca (2005) and Schmidt et al (1999). For the collection of data there was used the semi-structured interview devoted to a coordinator, chief of department and seven (7) teachers of the course; and application of questionnaire to twelve (12) pupils properly enroled in the intermediary periods (5th and 6º) and you waste away (8th and 9º). It is ended that the PCC is not being treated inside the above-mentioned course as the PPP of the same thing emanates and what there is no full understanding for part of pupils and teachers as for the above-mentioned practice. In accordance with teachers and pupils interviewed to PCC have contributed to the overcoming of the dichotomy between theory and practice, meantime, there is the need of pedagogic practices more contextual, critical and reflexive. It is believed that the recognition of this necessity is a significant step to rescind the faults and gaps in the process of teaching and apprenticeship, making possible the understanding and transformation of the reality which the teachers are going to influence.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Completa Raffaelle.pdf: 1717850 bytes, checksum: 79bfd8ac3b2d359e3f59e32570b68ba4 (MD5) Previous issue date: 2011-08-30eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectPrática como Componente Curricular PCC.por
dc.subjectteacher trainingeng
dc.subjectcurriculumeng
dc.subjectphysical educationeng
dc.subjectPractice as a Curricular Component - PCC.eng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONALpor
dc.titleA PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: Prática como Componente Curricular em Educação Físicapor
dc.title.alternativePRACTICE IN CURRICULUM COMPONENT Federal University of Maranhão: implications for the Degree Course in Physical Educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Completa Raffaelle.pdf1,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.