Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/197
Tipo do documento: Dissertação
Título: A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO: Prática como Componente Curricular em Educação Física
Título(s) alternativo(s): PRACTICE IN CURRICULUM COMPONENT Federal University of Maranhão: implications for the Degree Course in Physical Education
Autor: Araujo, Raffaelle Andressa dos Santos 
Primeiro orientador: MELO, Maria Alice
Resumo: A prática como componente curricular (PCC) no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Investiga-se a prática como componente curricular e se sua inclusão tem contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática no Curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA. Quanto à metodologia aplicada, a pesquisa é de cunho exploratória do tipo descritiva, cuja proposta metodológica desenvolveu-se através da combinação de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para tanto, assume-se como base as contribuições de Vázquez (1977) acerca da prática numa perspectiva dialética, e o conceito de prática pedagógica, ancorado nos estudos de Veiga (1989; 2000), Fonseca (2005) e Schmidt et al (1999). Para a coleta de dados, utilizou-se a entrevista semi-estruturada aplicada ao coordenador, chefe de departamento e sete (7) professores do curso; e, aplicação de questionário a doze (12) discentes devidamente matriculados nos períodos intermediários (5ª e 6º) e finais (8º e 9º). Conclui-se que a PCC não está sendo tratada dentro do referido curso como emana o PPP do mesmo, e que não há entendimento pleno por parte de alunos e professores quanto à referida prática. De acordo com os docentes e discentes entrevistados, a PCC tem contribuído para a superação da dicotomia entre teoria e prática, entretanto, há a necessidade de práticas pedagógicas mais contextualizadas, críticas e reflexivas. Acredita-se que o reconhecimento dessa necessidade é um passo significativo para rescindir as falhas e lacunas no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando a compreensão e transformação da realidade sobre a qual os professores vão atuar.
Abstract: The practice as component curricular (PCC) in the course of degree course in Physical Education of the Federal University of the Maranhão (UFMA). The practice is investigated like component curricular and if his inclusion has been contributing to the overcoming of the dichotomy between theory and it practices in the Course of Degree course in Physical Education of the UFMA. As for the hard-working methodology, the inquiry is of hallmark exploratory of the type descriptive, whose proposal methodological developed through the combination of bibliographical, documentary inquiry and of field. For so much, it takes office like base to the contributions of Vázquez (1977) about the practice in a dialectic perspective and, o concept of pedagogic practice anchored in the studies of Veiga (1989; 2000), Fonseca (2005) and Schmidt et al (1999). For the collection of data there was used the semi-structured interview devoted to a coordinator, chief of department and seven (7) teachers of the course; and application of questionnaire to twelve (12) pupils properly enroled in the intermediary periods (5th and 6º) and you waste away (8th and 9º). It is ended that the PCC is not being treated inside the above-mentioned course as the PPP of the same thing emanates and what there is no full understanding for part of pupils and teachers as for the above-mentioned practice. In accordance with teachers and pupils interviewed to PCC have contributed to the overcoming of the dichotomy between theory and practice, meantime, there is the need of pedagogic practices more contextual, critical and reflexive. It is believed that the recognition of this necessity is a significant step to rescind the faults and gaps in the process of teaching and apprenticeship, making possible the understanding and transformation of the reality which the teachers are going to influence.
Palavras-chave: Formação docente
Currículo
Educação física
Prática como Componente Curricular PCC.
teacher training
curriculum
physical education
Practice as a Curricular Component - PCC.
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::PLANEJAMENTO INSTITUCIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: ARAUJO, Raffaelle Andressa dos Santos. PRACTICE IN CURRICULUM COMPONENT Federal University of Maranhão: implications for the Degree Course in Physical Education. 2011. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2011.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/197
Data de defesa: 30-Ago-2011
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Completa Raffaelle.pdf1,68 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.