Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/193
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Robson Ruiter Mendonçapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4444187035836793por
dc.contributor.advisor1GONÇALVES, Maria de Fátima da Costapt_BR
dc.contributor.referee1Barros, João de Deus Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:23Z-
dc.date.available2011-07-25pt_BR
dc.date.issued2011-06-22pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Robson Ruiter Mendonça. POPULAR CULTURE AND EDUCATION: citizenship and identity in basic education. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/193-
dc.description.resumoA pesquisa tem como objeto analisar as possibilidades da cultura popular em integração à educação básica, na perspectiva de edificação da identidade e da cidadania. Utiliza a análise qualitativa do objeto empregando para tanto a técnica dos grupos focais aplicados neste caso com os alunos de uma Unidade de Educação Básica da rede municipal de educação São Luís, localizada em uma comunidade destacadamente marcada pela cultura popular maranhense. Debate o conceito de cultura e cultura popular e como conseqüência a posição da cultura popular no contexto neoliberal e no cenário maranhense onde se encontra em estreita ligação com a política do estado. No mesmo sentido debate os conceitos de identidade e de cidadania como instrumento para a proposição da pesquisa em cultura popular associada à educação básica assinalando as relações entre o sujeito e o objeto. A metodologia utilizada possibilitou a compreensão das noções de campo, espaço e tempo aqui utilizadas no histórico de formação do bairro e sua tradição com a cultura popular para então confrontar cultura dominante, cultura popular e propor o seu emprego na educação. Em seu espaço originário, esta análise apresenta o debate da questão da identidade e do lugar a partir da cultura popular na comunidade da ascensão, da mesma forma se faz com a questão da cidadania chegando às percepções dos gestores, dos profissionais de educação e dos alunos frente ao objeto, completando com a experiência de integração da cultura popular à educação básica em um museu da cidade através do Projeto Sabença.por
dc.description.abstractThe research aims the analysis of the possibilites of popular culture in integration to basic education, in the perspective of edification of identity and citizenship. It uses the qualitative analysis of the object employing the fo l roups‟ techniques, applied, in this case, with students of a basic education Unity from the municipal network of São Luís, located in a community prominently m rk by th M r nh o‟s popul r culture. Discusses the concept of culture and popular culture e as consequence, the pos t on of popular culture n n ol b r l ont xt n n th M r nh o‟s s n r o, wh r t n b foun str t on t on w th th st t ‟s pol t s In th s m r t on, it discusses the concepts of identity and citizenship as instrument to the resear h‟s clause in popular culture associated to basic education ticking the relations between the subject and the object. The methodology that was used enabled the comprehension of notions of fields, space and time, that are used here in the history of formation of the neighborhood e its tradition then to confront the dominant culture, popular culture and propose its use in education. In its original place, this analysis pr s nts th b t of th qu st on of nt ty n of sp from popul r ultur ‟s rise in communitiy, in the same way it does with the citzepship question, coming to th m n rs, u t on prof ss on ls n stu nts‟ p r pt ons n front of th object, completing with the experience of integration of popular culture at a museum through Projeto Sabença.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROBSON RUITER MENDONCA SANTOS.pdf: 1448637 bytes, checksum: f56ab849bfdbe34a3ac297340fcf7a1b (MD5) Previous issue date: 2011-06-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectCultura Popularpor
dc.subjectEducação Básicapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectPopular Cultureeng
dc.subjectBasic Educationeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::ANTROPOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleCULTURA POPULAR E EDUCAÇÃO: cidadania e identidade na educação básicapor
dc.title.alternativePOPULAR CULTURE AND EDUCATION: citizenship and identity in basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ROBSON RUITER MENDONCA SANTOS.pdf1,41 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.