Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/18
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVALE, Mekaele Frota dopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1968361856189236por
dc.contributor.advisor1SILVA, Silvano Alves Bezerra dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0011106442007433por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:24Z-
dc.date.available2012-06-08pt_BR
dc.date.issued2012-04-23pt_BR
dc.identifier.citationVALE, Mekaele Frota do. NEGOCIAÇÕES COM A CULTURA: processos híbrido-dialógicos em anúncios publicitários maranhenses.2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/18-
dc.description.resumoEsta pesquisa volta-se para a investigação dos fenômenos híbrido-dialógicos em anúncios publicitários produzidos e veiculados em São Luís, estado do Maranhão, com o intuito de mapear as relações estabelecidas entre a publicidade produzida nesta capital e os traços culturais locais. Sob os pressupostos teóricos do Hibridismo, tendo como autor-referência Néstor Garcia Canclini, e da Teoria Dialógica, de Mikhail Bakhtin, uma série de anúncios publicitários foi analisada de forma a identificarmos essas relações híbrido-dialógicas. Os anúncios foram analisados, levando-se em consideração as linguagens não verbal e verbal, a articulação entre ambas e, por fim, os sentidos presentes nos anúncios. Contudo, a fim de situar o leitor quanto à nossa proposta, buscamos identificar, dentre a literatura especializada, um conceito de cultura aplicável aos objetivos da pesquisa, o qual encontramos tanto na leitura de Clifford Geertz quanto de Renato Ortiz, bem como discorremos sobre as estratégias discursivas do gênero publicitário, de forma a compreender com mais facilidade as mensagens deste nicho comunicativo.por
dc.description.abstractThis research focus on the investigation of the hybrid-dialogical fenomena in advertisements produced and broadcast in São Luís, Maranhão state, aiming at mapping the relations established between local cultural traits and those ads. In order to make an analysis of public ads as to identify the hybrid-dialogical relations, our analysis was grounded on the works of Néstor Garcia Canclini on hybridism, and Mikhail Bakhtin on dialogism. Verbal and non-verbal language and the interplay between them to construct meaning were taken into account in the analysis. We seek to identify in the literature, especially in the works of Clifford Geertz and Renato Ortiz, a concept of culture that is applicable to the objectives of the research as well as to discuss the discourse strategies of advertising to more easily comprehend the message conveyed by this genre.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertacao Mekaele.pdf: 2150488 bytes, checksum: cce581fc665596eb766862eed9de5d2d (MD5) Previous issue date: 2012-04-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectDialogiapor
dc.subjectHibridismopor
dc.subjectPublicityeng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectDialogismeng
dc.subjectHybridismeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleNEGOCIAÇÕES COM A CULTURA: processos híbrido-dialógicos em anúncios publicitários maranhensespor
dc.title.alternativeNEGOTIATIONS WITH CULTURE: hybrid dialogical processes in advertisements maranhenseseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
dissertacao Mekaele.pdf2,1 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.