Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1890
Tipo do documento: Dissertação
Título: A vivência e os sentimentos de mulheres portadoras de hanseníase
Título(s) alternativo(s): The experience and feelings of women with leprosy
Autor: DIAS, Amália Crystina Nascimento de Sá
Primeiro orientador: AQUINO, Dorlene Maria Cardoso de
Primeiro coorientador: CORREA, Rita da Graça Carvalhal Frazão
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Ana Eugênia Ribeiro Araújo e
Segundo membro da banca: COUTINHO, Nair Portela Silva
Terceiro membro da banca: NASCIMENTO, Maria do Desterro Soares Brandão
Resumo: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução crônica, que em geral, causa alterações no psiquismo e alterações físicas que comprometem de maneira significativa a vida do portador desta doença. Neste estudo, buscou-se conhecer a vivência e os sentimentos das mulheres portadoras de hanseníase. Estudo descritivo com abordagem qualitativa, realizado com 15 mulheres, maiores de 18 anos no Centro de Saúde Bairro de Fátima, São Luís – MA. A coleta de dados foi realizada por meio de um formulário com perguntas abertas e fechadas para caracterizar as entrevistadas e um roteiro com questões norteadoras relacionadas à vivência e aos sentimentos em relação a doença. A análise foi realizada utilizandose a técnica de análise de conteúdo. As Categorias emergentes, como resultado da pesquisa foram: Convivendo com a hanseníase; Mudança de vida em decorrência da hanseníase; A hanseníase e as relações sociais; O apoio como busca de enfrentamento; Os sentimentos e as perspectivas futuras. Os resultados mostraram que a hanseníase é vivida de maneira diferenciada por cada mulher, que ocorreram mudanças significativas na vida dessas mulheres e que o impacto sofrido, é tido como uma experiência ruim e que acarreta transformações físicas e psicológicas. Algumas falas se assemelharam durante a audição dos discursos, no entanto, a doença é singular para cada uma delas. Verificou-se como a vida da mulher portadora de hanseníase é alterada diante da doença, do tratamento e do convívio com as demais pessoas. As mulheres desse estudo, relataram a importância de uma assistência humanizada por parte dos profissionais de saúde, com orientações que auxilie as mesmas na aceitação do diagnóstico, bem como na compreensão do tratamento que será estabelecido e as possíveis alterações oriundas da doença.
Abstract: Leprosy is an infectious disease, a chronic disease that usually causes changes in the psyche and physical changes that affect significantly the life of the carrier of this disease. In this study, it was sought to understand the experiences and feelings of women with leprosy. A qualitative study conducted with 15 women aged over 18 years in the Health Centre of Bairro de Fatima, Sao Luis - MA. Data collection was conducted through a questionnaire with open and closed questions to characterize the respondents and a roadmap guiding questions related to experiences and feelings about the disease. The analysis was performed using the analysis technique content. Emerging categories as a result of the research were Living with leprosy; Life change as a result of leprosy; Leprosy and social relationships; The search support as coping; Feelings and future prospects. The results showed that leprosy is experienced differently by every woman that significant changes occurred in the lives of these women, the impact suffered, is seen as a bad experience, and that causes physical and psychological changes. Some lines resembled while listening to speeches, however, the disease is unique for each of them. It was found as the life of the woman who has leprosy is changed in the face of illness, treatment and living with others. Women in this study reported the importance of humane care by health care professionals with guidelines to assist them in the acceptance of the diagnosis, as well as in understanding the treatment that will be established and the possible changes arising from the disease.
Palavras-chave: Hanseníase
Mulheres
Vivência
Leprosy
Women
Living
Área(s) do CNPq: Enfermagem de Saúde Pública
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE MEDICINA II/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO ADULTO E DA CRIANÇA/CCBS
Citação: DIAS, Amália Crystina Nascimento de Sá. A vivência e os sentimentos de mulheres portadoras de hanseníase. 2014. 67 f. Dissertação (Mestrado em Saúde do Adulto e da Criança) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1890
Data de defesa: 28-Dez-2014
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DO ADULTO E DA CRIANÇA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AmaliaDias.pdfDissertação1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.