Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNunes, Aline Silva Andradept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3945572418651068por
dc.contributor.advisor1COUTINHO, Adelaide Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Moraes, Lélia Cristina Silveira dept_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0326760034146239por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:21Z-
dc.date.available2011-05-11pt_BR
dc.date.issued2010-11-09pt_BR
dc.identifier.citationNUNES, Aline Silva Andrade. PRONERA BODY AND CULTURE: an analysis of the trajectory of Physical Education in job training of field educators in the state of Maranhão. 2010. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/188-
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar a trajetória da Educação Física no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), destacando-se o Projeto de Formação de Educadores e Educadoras do Campo, no estado do Maranhão, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (ASSEMA) e outros parceiros. Considera a necessidade de desvelar essa realidade, e o contexto que demarca o objeto de estudo, a partir de questões que permitiram identificar as mediações necessárias para apreender o objeto como síntese no âmbito do pensamento. Formula objetivos para refletir sobre as concepções de Educação Física dos(as) alunos(as) nas formações do cursos do PRONERA, qual o papel atribuído à disciplina e que significados e reflexões acerca da Educação do Campo a Educação Física trouxe para superar as antigas visões acerca do papel das práticas corporais e esportivas para os(as) trabalhadores(as) do(a) campo, principalmente no processo de mudança do paradigma da aptidão física para a concepção de cultura corporal. Verifica como se deu a inserção da Educação Física no Projeto de Formação de Educadores e Educadoras do PRONERA e quais as concepções que fundamentaram o trabalho do grupo de professores que ministraram as disciplinas nas etapas de formação. Busca na base histórica de concepção marxista o caminho metodológico para apreender essa realidade, pois o materialismo histórico-dialético é o referencial teórico que trata das problemáticas do objeto em estudo sob um posicionamento crítico e comprometido com a transformação social. Outras referências fundamentais são: Caldart (2002; 2004), Fernandes e Molina (2004), Taffarel (1997; 2001; 2006), Vendramini (2007), Braz e Netto (2007) e Carcanholo (2000) nas questões relativas ao campo, políticas sociais de educação, Estado e capitalismo. No tocante à Educação Física, cultura corporal, corpo, ressalvam-se as contribuições de Coletivo de Autores (1992), Escobar (1995), Capela (2000), Silva (1999), Castellani Filho (2003), Carvalho (2000) e Bröhm (2007). O percurso metodológico se concretiza por meio de pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Constata a crescente aproximação da Educação Física, sob a perspectiva da cultura corporal, nos projetos promovidos pelo PRONERA. As análises das falas dos sujeitos entrevistados na pesquisa de campo apontaram uma perspectiva de transformação da realidade do campo.por
dc.description.abstractThis study aims to examine the trajectory of Physical Education in National Education Program in Agrarian Reform (PRONERA), highlighting the Training of Teachers and Educators from Field Project, State of Maranhão, in partnership with the Federal University of Maranhão (UFMA), the Movement of Landless Field Workers (MST), the Association of Settlement Areas in the State of Maranhão (ASSEMA) and other partners. Considers the need to reveal this reality and the context that marks the object of study, issues that will enable the identification of mediations needed to grasp the object as a synthesis of thought. Formulates objectives to reflect on the concepts of students physical education in the training courses of PRONERA, what role is assigned to the discipline and which meanings and ideas about the Field Education the Physical Education brought to overcome the ancient views about the role of embodied practice and sports for field workers, mainly in the process of changing the paradigm of physical fitness to the conception of physical culture. Reveals how was the inclusion of Physical Education in Teacher Training Project of PRONERA and the conceptions which motivated the work of the group of teachers who taught the subjects in the formative stages. Search historical basis of the Marxist concept to grasp this reality, because the historical and dialectical materialism is the theoretical framework that addresses the problem of the object under study in a critical position and committed to social transformation. Other key references are: Caldart (2002, 2004) and Fernandes e Molina (2004), Taffarel (1997, 2001, 2006), Vendramini (2007), Braz and Netto (2007) and Carcanholo (2000) on issues related to the field, social politics in education, State and capitalism. With regard to physical education, physical culture, body, it is emphasized the contributions of Collective of Authors (1992), Escobar (1995), Capela (2000), Silva (1999), Castellani Filho (2003), Carvalho (2000) and Bröhm (2007). The methodological approach is realized by bibliographical, documentary and field research. Notes the growing approximation of Physical Education, from the standpoint of physical culture, in the projects promoted by PRONERA. The analysis of the speeches of the interviewees in the field research indicated a perspective of changing the reality of the field.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALINE SILVA ANDRADE NUNES.pdf: 587571 bytes, checksum: 859fb808bcfca9b7483351f231ef288a (MD5) Previous issue date: 2010-11-09eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPRONERApor
dc.subjectCultura corporalpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectPRONERAeng
dc.subjectBody cultureeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectField educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpor
dc.titlePRONERA E CULTURA CORPORAL: uma análise da trajetória da Educação Física nos projetos de formação de educadores e educadoras do campo, no estado do Maranhãopor
dc.title.alternativePRONERA BODY AND CULTURE: an analysis of the trajectory of Physical Education in job training of field educators in the state of Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ALINE SILVA ANDRADE NUNES.pdf573,8 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.