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Tipo do documento: Dissertação
Título: MECANISMO DE AUXÍLIO AO PROFESSOR PARA O AMBIENTE NETCLASS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Título(s) alternativo(s): Aid mechanism to the teacher for the environment teaching-learning netclass.
Autor: BRANDÃO NETO, PEDRO 
Primeiro orientador: LABIDI, Sofiane
Primeiro coorientador: MARTINS, Ademir
Resumo: Os ambientes de Educação a Distância, atualmente, proporcionam meios de avaliação de o aprendiz. Essa tarefa, de fato, ainda, exige muito esforço e empenho da parte do professor. Portanto, o acompanhamento do aprendiz em ambientes de ensino-aprendizagem a distância, obtida através da observação das atividades dos aprendizes, apresenta problemas referentes à carência de mecanismos que ofereçam um suporte eficaz ao professor na orientação para o aprendiz. Esses mecanismos existentes somente apresentam resultados ao professor sem fazer qualquer inferência, desta maneira, o próprio professor precisa analisar manualmente esses resultados em busca de subsídios para fazer uma orientação precisa, mostrando as possíveis causas e direcionando o aprendiz para o caminho correto. Entretanto, para dotar um mecanismo com capacidade de inferência faz-se necessário capturar o conhecimento de como o professor realiza o acompanhamento do aprendiz para, posteriormente, transferir este conhecimento para uma base de conhecimento com capacidade de inferência. O conhecimento necessário para o professor realizar o acompanhamento do aprendiz em um ambiente de ensino-aprendizagem são os critérios de avaliação que são definidos pela coordenação pedagógica ou professor do curso da instituição de ensino. No entanto, esses critérios de avaliação são genéricos e não padronizadas dificultando, portanto, o consenso do mesmo; foi realizado um levantamento teórico para a definição dos critérios de avaliação no ambiente NetClass. Esta pesquisa gerou o conhecimento sobre o desenvolvimento de um modelo de um mecanismo denominado de Mecanismo de Apoio no Acompanhamento do Aprendiz (MAAA) o qual é aplicado ao ambiente NetClass de ensino-aprendizagem.
Abstract: Distance Education environments, nowadays, provide means for learner evaluation. This task, still, requires effort of the teacher. So, the learner accompaniment in distance teaching-learning environments, obtained through the observation of the learner activities, it presents referring problems to the lack of mechanisms that offer an effective support to the teacher in the orientation for the learner. These existent mechanisms only present results to the teacher without to do any inference, like this, self teacher needs to analyze those results manually in search of subsidies to do a precise orientation, showing the possible causes and addressing the learner for the correct road. However, to dower a mechanism with inference capacity is necessary to capture the knowledge of as the teacher fulfills the leaner accompaniment for, later, to transfer this knowledge for a knowledge base with inference capacity. The necessary knowledge for the teacher to realize the learner accompaniment in a teaching-learning environment is the evaluation criterions that are defined by course pedagogic coordination or teacher of the teaching institution. However, those evaluation criterions are generic and not standardized hindering, therefore, the consent of the same; was realized a theoretical rising for the definition of the evaluation criterions in the NetClass environment. This research generated the knowledge on the development of a model denominated Learner Accompaniment Support Mechanism based on techniques of Artificial Intelligence, which is applied to the NetClass environment of teaching-learning.
Palavras-chave: Inteligência Artificial; Agentes Inteligentes; Educação a Distância; Ambiente Colaborativo e Acompanhamento do Aprendiz
Artificial Intelligence; Intelligent Agent; Distance Education; Collaborative Environment and Learner Accompaniment
Área(s) do CNPq: Engenharia de Software
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: BRANDÃO NETO, PEDRO. MECANISMO DE AUXÍLIO AO PROFESSOR PARA O AMBIENTE NETCLASS DE ENSINO-APRENDIZAGEM.. 2007. [123 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1851
Data de defesa: 18-Jun-2007
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