Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1847
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIEIRA, Fernanda Cristina Silva Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1999334392020516por
dc.contributor.advisor1MELO, Maria Alice-
dc.date.accessioned2017-08-21T18:47:23Z-
dc.date.issued2017-07-31-
dc.identifier.citationVIEIRA, Fernanda Cristina Silva Gomes. O PARFOR no Instituto Federal do Maranhão: a formação do professor de Matemática. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1847-
dc.description.resumoEsta pesquisa é fruto de muitas inquietações sobre o campo da formação de professores de Matemática. A formação docente, em serviço, por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica é um rico objeto de estudo, visto que as escolas, como espaços de instrução, de educação e de formação de sujeitos requerem olhares múltiplos para compreender os fenômenos que se manifestam no universo educacional. Como esteio para as discussões teóricas junto com as informações capturadas dos sujeitos da pesquisa, contamos com as contribuições no campo da Metodologia da Pesquisa (MINAYO, 2012; GONZAGA, 2006; PIMENTA; GHEDIN; FRANCO, 2006), no campo das Políticas Educacionais (CASTRO, 2011; DOURADO, 2001, 2007, 2009, 2010; BRZENZINSKI, 1999, 2002, 2008; GATTI, 2004, 2005, 2008, 2010, 2011, 2013, 2014; NASCIMENTO; MELO, 2011, 2015), no campo da Formação de Professores (FREITAS, 2002, 2004, 2007, 2014; MAUÉS, 2003, 2011, 2013, 2015) e no campo do Ensino da Matemática (PIMENTA, 1997, 2002; FIORENTINI, 1995, 1999, 2003, 2006 e D’AMBROSIO, 1999, 2005, 2006, 2012). Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa, buscando apreender quais foram os efeitos da formação nas práticas pedagógicas por meio dos relatos dos sujeitos que compuseram o Curso de Licenciatura em Matemática/PARFOR, no Campus São Luís/Monte Castelo. Com o uso de entrevistas semi-estruturadas coletamos o material empírico junto a três alunos-professores e três docentes que ministraram disciplinas em diferentes momentos no Curso, além de ainda contar com a colaboração da Coordenadora Geral do PARFOR e o Coordenador de Curso. Com os alunos-professores que participaram dessa formação inicial, pude coletar as informações sobre quais eram os efeitos dessa formação na prática educativa na escola de educação básica, sob seus pontos de vista. Usei o diário de campo para enriquecer e ampliar os dados da investigação. As singularidades apreendidas nas narrativas dos sujeitos investigados, em cruzamento com as nossas inquietações, compuseram o corpus desta pesquisa. Os resultados apontam concepções e ações que fazem o ensino da matemática nas escolas de educação básica, alinhadas em três categorias de análises: a pesquisa, a interdisciplinaridade e a contextualização.por
dc.description.abstractThis research is the result of many concerns about the field of teacher training in Mathematics. Teacher training, in service, through the National Plan for the Training of Teachers of Basic Education is a rich object of study, since schools, as spaces of instruction, education and training of subjects require multiple perspectives to understand The phenomena that are manifested in the educational universe. As a support for the theoretical discussions along with the information captured from the research subjects, we have contributions in the field of Educational Policy (MINAYO, 2012; GONZAGA, 2006; PIMENTA; GHEDIN; FRANCO, 2006). In this paper, we present the results of a study conducted in Brazil, in the field of research and development, In this paper, we present the results of the literature on the teaching of Mathematics in the teaching of Mathematics (Freitas, 2002, 2004, 2007, 2014 and Maúes, 2003, 2011, 2013, 2015) AMBROSIO, 1999, 2005, 2006, 2012). We developed a qualitative research, seeking to understand what the effects of the training in pedagogical practices were through the reports of the subjects that composed the Mathematics Degree Course / PARFOR, in the São Luís - Monte Castelo Campus. With the use of semi-structured interviews, we collected the empirical material with three student-teachers and three teachers who taught subjects at different times in the Course, in addition to having the collaboration of the PARFOR General Coordinator and the Course Coordinator. With the students-teachers who participated in this initial training, I was able to collect information about the effects of this training in the educational practice in the basic education school, from their point of view. I used the field diary to enrich and broaden the research data. The singularities seized in the narratives of the subjects investigated, in cross with our restlessness, composed the corpus of this research. The results point out conceptions and actions that make the teaching of mathematics in basic education schools, aligned in three categories of analysis: research, interdisciplinarity and contextualizationeng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-08-21T18:47:23Z No. of bitstreams: 1 FernandaVieira.pdf: 1151229 bytes, checksum: d09b1281c83b1f54334c0f47657208e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-21T18:47:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FernandaVieira.pdf: 1151229 bytes, checksum: d09b1281c83b1f54334c0f47657208e7 (MD5) Previous issue date: 2017-07-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectMatemáticapor
dc.subjectPARFORpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectMathematicspor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleO PARFOR no Instituto Federal do Maranhão: a formação do professor de Matemáticapor
dc.title.alternativePARFOR at the FEDERAL INSTITUTE OF MARANHÃO: the formation of maths teachereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FernandaVieira.pdfDissertação1,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.