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Tipo do documento: Dissertação
Título: ESTÉTICA VISUAL E EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM INTERFACES HUMANO-COMPUTADOR: UM ESTUDO DE CASO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO (SiGAEs)
Título(s) alternativo(s): VISUAL AESTHETICS AND USER EXPERIENCE IN HUMAN-COMPUTER INTERFACES: A CASE STUDY OF TEACHING ACTIVITIES MANAGEMENT SYSTEMS (SiGAEs)
Autor: SILVA, Waldeilson Paixão Souza da 
Primeiro orientador: ZANDOMENEGHI, Ana Lúcia Alexandre de Oliveira
Resumo: A Estética há muito desperta discussões sobre a percepção de beleza. Isso envolve tanto questões objetivas quanto subjetivas. Tais inquietações surgiram a partir do objeto de arte, mas atualmente há um leque bem maior de objetos que produzem sentimentos de satisfação nas pessoas. Nos estudos de Interação Humano-Computador (HCI), a estética está entre os diferentes fatores que influenciam a satisfação e, por consequência, a experiência dos usuários. Tais relações são bem compreendidas por meio de avaliações subjetivas, que fornecem dados sobre as características e a natureza das percepções estéticas dos sujeitos. As pesquisas científicas nessa área de investigação, escolhem diferentes categorias de páginas de Web como objetos para avaliação. A categoria dos Sistemas de Gestão de Atividades de Ensino (SiGAEs), ainda é uma categoria pouca investigada quando se relaciona estética e experiência do usuário. Assim, esta pesquisa é um estudo de caso, que se destina a compreender as características e a natureza das percepções estéticas em um sistema SiGAE, e como elas se relacionam com a UX. Para isso, dois diferentes perfis de participantes foram considerados: usuários e não-usuários da ferramenta. A pesquisa realiza um experimento no formato de um ensaio de interação visual. Este experimento foi organizado a partir de um estudo sistemático, que foi conduzido para localizar um questionário específico de coleta de dados e facilitar a construção de uma tipologia de avaliação. Estruturado o experimento, três estímulos visuais foram extraídos a partir das páginas do sistema. Duas avaliações distintas seguiram: (1) coleta das percepções estéticas por meio do questionário; e (2) coleta de relatos verbais, com o intuito de obter detalhes e elucidar melhor as percepções estéticas dos participantes. Na análise dos dados, os resultados apontaram percepções estéticas negativas nos dois perfis. No entanto, os usuários da ferramenta apresentaram as maiores insatisfações com a estética do sistema se comparados aos não-usuários. Duas facetas estéticas do questionário, Simplicidade e Diversidade, se sobressaíram, sendo a primeira menos crítica, e a segunda a mais problemática na percepção dos dois perfis. A página de Lançamento de diários apresentou controvérsias: usuários experientes anotaram as menores pontuações enquanto que não-usuários apontaram esta como a página menos crítica. A diferença se acentua quando analisadas as percepções dos usuários com mais tempo de uso da ferramenta. Entre as conclusões, notou-se que o fator tempo de uso possui relação negativa com a estética visual do sistema analisado.
Abstract: Aesthetics has long awakened discussions about the perception of beauty. This involves both objective and subjective questions. Such uneasiness has arisen from the object of art, but nowadays there is a much wider range of objects that produce feelings of satisfaction in people. In the studies of Human-Computer Interaction (HCI), aesthetics is among the different factors that influence satisfaction and, consequently, the users' experience. Such relationships are well understood through subjective evaluations, which provide data on the characteristics and nature of the subjects' aesthetic perceptions. Scientific research in this area chooses different categories of web pages as objects for evaluation. The category of Management of Educational Activities Systems (SiGAEs), is still a category little investigated when it relates aesthetics and user experience. Thus, this research is a case study, which is intended to understand the characteristics and nature of aesthetic perceptions in a SiGAE system, and how they relate to UX. For this, two different profiles of participants were considered: users and non-users of the tool. The research performs an experiment in the form of a visual interaction test. This experiment was organized from a systematic study, which was conducted to locate a specific questionnaire for data collection and to enable the construction of a typology of evaluation. Once structured the experiment, three visual stimuli were extracted from the system pages. Two distinct evaluations followed: (1) collection of aesthetic perceptions through the questionnaire; and (2) collection of verbal reports, with the purpose of obtaining details and elucidating the participants' aesthetic perceptions. In the analysis of the data, the results pointed out negative perceptions in both profiles. However, the users of the tool presented the greatest dissatisfaction with the aesthetics of the system when compared to non-users. Two aesthetic facets of the questionnaire, Simplicity and Diversity, stood out, the first being less critical, and the second more problematic in the perception of both profiles. The Attendance page presented controversy: real users scored the lowest scores while non-users rated this as the least critical page. The difference is accentuated when the perceptions of the veteran are analyzed. Among the conclusions, it was observed that the time of use factor has a negative relation with the analyzed system´s visual aesthetics.
Palavras-chave: Design de Interação;
Estética Visual;
Interfaces Acadêmicas;
Percepção visual;
Interaction Design;
Visual Aesthetics;
Academic Interfaces;
Visual Perception.
Área(s) do CNPq: Desenho de Produto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCET
Citação: SILVA, Waldeilson Paixão Souza da.Estética visual e experiência do usuário em interfaces humano-computador: um estudo de caso de sistemas de gestão de atividades de ensino (SiGAEs). 2017. 175 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1840
Data de defesa: 26-Apr-2017
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