Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLicar, Ana Caroline Neres Castropt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.referee1Motta, Diomar das Graçaspt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Iran de Maria Leitãopt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:20Z-
dc.date.available2011-04-29pt_BR
dc.date.issued2010-12-17pt_BR
dc.identifier.citationLICAR, Ana Caroline Neres Castro. BOOKS OF THE ISSUE OF SCHOOL BENEDITO LEITE MODEL: culture school supplies and disciplinary power in Maranhão (1900-1911). 2010. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/183-
dc.description.resumoEste trabalho de natureza histórica objetiva analisar as relações de poder sob a perspectiva foucaultina no espaço escolar público primário da capital maranhense, na primeira década do século XX. Nessa análise, o objeto de estudo foi polêmica sobre os livros da Escola- Modelo Benedito Leite, principalmente, a cartilha Escripta rudimentar (1908), envolvendo Barbosa de Godóis, autor da cartilha e diretor das escolas Normal e Modelo, e Antônio Lobo, inspetor da Instrução pública, em 1911. A rejeição da cartilha, para a iniciação à leitura dos alunos do 1º ano da Escola-Modelo, pela Inspetoria da Instrução pública, fez emergir intenso debate a respeito da aplicação dos métodos intuitivo e analítico. Como pano de fundo para a polêmica, evidencia-se a disputa por poder entendido como discurso verdadeiro no campo pedagógico, travada entre Lobo e Godóis por meio de seus discursos materializados no jornal Diário do Maranhão. Este trabalho está inserido no campo da cultura material escolar e a metodologia utilizada pautou-se no paradigma indiciário de Ginzburg (1989), onde, por meio da análise das fontes, buscou-se os indícios da utilização de tecnologias de poder empregadas nas relações dentro do campo escolar. Para esta análise foram utilizados, regulamentos, leis, decretos, artigos de jornais e obras publicadas pelos envolvidos na polêmica. Constatou-se que a escola é um espaço de relações de poder, onde o poder disciplinar por meio da vigilância hierárquica, controle da atividade e do tempo foram os principais dispositivos de poder utilizados, tendo em vista o projeto civilizador da nação.por
dc.description.abstractThis work to analyze the historical nature of power relations - from the perspective Foucaultians - within the public school's primary capital of Maranhão, in the first decade of the twentieth century. In this analysis, the object of study has been controversy over the books of the Model School Benedito Leite, especially The Writings Rudimentary Primer (1908), involving Barbosa Godoy, author of the booklet and director of the Normal and Model Schools, and Antonio Lobo, Inspector Public Instruction in 1911. The rejection of the primer, to initiate the reading of the 1st year of School Model, by Inspector of Public Instruction, gave rise to intense debate regarding the application of intuitive and analytical methods. As background to the controversy, highlights the struggle for power understood as true discourse in the educational field, fought between Lobo and Godoi through his speeches materialized in the newspaper Diario do Maranhão. This work is entered in the field of material culture school and the methodology used was based on circumstantial paradigm of Ginzburg (1989), where, through the analysis of the sources, we sought evidence of the use of technologies employed in power relations within the school field. For this analysis were used, regulations, laws, decrees, newspaper articles and works published by those involved in the controversy. It was found that the school is a place of power relations, where the disciplinary power through hierarchical supervision, control the activity and time were the main power devices used in view of the civilizing project of the nation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANA CAROLINE NERES CASTRO LICAR.pdf: 749410 bytes, checksum: e9b60d0a08073ddc874d3a319c5e90d1 (MD5) Previous issue date: 2010-12-17eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectPolêmicapor
dc.subjectIntelectuaispor
dc.subjectRelações de poderpor
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectControversyeng
dc.subjectIntellectualseng
dc.subjectPower relationseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::HISTORIA DA EDUCACAOpor
dc.titleA QUESTÃO DE LIVROS DA ESCOLA-MODELO BENEDITO LEITE: cultura material escolar e poder disciplinar no Maranhão (1900-1911)por
dc.title.alternativeBOOKS OF THE ISSUE OF SCHOOL BENEDITO LEITE MODEL: culture school supplies and disciplinary power in Maranhão (1900-1911)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ANA CAROLINE NERES CASTRO LICAR.pdf731,85 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.