Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFARIAS, Ana Carolina Melo de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6603828596716265por
dc.contributor.advisor1LABIDI, Sofiane-
dc.date.accessioned2017-08-17T18:07:43Z-
dc.date.issued2013-03-04-
dc.identifier.citationFARIAS, Ana Carolina Melo de Oliveira. Aplicação da teoria de resposta ao item na avaliação educacional e seu processo de informatização. 2013. 88 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Eletricidade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1839-
dc.description.resumoO processo educacional existente atualmente utiliza o computador como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Essa ferramenta vem ganhando espaço em âmbito educacional, sendo assim adotada em algumas escolas.O processo de avaliação educacional busca formas de avaliar que garanta a segurança dos itens e a rapidez e agilidade nos resultados, e por isso já destaca a importância de inserir o computador ao seu processo. Este trabalho trata do uso do computador no processo de avaliação aplicado a alunos do 5° ano do ensino fundamental associado ao uso da Teoria de Resposta ao Item no processo de avaliação e obtenção de resultados. Dessa forma, foi proposto o desenvolvimento de um módulo de avaliação online que possibilite a realização de um teste no computador. Este mesmo teste foi aplicado no papel e caneta para que assim, como forma de experimento, seja possível com o uso da TRI e por meio de um recurso computacional, avaliar os resultados e posteriormente fazer um levantamento das vantagens e desvantagens de inserir o computador no processo de avaliação, e justificar os diferentes comportamentos apresentados pelos alunos que se submeteram as provas.por
dc.description.abstractThe existing educational process currently uses the computer as an auxiliary tool in the teaching-learning process. This tool has been growining up in the educational field, and this has already been adopted in some schools.The process of educational assessment seeks ways to evaluate to ensure the safety of items and speed and agility in the results, for this the importance of entering the computer to its process.This work deals with the use of computers in the assessment process used with students from 5th grade key associated with the use of Item Response Theory (IRT) in the evaluation process and results.Thus, we developed a web-based assessment module that fostered the development of a test on the computer. The same test was applied to paper and pen so that as a way to experiment is possible with the use of ITR, through software BILOG, evaluate the results and subsequently make a survey of the advantages and disadvantages of entering the computer in the process evaluation, and justify the different behaviors presented by students who submitted the evidence.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-08-17T18:07:43Z No. of bitstreams: 1 AnaCarolinaFarias.pdf: 2619448 bytes, checksum: 527d6d61075f9ec94d18e9f864866f3d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-17T18:07:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AnaCarolinaFarias.pdf: 2619448 bytes, checksum: 527d6d61075f9ec94d18e9f864866f3d (MD5) Previous issue date: 2013-03-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação Educacionalpor
dc.subjectSistemas de Avaliaçãopor
dc.subjectTeoria de Resposta ao Itempor
dc.subjectTeorias de Medidaspor
dc.subjectEducational Assessmenteng
dc.subjectEvaluation Systemseng
dc.subjectItem Theory of Responseeng
dc.subjectMeasurement Theoryeng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleAplicação da teoria de resposta ao item na avaliação educacional e seu processo de informatizaçãopor
dc.title.alternativeApplication of item response theory in educational evaluation and its Computerization processeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AnaCarolinaFarias.pdfDissertação2,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.