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Tipo do documento: Dissertação
Título: MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA MULTIAGENTE PARA SELEÇÃO DE FALHAS E TOMADA DE DECISÃO EM VIRADORES DE VAGÕES.
Título(s) alternativo(s): MODELING AND IMPLEMENTING A MULTIAGENT SYSTEM FOR FAULT SELECTION AND DECISION MAKING IN WAGON VIRATORS.
Autor: FARIAS, Osevaldo da Silva 
Primeiro orientador: LABIDI, Sofiane
Segundo orientador: FONSECA NETO, João Viana da
Resumo: Este trabalho apresenta a modelagem e implementação de um aplicação multiagente para a seleção de falhas e tomada de decisão em viradores de vagões da VALE. A proposta investiga abordagens de desenvolvimento e arquiteturas baseadas no conhecimento para criação do SADDEM, um sistema multiagente aplicado ao apoio a decisão em células de descarga de minério. As particularidades das estruturas cognitivas de agentes são baseadas no mecanismo inferência Jess, objetivando encadear decisões e recomendações de planos de manutenção feitas pelo sistema. A ontologia do sistema é elaborada por meio das informações e conhecimento eliciados durante entrevista e atividades operacionais referentes ao conjunto carro posicionador observadas no equipamento virador de vagões VV311- K01. Os artefatos produzidos durante as fases do ciclo de desenvolvimento têm a aplicação das técnicas da metodologia PASSI, Inteligência Artificial e das engenharias de apoio ao desenvolvimento de software com uso do framework JADE. O módulo de tempo real do sistema está vinculado ao software de supervisão e monitoramento das células de produção do setor de descarga de minério da VALE.
Abstract: This work leads to the modeling and implementation of a multi-agent application of faults selection and decision making for VALE’s rotary railcar dumpers. The work explore development approaches and knowledge-based achtectures aiming to SADDEM build, a multi-agent system applyed to decision making in ore unload cells. The particularities of cognitives agents structures are based on Jess inference engine in order to link decisions and maintain plans recommendations made by the system. The ontology is developed throught elicitation of information and knowledge during interviews and VV311-K01 car positioner set operating activities. The artifacts produced during the development clycle phases employs PASSI methodology technics, Artificial Intelligence and support engineering to software development using JADE framework. The real time module is linked to the software of supervision and monitoring of the unloading cell productions of VALE.
Palavras-chave: Sistemas Multiagente; Viradores de Vagões; Inteligência Artificial; JESS; JADE
Multi-agent Systems; Rotary Railcar Dumpers; Artificial Intelligence; JESS; JADE
Área(s) do CNPq: Métodos de Síntese e Otimização Aplicados ao Projeto Mecânico.
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: FARIAS, Osevaldo da Silva. MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA MULTIAGENTE PARA SELEÇÃO DE FALHAS E TOMADA DE DECISÃO EM VIRADORES DE VAGÕES.. 2009. [131 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1831
Data de defesa: 9-Feb-2009
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