Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/182
Tipo do documento: Dissertação
Título: INFÂNCIA ROUBADA: memórias de empregadas domésticas no trabalho e na educação escolar
Título(s) alternativo(s): STOLEN CHILDHOOD: memoirs of maids work and schooling
Autor: Silva, Darlene Sousa 
Primeiro orientador: MOTTA, Diomar das Graças
Resumo: Este estudo trata de uma investigação sobre as memórias referentes ao trabalho e educação escolar de mulheres que foram inseridas precocemente no trabalho doméstico. Tem por objetivo resgatar a relação que as mulheres entrevistadas estabelecem com o trabalho doméstico desde a infância, passando pela adolescência até a idade adulta, bem como identificar os determinantes culturais e socioeconômicos da inserção precoce no trabalho doméstico, investigar as condições de trabalho, as principais dificuldades enfrentadas, perfil sócio-econômico das trabalhadoras e suas respectivas famílias, analisando as consequências do trabalho doméstico na educação escolar das trabalhadoras domésticas. Estuda-se a trajetória histórica do trabalho infanto-juvenil a partir da transição do feudalismo para o capitalismo e da revolução industrial, para melhor compreender o problema em sua atual configuração (MARX, 1983, ENGELS, 1985, HUBERMAN, 1986, LIBERATI & DIAS, 2006, MOURA 1999). Aponta-se a pobreza como causa determinante do trabalho infanto-juvenil e as relações de produção engendradas pelo sistema capitalista como a causa da pobreza. (MARX, 1983, ENGELS, 1985, HUBERMAN, 1986, SINGER, 1998, CIPOLA, 2001, BENJAMIN, 1998, CHIAVENATO, 1998). Discute-se o trabalho doméstico sob o prisma das relações de gênero e como este contribui para opressão econômica e psicológica da pessoa mulher. (PERROT, 2007, SAFFIOTI, 1981, SCOTT, 1995, BARBIERE, 1992, MELO, 1998, HAHNER, 1978). Analisa-se a exclusão social da mulher no mercado de trabalho e o estigma da desvalorização do trabalho doméstico. (DUPAS, 1999, BUARQUE,1999, PERROT, 2007, SAFFIOTI, 1981, SCOTT, 1995, BARBIERE, 1992, MELO, 1998, HAHNER, 1978). Utiliza-se como orientação teórico-metodológica os pressupostos do materialismo histórico dialético, que melhor contemplam a questão do trabalho. Como o sujeito deste estudo é a pessoa mulher, torna-se indispensável uma conjugação com os estudos feministas, com abordagem da categoria relações de gênero. Esta articulação teve o espaço doméstico (local do trabalho dos sujeitos do estudo) e educacional por ser a base da pesquisa. Os resultados da pesquisa revelaram que as trabalhadoras entrevistadas são provenientes de famílias muito pobres, com prole numerosa e de origem rural. Em sua trajetória de trabalho as mulheres entrevistadas declararam que foram vítimas dos mais diversos tipos de violência, incluindo violência física e sexual, além de extensas jornadas de trabalho e desrespeito aos direitos trabalhistas. No que se refere à educação escolar, o trabalho doméstico foi determinante para o abandono dos estudos, baixo grau de escolaridade das trabalhadoras, reprodução e manutenção da perversa condição social.
Abstract: This is a study about an investigation about memories regarding to work and school education of women that were early inserted in domestic labor. It aims identifying the relationship that these women have with domestic labor since the childhood to the adult age, as well as identify the cultural and socioeconomic aspects of early insertion in domestic labor, investigate the work conditions, the main difficulties faced, the socioeconomic profile of the workers and their families, and also analyze the consequences of domestic labor in school education of the domestic workers. (MARX, 1983, ENGELS, 1985, HUBERMAN, 1986, LIBERATI & DIAS, 2006, MOURA 1999). Was studied the historical trajectory of infant-juvenile work from the transition of feudalism to capitalism and the industrial revolution to better comprehend the problem in its modern configuration. It is identified the poverty as a main cause of domestic work and the relations of production in a capitalist system as the cause of poverty. (MARX, 1983, ENGELS, 1985, HUBERMAN, 1986, SINGER, 1998, CIPOLA, 2001, BENJAMIN, 1998, CHIAVENATO, 1998). Is discussed the domestic labor by the point of view of the gender relationships and how it contributes to economical and psychological oppression of women. (PERROT, 2007, SAFFIOTI, 1981, SCOTT, 1995, BARBIERE, 1992, MELO, 1998, HAHNER, 1978). It is analyzed the social exclusion of women in labor market and the stigma of domestic labor depreciation. (DUPAS, 1999, BUARQUE,1999, PERROT, 2007, SAFFIOTI, 1981, SCOTT, 1995, BARBIERE, 1992, MELO, 1998, HAHNER, 1978). Is used as theoretical and methodological orientation the assumptions of historical and dialectical materialism, which better addresses the issue of labor. Taking in consideration that our study is about the woman, it indispensable a conjunction with feminist studies, by the point of view of gender relationships. This study was based on the domestic and scholar spaces, where the subject of this study works and attends. The result of this research reveals that the women workers come from very poor and big families, with large number of children and of rural origins. In their trajetory of work the women interviewed declared that they suffered several kinds of violence, including physical and sexual violence, in addition to extended working hours and disrespect to labor rights. Regarding to school education, the domestic work was determinative to the school abandon, low level of scholarship of the workers and reproduction of the unfair social conditions.
Palavras-chave: Trabalho doméstico
Trabalhadoras infanto-juvenis
Relações de Gênero
Educação
Memória
Domestic Labor
Children and youth workers
Gender Relationships
Education
Memory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SILVA, Darlene Sousa. STOLEN CHILDHOOD: memoirs of maids work and schooling. 2010. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/182
Data de defesa: 3-Dez-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
DARLENE SOUSA SILVA.pdf1,88 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.