Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1811
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem do sistema de avaliação de conhecimento, segundo parâmetros do ENADE, aplicável aos cursos superiores de graduação: uma proposta quanto a forma de avaliação nas IES
Título(s) alternativo(s): MODELLING OF THE SYSTEM OF ASSESSMENT OF KNOWLEDGE BY PARAMETERS OF ENADE, APPLICABLE TO THE TOP OF COURSES GRADUATION: a proposal on how to assess in IES
Autor: PEREIRA, Cléber Augusto 
Primeiro orientador: LABIDI, Sofiane
Primeiro coorientador: ABDELOUAHAB, Zair
Resumo: A proposta de modelagem de sistema de avaliação dos cursos superiores de graduação, segundo os parâmetros exigidos pelo ENADE, emerge da necessidade das IES adequarem sua metodologia e procedimentos de avaliação aos moldes estabelecidos pelo exame. A solução proposta não se dirige a um curso específico de graduação, podendo ser utilizada para qualquer área do conhecimento. O uso de agentes de software em seu desenvolvimento justifica-se em razão de uma aplicação computacional clássica não ser capaz de adaptar-se à realidade de cada aluno, entregando quesitos segundo o comportamento identificado durante o processo de avaliação. As estatísticas geradas a partir deste raciocínio servirão tanto para os alunos como para os docentes no sentido de reavaliar o processo de ensino aprendizagem. A modelagem foi efetuada segundo a UML 2.0, foi utilizada a metodologia TROPOS para a modelagem dos agentes e sua implementação foi realizada no JADE.
Abstract: The proposed modeling system for assessing undergraduate degree courses, according to the parameters required by ENADE emerges from the need of the IES adjust its methodology and assessment procedures to the terms set by the exam. The proposed solution does not address a specific undergraduate course and may be applied for any knowledge area. The use of software agents is justified on the grounds of a classical computer application not being able to adapt to the reality of each student, delivering the second behavioral questions identified during the evaluation process.The statistics generated from this reasoning will serve both for students and for teachers in order to reevaluate the teaching and learning process. The modeling was performed according to the UML 2.0 TROPOS methodology was used for the modeling of agents and their implementation was done in JADE.
Palavras-chave: Modelagem de software
ACS TROPOS
Agentes de software
JADE
Software modeling
Software agents
Área(s) do CNPq: Engenharia de Software
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: PEREIRA, Cléber Augusto. Modelagem do sistema de avaliação de conhecimento, segundo parâmetros do ENADE, aplicável aos cursos superiores de graduação: uma proposta quanto a forma de avaliação nas IES. 2010. 128 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Eletricidade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1811
Data de defesa: 9-Ago-2010
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CleberPereira.pdfDissertação3,02 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.