Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1806
Tipo do documento: Dissertação
Título: O TAMBOR QUE FALA: LINGUAGEM E PERFORMANCE MUSICAL NO „PEGA FOGO‟ DO TAMBOR DE CRIOULA.
Título(s) alternativo(s): THE DRUM THAT SPEAKS: LANGUAGE AND MUSICAL PERFORMANCE IN "PEGA FOGO" OF THE TAMBOR DE CRIOULA.
Autor: GUEDES, João Paulo 
Primeiro orientador: FERRETTI, Sérgio Figueiredo
Resumo: Esta dissertação pretende desenvolver uma análise da linguagem dialógica do tambor de crioula vinculada ao conceito de performance musical, em que estão em jogo tanto elementos “musicais” como “extramusicais”. O tambor de crioula é uma manifestação popular muito diversa e contextual, predominantemente realizada por negros, com perfis de participantes, motivações, formas de organização, estruturas musicais e coreográficas, que possuem semelhanças e diferenças as quais se espera comungar na prática coletiva. Esta comunhão de sentimentos é concretizada em momentos em que a performance musical chega ao ápice e, como dizem, o tambor „esquenta‟ e „pega fogo‟, expressões que adoto como fenômeno da euforia coletiva. Através da etnografia da performance musical, pretendo demonstrar uma interpretação da maneira como a linguagem dialógica se manifesta em „marchas‟ de tambor em diferentes performances musicais, bem como, alguns elementos que influenciam o „pega fogo‟ do tambor.
Abstract: This thesis aims to develop an analysis of dialogic languageoftambor de crioula linked to the concept of musical performance, which are at stake both “musical” elements as “extramusical”. The tambor de crioula is a popular manifestation very diverse and contextual predominantly held by blacks, with profiles of participants, motivations, forms of organization, musical and choreographic structures that have similarities and differences which are expected commune in the collective practice. This communion of feelings is achieved in times when the musical performance reach the summit and, as they say, the tambor „esquenta' and „pega fogo', expressions that I adopt as a phenomenon of collective euphoria. Through ethnography of musical performance, I intend to demonstrate an interpretation of how the dialogic language is manifested in 'marchas de tambor‟in different musical performances, as well as some elements that influence the „pega fogo do tambor‟.
Palavras-chave: linguagem dialógica; performance musical; euforia coletiva; tambor de crioula
dialogic language; music performance; collective euphoria; tambor de crioula
Área(s) do CNPq: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH
Citação: GUEDES, João Paulo. O TAMBOR QUE FALA: LINGUAGEM E PERFORMANCE MUSICAL NO „PEGA FOGO‟ DO TAMBOR DE CRIOULA.. 2016. [153 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1806
Data de defesa: 8-Ago-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Paulo Guedes.pdfDissertação de Mestrado6,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.