Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1798
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | QUANDO A LUZ SE FAZ CENA Uma prática interdisciplinar de formação do aluno-espectador na escola. |
Título(s) alternativo(s): | When the light makes the scene An interdisciplinary practice of student-spectator in school. |
Autor: | FREIRE, Luis Antonio Pereira |
Primeiro orientador: | SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de |
Resumo: | A presente pesquisa, desenvolvida junto à linha de pesquisa abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes do Mestrado Profissional em Artes, trata de uma prática interdisciplinar de formação do aluno-espectador de teatro, desenvolvida com alunos do ensino médio de São Luís (MA) no segundo semestre de 2015. Os experimentos cênicos voltaram-se para os estudos da natureza da luz e envolveram os componentes curriculares de Arte e Física, com o objetivo de verificar as contribuições dessa abordagem no processo de recepção teatral dos estudantes envolvidos. Tendo como estratégia um procedimento de pesquisa que incluiu planejamento pedagógico, aulas expositivas, processo de criação, registro e avaliação, a investigação gerou desdobramentos pedagógicos, artísticos e estéticos bastante consistentes, em diálogo com a literatura atualizada referente à pedagogia e iluminação teatral, além de sugerir mudanças estratégicas no cotidiano curricular da educação formal. |
Abstract: | This research, conducted at the line of research theoretical and methodological approaches of teaching practices of the Professional Master of Arts, is an interdisciplinary practice of training theater student-viewer, developed with high school students in São Luís (MA) in second half of 2015. the scenic experiments turned to the study of the nature of light and involved the curriculum components Art and Physics, in order to verify the contributions of this approach in the theatrical reception process of the students involved. Having a strategy a research procedure that included educational planning, lectures, creative process, registration and evaluation, research generated educational, artistic and aesthetic developments fairly consistent in dialogue with the updated literature on pedagogy and theatrical lighting, and suggest strategic changes in curriculum everyday formal education. |
Palavras-chave: | Iluminação; Interdisciplinaridade; Pedagogia do espectador Lighting; Interdisciplinarity; Viewer's pedagogy |
Área(s) do CNPq: | Educação Artística |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH |
Citação: | FREIRE, Luis Antonio Pereira. QUANDO A LUZ SE FAZ CENA Uma prática interdisciplinar de formação do aluno-espectador na escola.. 2016. [21 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] . |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1798 |
Data de defesa: | 26-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis Antonio Pereira Freire.pdf | Dissertação de Mestrado | 1,9 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.