Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1798
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREIRE, Luis Antonio Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236482656621272por
dc.contributor.advisor1SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8443432670512731por
dc.date.accessioned2017-08-10T14:02:41Z-
dc.date.issued2016-07-26-
dc.identifier.citationFREIRE, Luis Antonio Pereira. QUANDO A LUZ SE FAZ CENA Uma prática interdisciplinar de formação do aluno-espectador na escola.. 2016. [21 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] .por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1798-
dc.description.resumoA presente pesquisa, desenvolvida junto à linha de pesquisa abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes do Mestrado Profissional em Artes, trata de uma prática interdisciplinar de formação do aluno-espectador de teatro, desenvolvida com alunos do ensino médio de São Luís (MA) no segundo semestre de 2015. Os experimentos cênicos voltaram-se para os estudos da natureza da luz e envolveram os componentes curriculares de Arte e Física, com o objetivo de verificar as contribuições dessa abordagem no processo de recepção teatral dos estudantes envolvidos. Tendo como estratégia um procedimento de pesquisa que incluiu planejamento pedagógico, aulas expositivas, processo de criação, registro e avaliação, a investigação gerou desdobramentos pedagógicos, artísticos e estéticos bastante consistentes, em diálogo com a literatura atualizada referente à pedagogia e iluminação teatral, além de sugerir mudanças estratégicas no cotidiano curricular da educação formal.por
dc.description.abstractThis research, conducted at the line of research theoretical and methodological approaches of teaching practices of the Professional Master of Arts, is an interdisciplinary practice of training theater student-viewer, developed with high school students in São Luís (MA) in second half of 2015. the scenic experiments turned to the study of the nature of light and involved the curriculum components Art and Physics, in order to verify the contributions of this approach in the theatrical reception process of the students involved. Having a strategy a research procedure that included educational planning, lectures, creative process, registration and evaluation, research generated educational, artistic and aesthetic developments fairly consistent in dialogue with the updated literature on pedagogy and theatrical lighting, and suggest strategic changes in curriculum everyday formal education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2017-08-10T14:02:41Z No. of bitstreams: 1 Luis Antonio Pereira Freire.pdf: 1942146 bytes, checksum: 696dab7fa387a4e918b9b1b095ca93dc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-10T14:02:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Luis Antonio Pereira Freire.pdf: 1942146 bytes, checksum: 696dab7fa387a4e918b9b1b095ca93dc (MD5) Previous issue date: 2016-07-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIluminação; Interdisciplinaridade; Pedagogia do espectadorpor
dc.subjectLighting; Interdisciplinarity; Viewer's pedagogyeng
dc.subject.cnpqEducação Artísticapor
dc.titleQUANDO A LUZ SE FAZ CENA Uma prática interdisciplinar de formação do aluno-espectador na escola.por
dc.title.alternativeWhen the light makes the scene An interdisciplinary practice of student-spectator in school.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis Antonio Pereira Freire.pdfDissertação de Mestrado1,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.