Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1798
Tipo do documento: Dissertação
Título: QUANDO A LUZ SE FAZ CENA Uma prática interdisciplinar de formação do aluno-espectador na escola.
Título(s) alternativo(s): When the light makes the scene An interdisciplinary practice of student-spectator in school.
Autor: FREIRE, Luis Antonio Pereira 
Primeiro orientador: SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida junto à linha de pesquisa abordagens teórico-metodológicas das práticas docentes do Mestrado Profissional em Artes, trata de uma prática interdisciplinar de formação do aluno-espectador de teatro, desenvolvida com alunos do ensino médio de São Luís (MA) no segundo semestre de 2015. Os experimentos cênicos voltaram-se para os estudos da natureza da luz e envolveram os componentes curriculares de Arte e Física, com o objetivo de verificar as contribuições dessa abordagem no processo de recepção teatral dos estudantes envolvidos. Tendo como estratégia um procedimento de pesquisa que incluiu planejamento pedagógico, aulas expositivas, processo de criação, registro e avaliação, a investigação gerou desdobramentos pedagógicos, artísticos e estéticos bastante consistentes, em diálogo com a literatura atualizada referente à pedagogia e iluminação teatral, além de sugerir mudanças estratégicas no cotidiano curricular da educação formal.
Abstract: This research, conducted at the line of research theoretical and methodological approaches of teaching practices of the Professional Master of Arts, is an interdisciplinary practice of training theater student-viewer, developed with high school students in São Luís (MA) in second half of 2015. the scenic experiments turned to the study of the nature of light and involved the curriculum components Art and Physics, in order to verify the contributions of this approach in the theatrical reception process of the students involved. Having a strategy a research procedure that included educational planning, lectures, creative process, registration and evaluation, research generated educational, artistic and aesthetic developments fairly consistent in dialogue with the updated literature on pedagogy and theatrical lighting, and suggest strategic changes in curriculum everyday formal education.
Palavras-chave: Iluminação; Interdisciplinaridade; Pedagogia do espectador
Lighting; Interdisciplinarity; Viewer's pedagogy
Área(s) do CNPq: Educação Artística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH
Citação: FREIRE, Luis Antonio Pereira. QUANDO A LUZ SE FAZ CENA Uma prática interdisciplinar de formação do aluno-espectador na escola.. 2016. [21 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1798
Data de defesa: 26-Jul-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - PROF-ARTES EM REDE NACIONAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luis Antonio Pereira Freire.pdfDissertação de Mestrado1,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.