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Tipo do documento: Dissertação
Título: PERCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE EM RELAÇÃO ÀS ATIVIDADES LÚDICAS EM HOSPITAIS PÚBLICOS PEDIÁTRICOS DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Título(s) alternativo(s): PERCEPTIONS OF PROFESSIONALS OF THE MULTIDISCIPLINARY HEALTH TEAM IN RELATION TO THE PLAYFUL ACTIVITIES IN PEDIATRIC PUBLIC HOSPITALS OF SÃO LUÍS DO MARANHÃO
Autor: LIMA, Antônio José Araújo 
Primeiro orientador: CHAHINI, Thelma Helena Costa
Resumo: O atendimento lúdico contribui para tornar a permanência no hospital, mais fácil, favorece o desenvolvimento da criança e cura. O sentimento de finitude da vida aflige a criança, a família os que a acompanham no hospital, durante a internação. O medo iminente de morte, a saudade do lar dificulta o relacionamento com: enfermeiros, médicos, psicólogos, fisioterapeutas, entre outros. No contexto, investigaram-se as percepções de profissionais da equipe multidisciplinar de saúde em relação ao desenvolvimento de atividades lúdicas em 2 hospitais públicos pediátricos de São Luís/MA. Desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, descritiva. Os participantes foram 8 profissionais pertencentes à área da saúde, dentre esses, 2 são médicos, 2 enfermeiros, 2 psicólogos e 2 terapeutas ocupacionais, sendo 6 pertencentes ao sexo feminino e 2 ao sexo masculino, possuindo em média 6 anos de experiências profissionais em hospitais pediátricos. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sinalizam que as atividades lúdicas desenvolvidas com crianças são relevantes nos processos de socialização e integração da criança à realidade da internação. Os profissionais da equipe muldisciplinar de saúde, enfatizam que as atividades lúdicas desenvolvidas nos hospitais pediátricos contribuem no processo de recuperação da saúde da criança, somando no tratamento da patologia.
Abstract: Child hospitalization is a difficult process for the child's development in a hostile and indifferent environment with resistance to adapt to the new reality. The playful care helps to make the stay in the hospital easier, favors the child's development and healing. The feeling of finitude of life afflicts the child, the family those who accompany him in the hospital, during hospitalization. The imminent fear of death, the homesickness of the home makes difficult the relationship with: nurses, doctors, psychologists, physiotherapists, among others. In the context, we investigated the perceptions of professionals of the multidisciplinary health team in relation to the development of play activities in 2 pediatric public hospitals of São Luís/MA. An exploratory, descriptive research was developed. The participants were 8 professionals belonging to the health area, among them, 2 are doctors, 2 nurses, 2 psychologists and 2 occupational therapists, 6 of which are female and 2 are male, with an average of 6 years of professional experience in hospitals. The data were collected through semi-structured interviews. The results indicate that play activities developed with children are relevant in the processes of socialization and integration of the child to the reality of hospitalization. The professionals of the multidisciplinary health team emphasize that the play activities developed in pediatric hospitals contribute to the recovery process of the child's health, adding to the treatment of the pathology.
Palavras-chave: Hospitalização pediátrica;
Equipe multidisciplinar;
Atividades lúdicas;
Pediatric hospitalization;
Multidisciplinary team;
Play activities.
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: LIMA, Antônio José Araújo. Percepções de profissionais da equipe multidisciplinar de saúde em relação às atividades lúdicas em hospitais públicos pediátricos de São Luís do Maranhão. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017 .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1792
Data de defesa: 31-Mai-2017
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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