Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1788
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Solange Lopes da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420900Y1por
dc.contributor.advisor1RIBEIRO, Carla Vaz dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708093E6por
dc.date.accessioned2017-08-07T16:18:28Z-
dc.date.issued2017-04-10-
dc.identifier.citationSILVA, Solange Lopes da. “A gente tá sempre com a guilhotina no pescoço”: precarização e violência no trabalho docente sob o olhar da clínica psicodinâmica do trabalho. 2017. 211 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1788-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo analisar a natureza da relação existente entre precarização, violência e sofrimento no cotidiano laboral de professores substitutos de uma IFES. Para tanto, fez-se uma caracterização das condições e da organização do trabalho desses professores, identificando as violências a elas associadas, bem como as estratégias de mediação utilizadas por tais profissionais frente às adversidades. Optou-se pelo uso do referencial teórico-metodológico da Psicodinâmica do Trabalho em articulação com o Materialismo Histórico-dialético, aplicando-se a clínica do trabalho e da ação preconizada por Christophe Dejours. Sob esta perspectiva, a coleta de dados teve como fonte principal a construção de um espaço público de discussão, que ocorreu através da realização de 14 sessões coletivas semanais, envolvendo 06 professores substitutos. A clínica do trabalho percorreu as etapas de: pré-pesquisa, que contemplou análise documental e a realização de 31 entrevistas, sendo 28 com docentes e 3 com gestores (chefes de departamento), visando o levantamento da demanda; a pesquisa propriamente dita, que se deu a partir da realização das sessões, com a observação clínica, a discussão e a interpretação dos conteúdos; e a validação, que ocorreu simultaneamente ao desenvolvimento da pesquisa, haja vista seu caráter de pesquisa e ação. Constatou-se a ocorrência de violências sutis, que se apresentam nas condições e na organização do trabalho e nas relações laborais, as quais geram sofrimento no trabalho; todavia, sem que este tome o destino de patologias. Diante de tal sofrimento, os professores usam estratégias de defesa de negação, adaptação e exploração. Não obstante, conseguem mobilizar-se subjetivamente no trabalho, preservando a saúde e vivenciando o prazer, por estarem diante de atividades com as quais se identificam, por enxergarem nelas um sentido e uma contribuição social, além do fato de que dispõem de certo grau de autonomia e de reconhecimento social advindo dos discentes. O uso da clínica psicodinâmica do trabalho mostrou-se pertinente e favorável à emancipação dos trabalhadores, configurando-se como uma atividade que contribui para uma atuação social e política dos profissionais de psicologia, na qual a saúde do trabalhador efetivamente coloca-se como objetivo principal a ser alcançado.por
dc.description.abstractThe present research aimed to analyze the nature of the relationship between precariousness, violence and suffering in the daily work of substitute teachers of an IFES. In order to do so, a characterization of the conditions and work organization of these teachers was made, identifying the violence associated with them, as well as the mediation strategies used by these professionals in the face of adversity. It was decided to use the theoretical-methodological reference of the Psychodynamics of Work in articulation with historical-dialectical materialism, applying to the work and action clinic recommended by Christophe Dejours. From this perspective, data collection had as main source the construction of a public space of discussion, which occurred through the organization of 14 weekly collective sessions, involving 06 substitute teachers. The work clinic covered the following stages: pre-survey, which included documentary analysis and 31 interviews, 28 of which were professors and 3 were managers (department heads), aiming to survey the demand; the research itself, which took place after the sessions, with clinical observation, discussion and interpretation of the contents; and validation, which occurred simultaneously to the development of the research, given its research of action character. It was observed that subtle violence occurs in the conditions and organization of work and in industrial relations, which cause suffering at work; however, without it taking the fate of pathologies. According to that suffering, teachers use strategies of defense of denial, adaptation and exploitation. Nevertheless, they are able to mobilize themselves subjectively in their work, preserving their health and experiencing pleasure, because they are faced with activities with which they identify themselves, because they see in them a meaning and a social contribution, besides the fact that they have a certain degree of Autonomy and social recognition coming from the students. The use of the psychodynamic work clinic was pertinent and favorable to the emancipation of the workers, being an activity that contributes to a social and political performance of the psychology professionals, in which the health of the worker effectively becomes the main objective to be achieved.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2017-08-07T16:18:28Z No. of bitstreams: 1 Solange Lopes da Silva.pdf: 1357268 bytes, checksum: ff8d74f5ee19aee3f96f75df963e9462 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-07T16:18:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Solange Lopes da Silva.pdf: 1357268 bytes, checksum: ff8d74f5ee19aee3f96f75df963e9462 (MD5) Previous issue date: 2017-04-10eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrecarização;por
dc.subjectViolência no Trabalho;por
dc.subjectTrabalho docente;por
dc.subjectClínica Psicodinâmica do Trabalho;por
dc.subjectPrecarization;eng
dc.subjectViolence at work;eng
dc.subjectTeaching work;eng
dc.subjectPsychodynamic Work Cliniceng
dc.subject.cnpqPsicologia do Trabalho e Organizacionalpor
dc.title“A GENTE TÁ SEMPRE COM A GUILHOTINA NO PESCOÇO”: Precarização e violência no trabalho docente sob o olhar da clínica psicodinâmica do trabalhopor
dc.title.alternative"THE PEOPLE ARE ALWAYS WITH THE GUILHOTINA IN THE NECK": Precarization and violence in the teaching work under the perspective of the psychodynamic work cliniceng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Solange Lopes da Silva.pdfDissertação de Mestrado1,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.