Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1782
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Inês Alves de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5126805372851555por
dc.contributor.advisor1RAMOS, Paulo Roberto Barbosa-
dc.contributor.advisor-co1Ramos, Edith Maria Barbosa-
dc.date.accessioned2017-08-03T17:59:50Z-
dc.date.issued2017-03-20-
dc.identifier.citationSOUSA, Inês Alves de. Avaliação de cursos jurídicos no Brasil: estudo de dois casos no Maranhão. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1782-
dc.description.resumoCom este estudo pretende-se oferecer uma contribuição ao sistema de avaliação de cursos jurídicos no Brasil, por meio da análise de como os resultados das avaliações de cursos de graduação são gerados e como são recontextualizados pelas cursos de direito avaliados, tendo como base algumas categorias teóricas expressas em Pierre Bourdieu, Basil Bernstein e Mikhail Bakhtin. A análise critica dos Relatórios de Avaliação dos Cursos de Direito das instituições de ensino pesquisadas, localizadas nos campi São Luís, no período compreendido entre 2012 e 2015, além da leitura atenta dos Projetos Pedagógicos entre outros documentos, possibilitará identificar o papel regulador do Sistema Nacional de Avaliação – Sinaes e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito e sua influência no currículo, na pedagogia, na avaliação e gestão dos cursos estudados, bem como na fala e na atuação dos coordenadores, professores e alunos. Além disso, uma questão que se apresenta é a relação entre autonomia das universidades e regulação. A opção de abordagem de uma instituição pública e uma privada visa ampliar o universo da pesquisa no intuito de comparar as duas realidades e com isso trazer uma contribuição às instituições de educação superior e ao aprimoramento dos instrumentos de avaliação do Inep.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to offer a contribution to the evaluation system of legal courses in Brazil, through the analysis of how the results of evaluations of undergraduate courses are generated and how are re-contextualized by law courses evaluated, based on some theoretical categories expressed as Pierre Bourdieu, Basil Bernstein and Mikhail Bakhtin. Critical analysis of evaluation reports on law courses of educational institutions surveyed, located on the campuses of St. Louis, in the period between 2012 and 2015, in addition to the careful reading of the Pedagogical Projects, among other documents, will identify the regulatory role of the national system of evaluation – Sinaes national curriculum guidelines and law school and your influence in the curriculum , on education, on assessment and management of the courses studied, as well as in the speech and in the performance of the coordinators, teachers and students. In addition, a question that presents itself is the relationship between autonomy of universities and regulation. The choice of approach of a public and a private institution aims to expand the universe of research in order to compare the two realities and bring a contribution to higher education institutions and the improvement of evaluation tools of Ineppor
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-08-03T17:59:50Z No. of bitstreams: 1 InesSousa.pdf: 879529 bytes, checksum: 99817bdfcdad13d20e4790d15f7550c6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-03T17:59:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 InesSousa.pdf: 879529 bytes, checksum: 99817bdfcdad13d20e4790d15f7550c6 (MD5) Previous issue date: 2017-03-20eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DIREITO/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRegulação da educação superiorpor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectSinaespor
dc.subjectCursos jurídicospor
dc.subjectAutonomia universitáriapor
dc.subjectRegulation of higher educationeng
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectLegal courseseng
dc.subjectUniversity autonomyeng
dc.subject.cnpqAvaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionaispor
dc.titleAvaliação de cursos jurídicos no Brasil: estudo de dois casos no Maranhãopor
dc.title.alternativeEvaluation of legal courses in Brazil: study of two cases in Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DE JUSTIÇA - PPGDIR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
InesSousa.pdfDissertação858,92 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.