Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1782
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sousa, Inês Alves de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5126805372851555 | por |
dc.contributor.advisor1 | RAMOS, Paulo Roberto Barbosa | - |
dc.contributor.advisor-co1 | Ramos, Edith Maria Barbosa | - |
dc.date.accessioned | 2017-08-03T17:59:50Z | - |
dc.date.issued | 2017-03-20 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Inês Alves de. Avaliação de cursos jurídicos no Brasil: estudo de dois casos no Maranhão. 2017. 150 f. Dissertação (Mestrado em Direito e Instituições do Sistema de Justiça) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017. | por |
dc.identifier.uri | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1782 | - |
dc.description.resumo | Com este estudo pretende-se oferecer uma contribuição ao sistema de avaliação de cursos jurídicos no Brasil, por meio da análise de como os resultados das avaliações de cursos de graduação são gerados e como são recontextualizados pelas cursos de direito avaliados, tendo como base algumas categorias teóricas expressas em Pierre Bourdieu, Basil Bernstein e Mikhail Bakhtin. A análise critica dos Relatórios de Avaliação dos Cursos de Direito das instituições de ensino pesquisadas, localizadas nos campi São Luís, no período compreendido entre 2012 e 2015, além da leitura atenta dos Projetos Pedagógicos entre outros documentos, possibilitará identificar o papel regulador do Sistema Nacional de Avaliação – Sinaes e das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Direito e sua influência no currículo, na pedagogia, na avaliação e gestão dos cursos estudados, bem como na fala e na atuação dos coordenadores, professores e alunos. Além disso, uma questão que se apresenta é a relação entre autonomia das universidades e regulação. A opção de abordagem de uma instituição pública e uma privada visa ampliar o universo da pesquisa no intuito de comparar as duas realidades e com isso trazer uma contribuição às instituições de educação superior e ao aprimoramento dos instrumentos de avaliação do Inep. | por |
dc.description.abstract | The purpose of this study is to offer a contribution to the evaluation system of legal courses in Brazil, through the analysis of how the results of evaluations of undergraduate courses are generated and how are re-contextualized by law courses evaluated, based on some theoretical categories expressed as Pierre Bourdieu, Basil Bernstein and Mikhail Bakhtin. Critical analysis of evaluation reports on law courses of educational institutions surveyed, located on the campuses of St. Louis, in the period between 2012 and 2015, in addition to the careful reading of the Pedagogical Projects, among other documents, will identify the regulatory role of the national system of evaluation – Sinaes national curriculum guidelines and law school and your influence in the curriculum , on education, on assessment and management of the courses studied, as well as in the speech and in the performance of the coordinators, teachers and students. In addition, a question that presents itself is the relationship between autonomy of universities and regulation. The choice of approach of a public and a private institution aims to expand the universe of research in order to compare the two realities and bring a contribution to higher education institutions and the improvement of evaluation tools of Inep | por |
dc.description.provenance | Submitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-08-03T17:59:50Z No. of bitstreams: 1 InesSousa.pdf: 879529 bytes, checksum: 99817bdfcdad13d20e4790d15f7550c6 (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-08-03T17:59:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 InesSousa.pdf: 879529 bytes, checksum: 99817bdfcdad13d20e4790d15f7550c6 (MD5) Previous issue date: 2017-03-20 | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE DIREITO/CCSO | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO/CCSO | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Regulação da educação superior | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Sinaes | por |
dc.subject | Cursos jurídicos | por |
dc.subject | Autonomia universitária | por |
dc.subject | Regulation of higher education | eng |
dc.subject | Evaluation | eng |
dc.subject | Legal courses | eng |
dc.subject | University autonomy | eng |
dc.subject.cnpq | Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais | por |
dc.title | Avaliação de cursos jurídicos no Brasil: estudo de dois casos no Maranhão | por |
dc.title.alternative | Evaluation of legal courses in Brazil: study of two cases in Maranhão | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO E INSTITUIÇÕES DO SISTEMA DE JUSTIÇA - PPGDIR |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
InesSousa.pdf | Dissertação | 858,92 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.