Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/175
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Maély Ferreira Holandapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8174411008021957por
dc.contributor.advisor1CASTRO, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Iran de Maria Leitãopt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2313634756775278por
dc.contributor.referee2Motta, Diomar das Graçaspt_BR
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:18Z-
dc.date.available2011-02-03pt_BR
dc.date.issued2010-12-16pt_BR
dc.identifier.citationRAMOS, Maély Ferreira Holanda. CONFESSIONAL ADVENTIST EDUCATION IN SAO LUIS / MA: In Remembrance its Historical Trajectory of the slopes of its Expansion. 2010. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/175-
dc.description.resumoO presente estudo trata da história do Ensino Confessional Adventista em São Luís do Maranhão, no período de 1943 a 2010, tomando como referência o Colégio Adventista de São Luís, por ser este a primeira Instituição Educacional da rede. Objetiva-se neste processo de investigação recuperar e analisar a reminiscência dessa história através dos discursos e práticas para, então, compreender as condições que favoreceram e possibilitaram o surgimento e expansão desta Instituição de Ensino. Estuda-se o Ensino Confessional Adventista inserido no Campo Religioso Maranhense em seu contexto de pluralidade nos séculos XX e XXI, considera-se que este é um lugar de manifestações simbólicas que colocam em prática pensamentos concorrentes em disputa de interesses. Entende-se que este é um campo de lutas, onde se percebe conflitos originados da disputa pelo poder em função da legitimação de uma ordem simbólica (SANTOS, 2006; BOURDIEU, 1990). Parte-se da origem da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) nos Estados Unidos e do seu movimento expansionista que culminou com a introdução da Igreja no Brasil, bem como da sua extensão institucional, a escola (SHUNEMANN, 2002; DOUGLASS, 2003). Trata-se de entender a história do Colégio Adventista de São Luís para desvelar as estratégias utilizadas para o seu desenvolvimento e expansão, enquanto influência proselitista (SARAIVA, 2000; CERTEAU, 1988; FOUCAULT, 1979). Sustenta-se este estudo numa abordagem qualitativa pautada na história oral enquanto método investigativo e na história cultural enquanto eixo analítico a partir da análise das reminiscências captadas nas entrevistas abertas e das práticas sentidas durante a observação participativa realizada no período de dois meses em contato com o campo de pesquisa. Postula-se a análise das memórias enquanto conexões entre o passado e o presente para a reconstrução da identidade, entendendo que a memória enquanto narrativa oral pode trazer a lembrança evidências políticas, econômicas, sociais, culturais e educacionais importantes para a compreensão de uma história. Analisam-se e interpretam-se as múltiplas relações que se estabelecem no campo religioso maranhense no que diz respeito ao Ensino Confessional Adventista, buscando entender sua ligação com a Igreja, sua proposta educacional, seu propósito e estratégias de expansão. Conjectura-se sobre sua suposta adaptação ao mercado educacional ludovicence para alcançar competitividade, num processo progressivo de abertura para o atendimento de clientes de outras religiões, num sutil distanciamento dos objetivos estabelecidos no início da sua trajetória.por
dc.description.abstractThis present study is about of the Adventist Education Confessional in São Luís, Maranhão, during 1943 to 2010, having as a reference the Adventist College of São Luís because this is the first Educational Institution Network. The goal is to recover the research process and to analyze the historical reminiscence through discourses and practices and then to understand the conditions that favored and allowed the emergence and expansion of educational institution. Studies the Adventist Education Confessional entered the religious field of Maranhão in context of the plurality in the XIX and XX centuries. Considers that it is a place of symbolic manifestantion that put thoughts of competing interests dispute. Believes that it is a field of struggle where perceive conflicts arising from competition for power as a function of the legitimation of a symbolic order (SANTOS, 2006; BOURDIEU, 1990). It starts with the origin of Seventy-Day Adventist Church in United States and its expansionist movement that culminated with the introduction of the churc in Brazil, as well as its institutional extension: the school (SHUNEMANN, 2002; DOUGLASS, 2003). It is understand the Adventist College of São Luís to unveil the strategies used for its development and expansion, while proselytizing influence (SARAIVA, 2000; CERTEAU, 1988; FOUCAULT, 1979). Makes this study a qualitative approach based on oral history as an investigative method and cultural history while analytical axis from the reminiscences captures in open interviews and practices encountered during participant observation in two months in contact with the field research. It is postulated the analysis of memory as connections between past and present for the reconstruction of identity understanding the memory as oral narrative that can bring to mind the evidence political, economic, social, cultural and educational importance for the understanding of a story. It analyze and interpret the multiple relationships that are established in the religious of Maranhão in the Adventist Education Confessional to understand their connection with Seventy-Day Adventist Church and their educacional purpose, the goal and expansion strategies. It is assumed about adaptation to international market of São Luís to achive competitiveness in a progressive process opening for customer service other religions in a subtle distance of the established objectives at the beginning of his career.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MAELY FERREIRA HOLANDA RAMOS.pdf: 10998904 bytes, checksum: 2b5ef30a1ffc3335e80c6660fe61bbac (MD5) Previous issue date: 2010-12-16eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMemóriaspor
dc.subjectEnsino Confessional em São Luíspor
dc.subjectEscola Adventistapor
dc.subjectMemorieseng
dc.subjectConfessional Teaching in São Luíseng
dc.subjectAdventist Schooleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpor
dc.titleO ENSINO CONFESSIONAL ADVENTISTA EM SÃO LUÍS/MA: Na Reminiscência da sua Trajetória Histórica as Pistas da sua Expansãopor
dc.title.alternativeCONFESSIONAL ADVENTIST EDUCATION IN SAO LUIS / MA: In Remembrance its Historical Trajectory of the slopes of its Expansioneng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MAELY FERREIRA HOLANDA RAMOS.pdf10,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.