Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1757
Tipo do documento: Dissertação
Título: ADOLESCÊNCIA NORMAL?: um estudo acerca do submetimento à função paterna
Título(s) alternativo(s): NORMAL ADOLESCENCE ?: A study about submission to parental function
Autor: GOMES, Alyssandra Vieira Costa 
Primeiro orientador: CARVALHO, Isalena Santos
Resumo: A adolescência é um fenômeno recente que começa a ter um lugar social a partir do século XIX. Mesmo não recebendo um destaque teórico na Psicanálise, a adolescência está presente nos textos freudianos e lacanianos. Freud, no clássico texto “Três ensaios sobre a teoria da sexualidade”, dedica um dos ensaios às mudanças da puberdade. A adolescência coincide com a puberdade, daí, podemos ver que esse momento não é fácil, muito menos simples de ultrapassar. Ocorrem muitas mudanças: no corpo, na forma de pensar, de agir e também no lugar que se ocupava até então. O objetivo geral deste trabalho foi discutir como o submetimento à função paterna possibilita uma adolescência “normal”, a partir da análise do filme “Antes que o mundo acabe”. Como ramificações dessa proposta para a análise do filme, a pesquisa buscou identificar em seus objetivos específicos: considerações teóricas de Sigmund Freud sobre o complexo de Édipo e a castração e de Jacques Lacan sobre a função paterna. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica que se pautou nas indicações de Freud acerca do método psicanalítico, o qual tem como especificidade a sobredeterminação do inconsciente e, assim, o seu caráter inapreensível. O trabalho apresenta noções freudianas de sexualidade infantil, de complexo de Édipo e de organização genital fálica, bem como as implicações subjetivas dessas questões para o adolescente. Também apresenta contribuições de Jacques Lacan pautadas no trabalho de Freud sobre a metáfora paterna, os três tempos do Édipo e como repercutem para uma adolescência “normal”. Para a discussão do filme, foi privilegiada a seguinte sequência para a apresentação do material: da cena em que Daniel recebe a primeira carta de seu pai biológico, que não conhecia até então, ao momento em que recebe um convite para ir ao seu encontro. Destacamos como a adolescência é permeada de contradições, dificuldades, alegrias, conquistas e perdas. Com base na discussão, indicamos que a função paterna não está referida exclusivamente à existência real de um pai, mas, sim, às marcas simbólicas deixadas por esse que, como apontou Lacan, está no centro da questão do Édipo. No filme, o personagem Daniel começa a se vestir com as roupas de fotógrafo, tal qual o seu pai. O pai não pode lhe dar as respostas para suas questões, porém é pela identificação que Daniel vai construir as suas próprias respostas. A função paterna possibilita ao adolescente a saída da adolescência para outro tempo, tempo esse subjetivo, relacionado à responsabilidade com seu desejo.
Abstract: Adolescence is a recent phenomenon that starts to take its social place on the XIX century. Even though it didn’t receive proper theoretical evidence in Psychoanalysis, adolescence makes itself present in Freudian and Lacanian texts. Freud, in his classical work “Three Essays on the Theory of Sexuality”, dedicates one of the essays to the changes that take place in puberty. Adolescence coincides with puberty, so we can notice that this moment is not an easy one and specially not one easy to go through. Changes occur: on the body, on the way of thinking and acting and also in the position one occupied before. The main goal of this paper was to discuss how the submission to the paternal function makes a “normal” adolescence possible, based on the analysis of the movie “Before the World Ends”. As resulting branches of the proposal of the movie analysis, the research tried to identify in its specific objectives the following aspects: theoretical considerations by Sigmund Freud on the Oedipus complex and castration and, by Lacan, on the paternal function. In order to do so, a bibliographic research was performed based on Freud’s indications about the psychoanalytical method, which has as specificity the unconscious overdetermination and, consequently, its inapprehensible character. This paper presents Freudian notions of infantile sexuality, of the Oedipus complex and of the genital phallic organization as well as the subjective implications of these issues to the adolescent. The paper also present contributions by Jacques Lacan, based of Freud’s work, on the paternal metaphor, the three “times” – that is to say the three moments – of the Oedipus complex and how they reflect on a “normal” adolescence. In what concerns the discussion of the movie, the following sequence was privileged when presenting the material: from the scene where Daniel receives the first letter by his biological father – of whom he hadn’t known before – to the moment when he receives an invitation to go and meet him. We highlight how adolescence is permeated by contradictions, difficulties, joys, conquest and losses. Based on the discussion, we indicate that the paternal function is not exclusively referred to the real existence of a father, but on the symbolic marks left by him who, as pointed Lacan, is in the center of the Oedipus question. In the movie, the character Daniel starts to dress himself with photographer’s clothes just like his father. From there, if the father cannot give answers to his questions, it’s through the identification that Daniel will build his own answers. The paternal function makes it possible for the adolescent to go from adolescence to a different time, this one being a subjective time, related to the responsibility to his own desire.
Palavras-chave: Adolescência; Adolescência normal; Psicanálise;Função paterna
Adolescence; normal adolescence; Pscyhoanalysis; paternal function
Área(s) do CNPq: Papéis e Estruturas Sociais; Indivíduo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: GOMES, Alyssandra Vieira Costa. ADOLESCÊNCIA NORMAL?: um estudo acerca do submetimento à função paterna. 2015. [51 folhas]. Dissertação( PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, [São Luis] .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1757
Data de defesa: 26-Jun-2015
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alyssandra Gomes.pdfDissertação de Mestrado359,81 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.