Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1755
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira Filho, Francisco de Assis-
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Maria Eunice Ferreira Damasceno-
dc.date.accessioned2017-07-21T18:30:29Z-
dc.date.issued2017-06-26-
dc.identifier.citationPEREIRA FILHO, Francisco de Assis. Ensino médio articulado à educação profissional no IFMA: uma avaliação política da política. 2017. 115 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1755-
dc.description.resumoO estudo aborda sobre a avaliação política da Política de Educação Básica articulada à Educação Profissional, especificamente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Elabora uma retrospectiva histórica das políticas públicas em relação à educação básica, tendo como eixo orientador a dualidade estrutural existente entre a formação de caráter propedêutico dirigida às elites e a educação instrumental proporcionada às classes populares. Contextualiza os fundamentos da educação omnilateral e politécnica, e da escola unitária de Marx e Gramsci. Caracteriza as concepções e princípios que determinaram a formulação dessa Política no IFMA. Fundamenta-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa que utiliza a pesquisa bibliográfica e documental, baseando-se em diversos documentos legais (leis, decretos, principalmente os Decretos nº 2.208/1997 e 5.154/2004) e em documentos institucionais do IFMA (projeto pedagógico, plano de desenvolvimento, regimentos, etc.). Salienta, com os dados analisados, que a articulação entre o Ensino Médio e a Educação Profissional no IFMA apresenta limitações na sua execução, principalmente em relação à formação dos professores, falta de laboratórios e contingenciamento de recursos. Complementa que mesmo com a limitação destes insumos, o IFMA através de suas diretrizes, precisa investir fortemente na qualificação do corpo docente para a prática pedagógica, baseada na politecnia e na omnilateralidade almejando a formação cidadã dos seus discentes.por
dc.description.abstractThe study deals with the political evaluation of the Basic Education Policy articulated to Professional Education, specifically at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IFMA). It elaborates a historical retrospective of the public policies in relation to the basic education, having as axis guiding the structural duality existing between the formation of propedeutic character directed to the elites and the instrumental education provided to the popular classes. It contextualizes the foundations of omnilateral and polytechnic education, and of the unitary school of Marx and Gramsci. It characterizes the conceptions and principles that determined the formulation of this Policy in IFMA. It is based on a qualitative research that uses bibliographical and documentary research, based on several legal documents (laws, decrees, mainly Decrees nº 2.208/1997 and 5.154/2004) and on institutional documents of the IFMA (pedagogical project, Development plan, regiments, etc.). According to the data analyzed, the articulation between the High School and Professional Education in the IFMA presents limitations in its execution, mainly in relation to teacher training, lack of laboratories and contingency of resources. It complements that even with the limitation of these inputs, the IFMA through its guidelines needs to invest heavily in the qualification of the teaching staff for the pedagogical practice, based on the polytechnics and omnilaterality aiming at the training of its students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-07-21T18:30:29Z No. of bitstreams: 1 FranciscoPereiraFilho.pdf: 677526 bytes, checksum: 9a90865bac048ff31a5a296498fe5874 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-21T18:30:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FranciscoPereiraFilho.pdf: 677526 bytes, checksum: 9a90865bac048ff31a5a296498fe5874 (MD5) Previous issue date: 2017-06-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliação Política da Políticapor
dc.subjectPolítica de Educação Básica Articulada à Educação Profissionalpor
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhãopor
dc.subjectPolitical Policy Evaluationeng
dc.subjectBasic Education Policy Linked to Professional Educationeng
dc.subjectFederal Institute of Education, Science and Technology of Maranhãoeng
dc.subject.cnpqPolíticas Públicaspor
dc.titleEnsino médio articulado à educação profissional no IFMA: uma avaliação política da políticapor
dc.title.alternativeHigher education articulated to professional education in the IFMA: a Policy evaluationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoPereiraFilho.pdfDissertação661,65 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.