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dc.creatorAlmeida, Erika Christianne Sousa Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4117798562768113por
dc.contributor.advisor1MORAES, Lélia Cristina Silveira de-
dc.date.accessioned2017-06-28T18:20:09Z-
dc.date.issued2016-08-08-
dc.identifier.citationALMEIDA, Erika Christianne Sousa Pereira de. Formação continuada de professores e escola de tempo integral: a experiência do município de São José de Ribamar - MA. 2016. 163 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1717-
dc.description.resumoO presente estudo trata sobre a Formação Continuada de professores que atuam em uma Escola de Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de São José de Ribamar-MA. Seu principal objetivo é analisar a formação continuada oferecida aos (às) professores (as) que atuam na escola de tempo integral. Para tanto, recorreu-se à abordagem qualitativa, com utilização de instrumentos e técnicas de pesquisa bibliográfica, análise documental, observação, entrevista semiestruturada e aplicação de questionário para caracterização de perfil. A pesquisa foi realizada em uma escola que vivencia a experiência de tempo integral, e contou com a participação de 11 sujeitos: coordenador, professores e Secretária Adjunta de Gestão Pedagógica. Os questionamentos abordaram aspectos sobre as orientações teóricas e metodológicas, concepção de tempo integral, as repercussões da formação continuada para atuação na escola de tempo integral, no período de 2008 a 2012 no campo pesquisado. A fundamentação teórica sobre Formação Continuada de professores contou com a contribuição de: Nóvoa (1992, 1995 e 1999), Alarcão (2011), Contreras (2002), Tardif (1999, 2002, 2005, 2014), Gatti (2000, 2003, 2008), Pimenta (1994, 1997, 2000 e 2002), Kuenzer (1999), Paulo Freire (1996), Libâneo (2000), Freitas (2002), Romanelli (2003), Cabral Neto e Macêdo (2006), Saviani (2009), Romanowski e Martins (2010); na discussão sobre a escola de tempo integral e educação integral buscou-se fundamentação em Cavaliere (2007, 2009), Moll (2008), Paro (2009), Maurício (2009), Menezes (2009), Coelho e Hora (2011), dentre outros autores. Concluiu-se, com base no estudo, que a formação continuada de professores ainda é tema complexo de ser discutido no cenário brasileiro, caracterizando-se como modelo formativo hegemônico da tradição, baseado no racionalismo técnico, utilitarista, que limita a visão do professor ao contexto da sala de aula. Ao tratar-se do contexto da escola de tempo integral pesquisada, fica evidente que, embora o município tenha avançado em direção a uma escola diferenciada não apenas em aspectos estruturais e pedagógicos, principalmente nos anos iniciais de sua implantação, permanece o entrave sobre a formação continuada recebida, vista como treinamento/capacitação para desenvolverem metodologias, sem relação direta com os desafios e necessidades da escola de tempo integral, de modo que o ofertado não tem oferecido subsídios para melhor fundamentação e atuação dos professores.por
dc.description.abstractThe present study deals with the Continuing Education of teachers who work in a School of Integral Time of the Municipal Network of Teaching of São José de Ribamar-MA. Its main objective is to analyze the continuing education offered to the teachers who work in the school full time. To do so, we used the qualitative approach, using instruments and techniques of bibliographic research, documentary analysis, observation, semi-structured interview and questionnaire application for profile characterization. The research was carried out in a school that lives the full-time experience, and had the participation of 11 subjects: coordinator, teachers and Assistant Secretary of Pedagogical Management. The questions addressed aspects about the theoretical and methodological orientations, full - time conception, and the repercussions of continuing education for full - time school performance, from 2008 to 2012 in the field. The theoretical basis for Continuing Teacher Training was the contribution of: Nóvoa (1992, 1995 and 1999), Alarcão (2011), Contreras (2002), Tardif (1999, 2002, 2005, 2014), Gatti (2008), Pimenta (1994, 1997, 2000 and 2002), Kuenzer (1999), Paulo Freire (1996), Libâneo (2000), Freitas (2002), Romanelli (2003), Cabral Neto and Macêdo ), Romanowski and Martins (2010); In the discussion about full-time schooling and integral education, we sought to establish a foundation in Cavaliere (2007, 2009), Moll (2008), Paro (2009), Mauricio (2009), Menezes (2009), Coelho e Hora Among other authors. It was concluded, based on the study, that the continued formation of teachers is still a complex subject to be discussed in the Brazilian scenario, characterizing itself as a hegemonic formative model of the tradition, based on the technical, utilitarian rationalism that limits the teacher's Context of the classroom. When it comes to the context of the full-time school researched, it is evident that, although the municipality has advanced towards a differentiated school not only in structural and pedagogical aspects, especially in the initial years of its implantation, As a training / qualification to develop methodologies, without direct relation with the challenges and needs of the full-time school, so that the offered one has not offered subsidies for a better foundation and performance of the teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-06-28T18:20:09Z No. of bitstreams: 1 ErikaAlmeida.pdf: 1249727 bytes, checksum: d717bc781070a2174d3749bfb076b278 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-28T18:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ErikaAlmeida.pdf: 1249727 bytes, checksum: d717bc781070a2174d3749bfb076b278 (MD5) Previous issue date: 2016-08-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola de Tempo Integralpor
dc.subjectFormação Continuadapor
dc.subjectPrática Pedagógicapor
dc.subjectSchool of Integral Timepor
dc.subjectContinuing Educationpor
dc.subjectPedagogical Practicepor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.subject.cnpqEducação Permanentepor
dc.titleFormação continuada de professores e escola de tempo integral: a experiência do município de São José de Ribamar - MApor
dc.title.alternativeContinuing education of teachers and full-time school: the experience of the municipality of São José de Ribamar - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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