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Tipo do documento: Dissertação
Título: Formação de professores: um estudo das condições objetivas na implementação do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – PARFOR/UFMA
Título(s) alternativo(s): Teacher training: a study of the objective conditions in the implementation of the National Teacher Training Plan for Basic Education - PARFOR / UFMA
Autor: Santos Neta, Aldenora Resende dos 
Primeiro orientador: MELO, Maria Alice
Resumo: O presente trabalho, intitulado “Formação de Professores: um estudo das condições objetivas na implementação do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – PARFOR/UFMA”, teve como objetivo analisar as condições objetivas para o desenvolvimento dos cursos do Programa de Formação de Professores para a Educação Básica (PARFOR), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Para tanto, apresentamos reflexões sobre o tema, objeto de pesquisa e estudos acadêmicos sobre a formação de professores no Brasil. Além disso, discutimos a formação de professores, desde a década de 1990, como também conteúdo, princípios e exigências presentes nas Políticas que legitimam o Programa de Formação de Professores para a Educação Básica (PARFOR/UFMA). Analisamos as condições objetivas (socioeconômica, culturais, materiais e humanas) para o desenvolvimento do Programa, no olhar dos professores-alunos, dos professores-formadores, dos coordenadores de curso, coordenador geral do Programa e coordenadores locais das Secretarias Municipais de Educação. Analisamos também as repercussões na aprendizagem dos professores-alunos, no que se refere à carga horária e ao tempo de estudo, a partir do entendimento dos sujeitos pesquisados. O trabalho teve como referencial teórico as ideias do filósofo Theodor W. Adorno sobre a “emancipação” e “semiformação”, assim como pesquisas brasileiras que tratam da política e formação de professores como Brzenzinki (1999; 2010), Demo (1997), Dourado (2007), Frigotto e Ciavatta (2003), Gatti, Sá Barreto, André (2011), Saviani (2006), Shigunov e Maciel (2004), Zeichner (1998), Giroux (1997) e Contreras (2002), entre outros. Trabalhamos com fontes de dados documentais e com entrevistas individuais semiestruturadas com membros vinculados ao PARFOR da UFMA, tais como: coordenador Geral do PARFOR/UFMA (1); professores-alunos (16); Coordenadores de Curso (2); professores-formadores (8), Membros da Secretaria Municipal de Educação (2). No total, foram entrevistados 29 sujeitos, que fazem parte do Programa de Formação de Professores para a Educação Básica da UFMA, nos municípios de Humberto de Campo/MA e Coroatá/MA. Os resultados deste estudo revelaram limites e lacunas na implementação do Programa, sobretudo no que diz que respeito às condições físicas, materiais, humanas e culturais, o que pode ter influenciado na aprendizagem dos professores-alunos, matriculados no programa. Portanto, entendemos que é preciso rever o papel e a responsabilidade da Universidade, da Secretaria Estadual de Educação e das Secretarias municipais de educação, bem como da União, no que concerne à implementação de programas emergenciais de formação de professores para a Educação Básica, a fim de garantir uma formação sólida capaz de despertar nos sujeitos a autonomia, a emancipação e a resistência aos ditames da indústria cultural e da semiformação.
Abstract: This work, entitled "Teacher Training: a study of objective conditions in the implementation of the National Plan of Teacher Training for Basic Education - PARFOR / UFMA", aimed to analyze the objective conditions for the development of courses Training Program Teachers for Basic Education (PARFOR), in the Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Therefore, we present reflections on the subject, object of research and academic studies on teacher training. in Brazil. In addition, we discussed the training of teachers since the 1990s, as well as content, principles and requirements in the present policies that legitimize the Teacher Training Program for Basic Education (PARFOR / UFMA). We analyze the objective conditions (socioeconomic, cultural, material and human) to develop the program from the perspective of student-teachers, teacher-trainers, the course coordinators, general coordinator of the program and local coordinators of Municipal Education. We also analyze the impact on learning of student-teachers in relation to working hours and study time, from the understanding of the subjects. The work was the theoretical philosopher Theodor W. Adorno ideas about "empowerment" and " semi-formation", as well as Brazilian studies dealing with policy and teacher training as Brzenzinki (1999, 2010), Demo (1997), Dourado (2007), Frigotto and Ciavatta (2003), Gatti, Sá Barreto, André (2011), Saviani (2006), Shigunov and Maciel (2004), Zeichner (1998), Giroux (1997) and Contreras (2002), etc. . We work with documentary data sources and individual semi-structured interviews with members linked to PARFOR UFMA such as: General coordinator of PARFOR/UFMA (1); studentteachers (16); the Course Coordinators (2); teacher-trainers (8) Members of the City Department of Education (2). In total, 29 subjects were interviewed, which are part of the Teacher Training Program for Basic Education of the UFMA, in the municipalities Humberto de Campos/MA and Coroatá/MA. The results of this study revealed limitations and gaps in the implementation of the program, especially when it comes to respect for the physical, material, human and cultural, which may have influenced the learning of student teachers enrolled in the program. Therefore, we believe it is necessary to review the role and responsibility of the University, the State Department of Education and municipal education secretariats and the Union as regards the implementation of emergency teacher-training programs for basic education, to ensure a solid formation able to awaken the subject autonomy, empowerment and resistance to the dictates of the cultural industry and erudition.
Palavras-chave: Formação de Professores
Condições objetivas
Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica
Emancipação
Teacher Formation
Objective conditions
National Plan of Teacher Training for Basic Education
Emancipating
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: SANTOS NETA, Aldenora Resende dos. Formação de professores: um estudo das condições objetivas na implementação do Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica – PARFOR/UFMA. 2016. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1716
Data de defesa: 29-Nov-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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