Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/171
Tipo do documento: Dissertação
Título: POLÍTICA MARANHENSE DE INCLUSÃO ESCOLAR: com a palavra, as professoras
Título(s) alternativo(s): POLITICS MARANHENSE OF PERTAINING TO SCHOOL INCLUSION: with the word, the teachers
Autor: Coelho, Washington Luis Rocha 
Primeiro orientador: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Resumo: A inclusão escolar das pessoas com deficiência na rede regular de ensino merece análises aprofundadas, devido às inúmeras inquietações e reflexões dos docentes, que a partir das suas experiências fazem considerações pertinentes à política educacional. Este trabalho teve como objetivo analisar as percepções dos docentes da educação especial sobre a política maranhense de inclusão escolar da rede estadual de ensino em São Luís - MA, no período de 2003 a 2006. Para a coleta de dados foram utilizados levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. As fontes de pesquisa compreenderam os referenciais teóricos da educação especial e inclusão escolar, onde foram apropriados os dispositivos legais que tratam da educação especial e outros documentos como relatórios, projetos e planos de ação obtidos na Secretaria de Estado da Educação SEDUC e Supervisão de Educação Especial SUEESP. Os instrumentos para a coleta de dados foram entrevistas semi-estruturadas com 29 professoras dos educandos com deficiência auditiva, intelectual e visual atendidos nas classes especiais e salas de recursos. Os resultados obtidos apontam para a efetivação da política de educação inclusiva na rede estadual maranhense no que diz respeito à concretização de ações voltadas para a qualificação docente, oferta do atendimento educacional especializado, melhorias nas condições físicas, arquitetônicas e estruturais das unidades escolares, que se apresentam inadequadas, com escassez de recursos didáticos e ineficiência dos equipamentos específicos e especializados e articulação com os demais setores públicos na implementação e aprimoramento das políticas públicas educacionais.
Abstract: The pertaining to school inclusion of the people with deficiency in the regular net of education deserves deepened analyses, due to the innumerable fidgets and reflections of the professors, who from its experiences make pertinent considerações to the educational politics. This work had as objective to analyze the perceptions of the professors of the special education on the maranhense politics of pertaining to school inclusion of the state net of education in São Luís - MA, in the period of 2003 the 2006. For the collection of data bibliographical survey and research of field had been used. The research sources had understood the theoretical referenciais of the special education and pertaining to school inclusion, where they had been appropriate legal the level that deal with the special education and other documents as reports, projects and gotten plans of action in the State secretary of the Education - SEDUC and Supervision of Special Education - SUEESP. The instruments for the collection of data had been interviews half-structuralized with 29 teachers of the educandos with auditory deficiency, intellectual and visual taken care of in the classrooms special and rooms of resources. The gotten results signal for efetivacion of the politics of inclusive education in the maranhense state net in what it says respect to the concretion of actions directed toward the teaching qualification, offers of the specialized educational attendance, structural improvements in the physical conditions, architectural and of the pertaining to school units, that if present inadequate, with scarcity of didactic resources and inefficiency of the equipment specific and specialized and joint with the too much public sectors in the implementation and improvement of educational the public politics.
Palavras-chave: Política educacional
Educação especial
Inclusão escolar
Deficiências
Docência
Educational politics
Special education
Pertaining to school inclusion
Deficiencies
Teaching
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: COELHO, Washington Luis Rocha. POLITICS MARANHENSE OF PERTAINING TO SCHOOL INCLUSION: with the word, the teachers. 2008. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/171
Data de defesa: 26-Mai-2008
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
WASHINGTON LUIS ROCHA COELHO.pdf589,24 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.