Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1702
Tipo do documento: Dissertação
Título: O curso de licenciatura em Pedagogia/PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica: implicações na prática pedagógica dos alunos-professores, do polo de Imperatriz MA
Título(s) alternativo(s): License in Pedagogy Course/ PARFOR – National Plan for Elementary Teacher Education: implications in the practice of student-teachers in Imperatriz – MA
Autor: Pereira, Maria Elinete Gonçalves 
Primeiro orientador: MELO, Maria Alice
Resumo: Esta pesquisa, intitulada O CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica: Implicações na prática pedagógica dos alunos-professores, do polo de Imperatriz - MA, teve como objetivo central analisar as implicações do curso de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR na prática pedagógica dos alunos-professores, focalizando a percepção que estes têm sobre a formação e se essa formação os encaminhou para uma prática pedagógica diferente. Como base de sustentação da investigação, utilizamos a Pedagogia histórico-crítica de Saviani (2013), por compreender que a escola, por meio dos mediadores do processo de ensino e aprendizagem, pode e deve desenvolver uma prática pedagógica crítica e transformadora da sociedade. O referencial teórico se desenvolveu a partir de dois eixos: 1 - a formação de professores a partir da década de 1990, abrangendo as diretrizes curriculares para a formação de professores da educação básica, as diretrizes curriculares do curso de Licenciatura em Pedagogia, as contribuições teóricas sobre formação inicial e o currículo e a formação de professores; 2 - a prática pedagógica dos professores, focalizando o conceito de prática pedagógica e a relação teoria e prática, a Pedagogia histórico-crítica: uma alternativa para a construção de uma prática pedagógica transformadora, a didática e a pedagogia histórico crítica: uma realidade possível. Recorremos às contribuições de Pimenta (1997), Brzezinski (2002), Gatti (2010; 2011), Barreto (2010), Ramalho, Nunez e Gauthier (2004) Bissolli da Silva (1999), Frigotto (2000), Silva (2007), Pacheco (2005), Arroyo (2013), Kosik (1976), Freire (2014), Vázquez (2007), Saviani (2009; 2011; 2012; 2013), Veiga (2013), Libâneo (1985; 1990; 2003), Caldeira (2010), Gasparin (2012), Bourdieu (2008), Gauthier (2013), Gadotti (1999), dentre outros. A investigação adotou uma perspectiva qualitativa, com o propósito de explorar as relações escolares envolvendo concepções, valores, entendimentos, significados, interpretações e atitudes dos professores, situando-os em um processo histórico e social, possível de transformações diante da realidade. Para a coleta de dados, utilizamos como procedimentos um questionário de perfil identitário, a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os dados foram analisados e organizados a partir da técnica de análises de conteúdo, com base em Bardin (2011) e Franco Barbosa (2003). Os sujeitos da pesquisa foram os alunos-professores do curso de Licenciatura em Pedagogia/PARFOR do polo de Imperatriz-MA. A pesquisa constatou que o passo a passo da prática pedagógica exercida pelos alunos-professores segue uma rotina como na maioria das escolas: as exigências ao atendimento do currículo oficial, o planejamento de ensino e de aulas, os horários, as reuniões pedagógicas, etc. Contudo, frisamos que essas relações escolares são concebidas com mais compreensão, respeito às dificuldades dos alunos, valorização da prática social, ainda que o contexto não esteja totalmente aberto a uma proposta crítica para o processo de ensino e aprendizagem.
Abstract: The research entitled “License in Pedagogy Course/ PARFOR – National Plan for Elementary Teacher Education: implications in the practice of student-teachers in Imperatriz – MA”, aimed primarily at analyzing the implications of the License in Pedagogy / PARFOR in the teaching practices of student-teachers. It focuses on the perception that they have about their education and if it led them to different teaching practices. As basis for this investigation, we used Saviani’s book (2013), “Pedagogia histórico-crítica”, understanding that the school, through mediators of the teaching and learning process, can and should develop a critical and pedagogical practice that will be able to transform society. The theoretical reference developed from two axel points: 1 – teacher education from the 90s, embracing the curricular guidelines for the elementary teacher trainings, the curricular guidelines of the License in Pedagogy courses, the theoretical contributions about initial training, curriculum and teaching education; 2 – pedagogy practice among teachers, focusing on the concept of teaching practices and the relation between theory and practice, critical and historical pedagogy: an alternative to the construction of a transforming pedagogical practice, didactics and critical and historical pedagogy: a possible reality. We used the contributions of Pimenta (1997), Brzezinski (2002), Gatti (2010; 2011), Barreto (2010), Ramalho, Nunez e Gauthier (2004) Bissolli da Silva (1999), Frigotto (2000), Silva (2007), Pacheco (2005), Arroyo (2013), Kosik (1976), Freire (2014), Vázquez (2007), Saviani (2009; 2011; 2012; 2013), Veiga (2013), Libâneo (1985; 1990; 2003), Caldeira (2010), Gasparin (2012), Bourdieu (2008), Gauthier (2013), Gadotti (1999), among others. The investigation adopted a qualitative perspective related to teaching conceptions, values, understandings, meanings, interpretations and attitudes, situated in the historical and social process, to bring possible transformations to reality. To collect dada, we developed procedures as an identity profile questionnaire, semi-structured interviews and document inquiry. The dada were analyzed and organized by using content analysis techniques, from Bardin (2011) and Franco Barbosa (2003). The research population was the Pedagogy/PARFOR student-teachers from the area of Imperatriz – MA. The research noticed that the step-bystep routine of these student-teachers was inherited from the traditional school: responding to official curriculum demands; teaching and class planning; schedule; pedagogical meetings; etc. However, we highlight that these relations are better perceived when observing students difficulties, social practice appreciation, even if the context is totally open to a critical proposition for the teaching and learning process.
Palavras-chave: Formação de professores
Licenciatura em Pedagogia
PARFOR
Prática Pedagógica
Teaching Formation
License in Pedagogy
Pedagogical Practices
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: PEREIRA, Maria Elinete Gonçalves. O curso de licenciatura em Pedagogia/PARFOR - Plano Nacional de Formação de Professores para a Educação Básica: implicações na prática pedagógica dos alunos-professores, do polo de Imperatriz MA. 2016. 127 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1702
Data de defesa: 5-Ago-2016
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariaElinetePereira.pdfDissertação766,76 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.