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Tipo do documento: Dissertação
Título: TRANSGRESSÕES ESTÉTICAS E PEDAGOGIA DO TEATRO: O Maranhão no século XXI
Autor: PEREIRA, Abimaelson Santos 
Primeiro orientador: SANTANA, Arão Nogueira Paranaguá de
Resumo: Visando compreender as possibilidades estéticas e educativas que se esboçam na teatralidade contemporânea, o presente trabalho se pauta na discussão plural que engloba os conceitos e as propostas teóricas sobre arte e educação, na tentativa de identificar as maneiras pelas quais se cria e aprecia o teatro na contemporaneidade, considerando as repercussões deste processo no âmbito da Pedagogia do Teatro. A perspectiva conceitual configura o processo de criação teatral como substrato das questões estéticas, éticas e políticas que sustentam a prática artística e o seu ensino, pensadas numa dimensão que leva em conta a experiência estética, o domínio da linguagem cênica, a criação e recepção de espetáculos. Discute ainda a formação do artista-docente enquanto criador, refletindo sobre suas práticas, capacidade de articular produções junto a grupos de teatro, no desenvolvimento de potencialidade lúdicas, criativas, inventivas, entre outras, no âmbito escolar e acadêmico. O trabalho de campo tem como principal recorte analítico processos de criação de grupos de teatro no Maranhão, enfocando aqueles que privilegiam as tendências contemporâneas de pensar o teatro. É resultado de uma investigação qualitativa e quantitativa acerca da configuração do teatro no Maranhão entre os anos 2000 e 2011, no intuido de compreender como o teatro contemporâneo vem sendo desenvolvido no estado, no circuito profissional e no ambiente escolar para tanto, criou-se a categoria Transgressões Estéticas, como forma de identificar as produções teatrais notadamente de cunho contemporâneo.
Abstract: Afin de comprendre les possibilités esthétiques et éducatives qui se profilent dans la théâtralité contemporaine, ce travail est guidé pour la discussion qui inclut les concepts pluriels et propositions théoriques sur l'art et l'éducation dans une tentative d'identifier les moyens par lesquels vous créez et profitez du théâtre dans de nos jours, compte tenu des implications de ce processus au sein de la pédagogie du théâtre. Le point de vue conceptuel configure le processus de création de théâtre en tant que substrat des esthétiques, éthiques et politiques qui soutiennent la pratique artistique et de son enseignement, conçus dans une dimension qui tient compte de l'expérience esthétique, le domaine de la langue pittoresque, la créationet la réception des spectacles . Il aborde également la formation de l'enseignant en tant qu'artiste-créateur, en réfléchissant sur leurs pratiques, la capacité d'articulerles productions à des groupes de théâtre, le potentiel de développement des activités récréatives, créatif, inventif, entre autres, dans le scolaire et universitaire.Le travail de terrain a comme ses principaux processus approche analytique de la création de groupes de théâtre dans le Maranhão, en se concentrant sur ceux qui favorisent les tendances contemporaines de penser le théâtre. Elle résulte d'unerecherche qualitative et quantitative sur la configuration du théâtre dans le Maranhão entre 2000 et 2011, l'intuition de comprendre comment le théâtre contemporain a été développé dans l'état, sur le circuit professionnel dans le milieu scolaire et à cette fin, nous avons créé transgressions esthétiques de la catégoriecomme un moyen d'identifier les productions théâtrales particulières de look contemporain.
Palavras-chave: Pedagogia do teatro
Experiência Estética
Contemporaneidade
pédagogie du théâtre
contemporain
Área(s) do CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Cultura e Sociedade
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: PEREIRA, Abimaelson Santos. TRANSGRESSÕES ESTÉTICAS E PEDAGOGIA DO TEATRO: O Maranhão no século XXI. 2012. 192 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/17
Data de defesa: 23-Mar-2012
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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