Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Elisangela Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6523042020443281por
dc.contributor.advisor1CASTRO, Cesar Augusto-
dc.date.accessioned2017-06-26T18:44:37Z-
dc.date.issued2015-09-30-
dc.identifier.citationGOMES, Elisangela Pereira. A trajetória docente de José do Nascimento Moraes na primeira metade do século XX. 2015. 213 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1699-
dc.description.resumoAnalisa-se a trajetória docente de José do Nascimento Moraes na instrução pública maranhense, considerando as táticas que o levaram a se tornar um intelectual notável e, sobretudo, sua atuação e posição estratégica no ensino secundário do período republicano. Busca-se contextualizar o campo educacional no Maranhão República, correspondente ao período em que ele exerceu o ofício docente no ensino público; descrever sua vida desde o nascimento, seu ingresso no Liceu Maranhense como aluno e depois do término do ensino secundário; explicitar suas obras literárias e escritos jornalísticos que discorrem sobre educação, e abordar seu percurso na docência, por meio da imprensa periódica e dos registros memorialísticos. Centraliza-se no campo da História Cultural, com base nos estudos de Dosse (2009), Sirinelli (2003), Chartier (1988) e Certeau (1982; 2014). Utiliza-se da pesquisa bibliográfica e documental, tendo como fontes: decretos, leis e regulamentos sobre a instrução pública, mensagens de governador, ofícios entre autoridades do governo, jornais em que foi redator-chefe e articulista, obras literárias escritas pelo intelectual, certificado do ensino primário, diploma da loja maçônica e documentos de familiares. Faz-se uma breve incursão histórica no Brasil republicano e seus reflexos no Maranhão, sob dois aspectos: a educação e as doutrinas raciais que estavam no centro do debate da intelectualidade nacional, fazendo-se articulação com Gondra e Schueler (2008), Veiga (2007), Andrews (2007), Skidmore (1976), Schwarcz (1993), Diwan (2014) e Carvalho (2003). Procura-se traçar aspectos da vida de Nascimento Moraes, que envolvem: família, educação e sociedade, confrontando ou coadunando com as informações de Machado (1996), Meireles (1955; 2008), Moraes (1977) e Martins (2006). Aborda-se de sua produção intelectual: Puxos e Repuxos (1910), Vencidos e Degenerados (1915), Discurso (1935), além de discursos, artigos de jornais e revistas que se reportam às questões educacionais. Traça-se o percurso docente de Nascimento Moraes na educação maranhense, desde o ano de 1907 até sua aposentadoria na década de 1950, fazendo-se a articulação com Sirinelli (2003), Certeau (2014) e Dosse (2009). Esse professor foi um intelectual negro engajado politicamente, a exemplo de seus embates na imprensa jornalística contra o governo ou de literatos adversários, comprometido com uma educação popular que promovesse melhoria nas condições de vida e combatendo o analfabetismo que solapava o Estado. Marcou de forma visível a existência de um grupo, produzindo e reproduzindo discursos de seu tempo, do espaço escolar e sua relação com outros professores do Liceu, contribuindo com sua erudição de maneira significativa para a História da Educação no Maranhão, sobretudo na formação de docentes.por
dc.description.abstractAnalyzes the teaching trajectory of José do Nascimento Moraes in Maranhão public instruction, considering the tactics that led him to become an outstanding intellectual and, above all, its performance and strategic position in the secondary school of the republican period. Seeks to contextualize the educational field in Maranhão Republic, corresponding to the period when he exercised the teaching profession in state education; describe your life since birth, his entry into Maranhense Liceu as a student and after the end of secondary school; explain his literary works and journalistic writings who talk about education, and approach your route in teaching, through the periodical press and memorialistic records. Centralizes in the field of cultural history, based on studies of Dosse (2009), Sirinelli (2003), Chartier (1988) and Certeau (1982; 2014). It uses bibliographic and documentary research, with the sources: decrees, laws and regulations on public instruction, Governor messages, crafts between ruling authorities, newspapers in which he was editor-in-chief and writer, literary works written for the intellectual, certificate primary school, diploma Masonic lodge and family members documents. It makes a brief historic foray into the Republican Brazil and its reflections in Maranhão, in two respects: education and racial doctrines that were at the center of the national intellectuality debate, making up conjunction with Gondra and Schueler (2008), Veiga (2007), Andrews (2007), Skidmore (1976), Schwarcz (1993), Diwan (2014) and Carvalho (2003). Seeks to draw aspects Moraes Nascimento's life, involving: family, education and society, confronting or conciliated with the information of Machado (1996), Meireles (1955; 2008), Moraes (1977) and Martins (2006). It Approaches his intellectual production: Puxos e Repuxos (1910), Vencidos e Degenerados (1915), Discurso (1935), as well as speeches, newspaper articles and magazines who report educational issues. Draws up the teaching route de Moraes Nascimento in Maranhão education, since the year 1907 until his retirement in the 1950s, making up conjunction with Sirinelli (2003), Certeau (2014) and Dosse (2009). This teacher was a politically engaged intellectual black, like their clashes in the journalistic press against the government or literary opponents, committed to a popular education that promotes improvement in living conditions and combating illiteracy that undermined the state. He scored visibly the existence of a group, producing and reproducing speeches of his time, the school space and its relationship with other Liceu teachers, contributing their erudition significantly to the History of Education in Maranhão, especially the training of teachers.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-06-26T18:44:37Z No. of bitstreams: 1 ElisangelaGomes.pdf: 2292670 bytes, checksum: baa62bce3f76df14eae6a601fadf479a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-26T18:44:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ElisangelaGomes.pdf: 2292670 bytes, checksum: baa62bce3f76df14eae6a601fadf479a (MD5) Previous issue date: 2015-09-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da Educaçãopor
dc.subjectMaranhão Repúblicapor
dc.subjectLiceu Maranhensepor
dc.subjectTrajetória Docentepor
dc.subjectMoraes, José do Nascimentopor
dc.subjectInstrução Públicapor
dc.subjectHistory of Educationeng
dc.subjectMaranhão Republiceng
dc.subjectTeacher Trajectoryfra
dc.subjectPublic Instructioneng
dc.subject.cnpqHistória da Educaçãopor
dc.titleA trajetória docente de José do Nascimento Moraes na primeira metade do século XXpor
dc.title.alternativeThe teaching career of José do Nascimento Moraes in the first half of the twentieth centuryeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElisangelaGomes.pdfDissertação2,24 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.