Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1685
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRaposo, João Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2437238154847736por
dc.contributor.advisor1OBREGON, Rosane de Fátima Antunes-
dc.date.accessioned2017-06-23T18:05:50Z-
dc.date.issued2014-10-27-
dc.identifier.citationRAPOSO, João Rocha. Análise arquetípica do padrão relacional dos elementos do Design em revistas digitais. 2014. 172 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Design) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1685-
dc.description.resumoO advento da plataforma digital fez surgir uma nova forma de narrativa no campo da comunicação. Por conseguinte, emerge uma relação de leitura, antes baseada no conteúdo visual e textual estático, para formas inovadoras do universo de revistas digitais, caracterizado pela incorporação de elementos dinâmicos como áudios, vídeos e infográficos interativos. As relações com o leitor se multiplicam em uma experiência multissensorial, que une a visão, a audição, mais a inédita experiência tátil de manusear informações nas telas de dispositivos móveis sensíveis ao toque. Nesse enfoque, a revista digital atinge públicos variados, que podem ser separados por diferentes propostas editoriais, definindo o perfil da revista. Assume importância os elementos gráficos do design na formação da identidade editorial. Nesse alinhamento, a pesquisa objetiva identificar o padrão relacional dos elementos do design e como os mesmos contribuem para a construção da identidade visual em revistas digitais. Na operacionalização dos objetivos específicos, adota-se como procedimento metodológico a investigação qualitativa, de caráter exploratório e descritivo-analítico, de base referencial teórico-prática a saber: diálogo conceitual entre o Design e a Pedagogia Simbólica Junguiana, caracterizando a proposta interdisciplinar; seleção das revistas digitais; estudo de caso pautado na descrição dos elementos do design de revistas digitais de consumo, escopo de estudo; análise arquetípica visando identificar o padrão relacional dos elementos gráficos na composição do design em revistas digitais de consumo; e, considerações da análise dos objetos da unidade pesquisada. Como conclusão desta dissertação, infere-se que o padrão relacional dos elementos do design em revistas digitais de consumo, circunscritas a esta pesquisa, apresentam um perfil editorial que adere às características dos padrões arquetípicos matriarcais, patriarcais e de alteridade. Como contributo, a interdisciplinaridade empreendida, permite descortinar janelas de possibilidades para pesquisas futuras, incorporando novos conceitos e novas relações entre os elementos gráficos e os padrões arquétipos, possibilitando a ampliação da base teórica e prática na grande área do Design.por
dc.description.abstractThe digital platform brought a new form of narrative in the communication field. Therefore, a reading relationship emerges. It was before based on a static visual and textual content and became innovative ways of the digital magazines universe, characterized by the incorporation of dynamic elements such as audio, video and interactive infographics. The connection with the reader is multiplied in a multisensory experience that unites the vision, hearing, and the unprecedented tactile experience of handling information on touch screens of mobile devices. On this approach, the digital magazine reaches diverse audiences that can be separated by different editorial proposals, defining the magazine profile. The graphical design elements are important to shape the editorial identity. In this alignment, the study attempts to identify the relational pattern of the design elements and how they contribute to the construction of the visual identity in digital magazines. The operationalization of the specific objectives adopted was the methodological approach of qualitative research, with exploratory and descriptive-analytical character and theoretical and practical basis. For the record: 1) conceptual dialogue between Design and the Jungian Symbolic Pedagogy, featuring the interdisciplinary proposal; 2) selection of the digital magazines; 3) case study based on the description of design elements in digital consumer magazines, study scope; 4) archetypal analysis to identify the relational pattern of the graphic elements in the design composition of digital consumer magazines; and, 5) considerations of the analysis about the objects of the searched unit. As a conclusion of this thesis, it is deduced that the relational pattern of the design elements in digital consumer magazines, limited to this research, presents an editorial profile that adheres to the characteristics of matriarchal, patriarchal and otherness archetypal patterns. As a contribution, the interdisciplinarity undertaken allows to unveil the windows of possibilities for future researches, incorporating new concepts and new relationships between graphical elements and archetypal patterns, enabling the expansion of the theoretical and practical basis in the Design area.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-06-23T18:05:50Z No. of bitstreams: 1 JoaoRaposo.pdf: 6257470 bytes, checksum: ad94e30d66a0452eb79a87981aac0185 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-23T18:05:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoaoRaposo.pdf: 6257470 bytes, checksum: ad94e30d66a0452eb79a87981aac0185 (MD5) Previous issue date: 2014-10-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE DESENHO E TECNOLOGIA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesign gráficopor
dc.subjectPerspectiva interdisciplinarpor
dc.subjectRelação arquetípicapor
dc.subjectPerfil editorialpor
dc.subjectPedagogia simbólica junguianapor
dc.subjectGraphic designeng
dc.subjectInterdisciplinary perspectiveeng
dc.subjectArchetypal relationshipeng
dc.subjectEditorial profileeng
dc.subjectJungian symbolic pedagogyeng
dc.subject.cnpqDesenho de Produtopor
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.titleAnálise arquetípica do padrão relacional dos elementos do Design em revistas digitaispor
dc.title.alternativeARCHETYPAL STANDARD ANALYSIS OF RELATIONSHIP DESIGN ELEMENTS IN MAGAZINES DIGITALeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoaoRaposo.pdfDissertação6,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.