Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDublante, Carlos André Sousapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.contributor.advisor1COUTINHO, Adelaide Ferreirapt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Sandra Regina Rodrigues dospt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Mariza Borges Wall Barbosa dept_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9809524455006197por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:16Z-
dc.date.available2010-04-28pt_BR
dc.date.issued2009-07-15pt_BR
dc.identifier.citationDUBLANTE, Carlos André Sousa. MANAGEMENT SCHOOL: fundamentals and practices in schools in the municipal school of Sao Luis-MA.. 2009. 163 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/167-
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema Gestão Escolar: fundamentos e práticas em escolas da rede municipal de ensino de São Luís-MA. Objetiva analisar as práticas de gestão nas escolas públicas municipais de São Luís, evidenciando nos seus fundamentos a influência da reforma do Estado e, em decorrência, as reformas educacionais no desenvolvimento do conjunto das ações da escola. Utiliza-se como parâmetro de análise o Projeto Político-Pedagógico e o funcionamento dos Conselhos Escolares. Realizou-se pesquisas em três escolas, nas quais analisou-se o PPP na sua forma documental, o Regimento Interno das escolas da rede municipal, o Estatuto e as Atas dos Conselhos Escolares. Consubstanciando essas análises entrevistou-se as gestoras, professoras, pais e alunos das escolas. Destaca-se a base legal que fundamenta o exercício da gestão democrática na escola pública, tendo como ponto de partida a participação da comunidade escolar na gestão e nas ações da escola. Apresentam-se os dados, coletados através das análises de documentos e das entrevistas, comprovando que mesmo diante da existência de vários mecanismos propiciadores de práticas democráticas de gestão escolar, ainda perduram características e ações autoritárias e centralizadoras. Por fim, analisa-se o processo de elaboração e a participação dos segmentos da escola (gestores, professores, pais e alunos) na implementação do PPP, e, ainda, a forma de composição dos Conselhos Escolares, bem como, a sua participação na gestão da escola.por
dc.description.abstractThis paper has the theme "School Management: foundations and practices in schools in the municipal teaching in São Luis-MA." It aims to analyze the practices of management in municipal public schools in São Luis, highlighting in its bases the influence of State‟s reformation and, consequently, the educational reforms in the development of all the school's actions. It uses as a parameter of analysis the Political-Pedagogical Project (PPP) and operation of School Councils. Researches were carried out in three schools in which we analyzed the PPP in its documentary form, the Internal Bylaws of municipal school network, the Regulations and the Acts of the School Councils. Consolidating these reviews the principals, teachers, parents and school children were interviewed. The legal basis that underlies the exercise of democratic management in public schools are highlighted, taking as a starting point the school community participation in the management and actions of the school. Data collected through document reviews and interviews are presented, proving that even before the existence of several mechanisms allowing for democratic practices in school management, yet authoritarian features and centralizing actions remain. Finally, we analyze the process of preparation and participation of segments of the school (administrators, teachers, parents and students) in implementing the PPP, and also how the composition of School Councils, as well as their participation in the management of the school.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE.pdf: 1260909 bytes, checksum: ed0e6ad794b07b7d561db8d4bccf216a (MD5) Previous issue date: 2009-07-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão Escolarpor
dc.subjectProjeto Político-Pedagógicopor
dc.subjectConselho Escolarpor
dc.subjectSchool Managementeng
dc.subjectPolitical-Pedagogic Projecteng
dc.subjectSchool Councilseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpor
dc.titleGESTÃO ESCOLAR: fundamentos e práticas em escolas da rede municipal de ensino de São Luís-MA.por
dc.title.alternativeMANAGEMENT SCHOOL: fundamentals and practices in schools in the municipal school of Sao Luis-MA.eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
CARLOS ANDRE SOUSA DUBLANTE.pdf1,23 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.