Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/1665
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Daniella Carvalho Pereira dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9447962375602947por
dc.contributor.advisor1FURTADO, Cássia Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0332630687796918por
dc.contributor.advisor-co1CRENZEL, Silvina Ruth-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8719016136575401por
dc.date.accessioned2017-06-22T15:15:09Z-
dc.date.issued2017-05-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniella Carvalho Pereira dos. Mídias dinâmicas em book apps infantis: a experiência do usuário infantil durante a prática de leitura. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2017 .por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1665-
dc.description.resumoPesquisa acerca das mídias dinâmicas de book apps e seus efeitos sobre a experiência do usuário infantil. O estudo objetivou analisar como os efeitos das mídias dinâmicas de book apps afetam a experiência do usuário infantil durante a prática de leitura, tendo por base a imersão narrativa. A investigação teve caráter predominantemente qualitativo, caracterizando-se como uma pesquisa exploratória, descritiva e explicativa; para tanto, resgatou o estado da arte da temática em questão a fim de empregar respaldo científico sobre os resultados obtidos. Crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de ensino de São Luís (MA) compuseram o universo desta pesquisa, que apresenta uma amostragem não probabilística, categorizada como intencional ou amostragem por julgamento, definida por meio de saturação das informações. Foram adotados como instrumentos de coleta de dados: entrevista, observação direta, gravação em vídeo para registrar as informações levantadas durante o ensaio de interação e o uso da técnica do pensamento em voz alta, bem como aplicação do questionário de satisfação mediante escala Likert. A pesquisa apresenta os resultados com base em uma análise interpretativa dos dados, sustentada pelo aporte teórico referente aos aspectos provenientes do campo do Design, especialmente do Design de Interação. A análise permitiu inferir que as mídias dinâmicas afetam a experiência do usuário durante a leitura de forma positiva, sem prejudicar a ocorrência da imersão narrativa e lúdica, complementando o sentido do texto narrativo em ambiente digital.por
dc.description.abstractResearch on the dynamic media of book apps and their effects on the children's user experience. The aim of this study was to analyze how the effects of the dynamic media of book apps affect the user experience during reading practice, based on the narrative immersion. The research was predominantly qualitative, characterizing itself as an exploratory, descriptive and explanatory research; to that end, rescued the state of the art in the subject in question in order to employ scientific support on the results obtained. Children of the 3rd year of elementary school in a public school in São Luís (MA) composed the universe of this research, which presents a non-probabilistic sampling, categorized as intentional or sampled by judgment, defined by saturation of information. They were used as instruments of data collection: interview, direct observation, video recording to record the information collected during the interaction test and the use of the loudspeaker technique, as well as application of the Likert scale satisfaction questionnaire. The research presents the results based on an interpretative analysis of the data, supported by the theoretical contribution referring to the aspects coming from the field of Design, especially the Design of Interaction. The analysis allowed us to infer that dynamic media affect the user experience during reading in a positive way, without harming the occurrence of narrative and playful immersion, complementing the sense of the narrative text in a digital environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2017-06-22T15:15:09Z No. of bitstreams: 1 Daniella Carvalho.pdf: 4817997 bytes, checksum: cad6c2f2a8d190f5c8748e2eb93d4393 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-22T15:15:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Daniella Carvalho.pdf: 4817997 bytes, checksum: cad6c2f2a8d190f5c8748e2eb93d4393 (MD5) Previous issue date: 2017-05-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE DESIGN/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdesign de interação;por
dc.subjectinteraction design;eng
dc.subjectexperiência do usuário;por
dc.subjectbook apps;eng
dc.subject.cnpqdesenho de produto.por
dc.titleMÍDIAS DINÂMICAS EM BOOK APPs INFANTIS: a experiência do usuário infantil durante a prática de leiturapor
dc.title.alternativeDYNAMIC MEDIA IN BOOK CHILD APPs: The user experience during reading practiceeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniella Carvalho.pdfDissertação de Mestrado4,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.