Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/161
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | EDUCAÇÃO PARA O CAPITAL: o projeto pedagógico da Fundação Bradesco de São Luís-MA. |
Título(s) alternativo(s): | ÉDUCATION POUR LE CAPITAL : le projet pédagogique de la Fondation Bradesco de Sain Luís-MA. |
Autor: | Coimbra, Leonardo José Pinho |
Primeiro orientador: | COUTINHO, Adelaide Ferreira |
Resumo: | Análise dos pressupostos político-pedagógicos que embasam a proposta educacional da Fundação Bradesco, em São Luís-MA. Toma-se como parâmetro para a análise do referido objeto, a proposta pedagógica, o referencial curricular para o ensino de história e o relatório de atividades do ano de 2007, além da vivencia como docente da educação básica, na referida instituição, entre os anos de 2005 e 2006. Verifica-se a relação entre o discurso pedagógico da contemporaneidade, expresso nos documentos analisados, e a perspectiva educacional do empresariado no que se refere à formação do trabalhador, conforme os pressupostos na reestruturação produtiva do capital e do neoliberalismo, através do discurso das competências para a empregabilidade e do ideário pedagógico do aprender a aprender . Conclui-se que a referida instituição, por meio de sua perspectiva pedagógica, reforça, no âmbito teórico e prático, o discurso do capital no que se refere a formação da força de trabalho, atrelada as atuais demandas no mundo do trabalho. |
Abstract: | Analyse des présuppositions politique-pédagogiques qui soutiennent la proposition éducationelle de la Fondation Bradesco à São Luís-MA. On prend comme paramètre pour cette analyse la proposition pédagogique, le référé curriculaire pour l‟enseignement d‟histoire et le rapport des activités de l‟année 2007, bien comme notre expérience comme enseignant de l‟éducation basilaire dans la Fondation Bradesco pendant les années 2005 et 2006. On vérifie la relation entre le discours pédagogique contemporain exprimé dans les documents analysés et la perspective éducationelle des entreprises par rapport à la formation de l‟ouvrier d‟après les présuppositions de la restructuration productive du capital et du néolibéralisme moyennant le discours des compétences pour l‟emploi et l‟idée pédagogique de l‟apprendre à apprendre . On va conclure que la Fondation Bradesco, par sa perspective pédagogique, renforce, dans la théorie comme dans la pratique, le discours du capital par rapport à la formation de la main d‟oeuvre mélée aux demandes actuelles du monde du travail. |
Palavras-chave: | Fundação Bradesco Proposta Pedagógica Referencial Curricular Pedagogias do Aprender a aprender Fondation Bradesco Proposition pédagogique Référé curriculaire Pédagogie de l‟ apprendre à apprendre |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Educação |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO |
Citação: | COIMBRA, Leonardo José Pinho. ÉDUCATION POUR LE CAPITAL : le projet pédagogique de la Fondation Bradesco de Sain Luís-MA.. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2009. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/161 |
Data de defesa: | 31-Jul-2009 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Leonardo Jose Pinho Coimbra.pdf | 827,98 kB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.