Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/159
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCordeiro, Maria Angélica dos Reispt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ilma Vieira dopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3656084853145099por
dc.date.accessioned2016-08-17T13:54:14Z-
dc.date.available2009-10-22pt_BR
dc.date.issued2009-06-23pt_BR
dc.identifier.citationCORDEIRO, Maria Angélica dos Reis. FORMATION DES ENSEIGNANTS ALPHABÉTISATION: une remise en question sur les connaissances pédagogiques. 2009. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2009.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/159-
dc.description.resumoEstudo sobre a formação continuada dos professores alfabetizadores. Evidenciam-se políticas públicas voltadas para esta modalidade de formação no Brasil, nas últimas décadas. Discute-se o papel da educação, da escola e do professor no contexto atual, refletindo sobre os saberes necessários que dão sustentação teórico-prática ao fazer pedagógico, os quais são constantemente elaborados na prática da formação continuada. Verificam-se, então, as atuais orientações da Secretaria Municipal de Educação - SEMED de São Luís sobre esta política voltada para os professores alfabetizadores. O foco central do estudo é a visão dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Para compreender o objeto de estudo emprega-se a teoria histórico-cultural. Para coleta de dados, utiliza-se a entrevista e a análise documental, segundo a abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são a gestora, a supervisora pedagógica e sete professoras do 1º ciclo da Unidade de Educação Básica Primavera, em São Luís, além da coordenadora do programa de formação continuada de professores da SEMED. Estudam-se os princípios e diretrizes definidos e adotados pelo Ministério de Educação que orientam a implementação da formação continuada. Destacam-se a base do programa dessa formação; a estruturação curricular em ciclos e outras formações; apontam-se dificuldades no processo de implementação da política de formação continuada.por
dc.description.abstractÉtude sur la formation continuelle des professeurs spécialistes à l´enseignement de l´alphabet. On rendre en évidence le rôle des politiques propres à cette formation, au Brésil, depuis les dernières décades. On débattre la fonction de l´éducation, de l´école et de l´enseignant dans l´actuel moment, en réflechissant sur l´ensemble de conaissances qui soutiennent la théorie et la practique pédagogiques qui sont constamment élaborées par ces professeurs lá, dans leurs formation continuelle. Allors, on vérifie quelles sont, actuellement, les orientations de la Secretaria Municipal de Educação SEMED, à São Luís, sur cette politique adressée a ces professeurs spécialisés à l´enseignement de l´alphabet. Le point central de cet étude c´est l´avis des sujets qui font partie de la recherche. Pour comprendre l´object d´étude, on emploie la théorie historique-culturelle. Pour la recherche empirique, on utilise l´entretien et l ´analyse de documentation, selon l´abordage qualitative. Les sujets de la recherche sont: la gestionnaire, la surveillante pédagogique et sept professeurs de l´Unidade de Educação Básica Primavera, à São Luís, et, aussi, la coordinatrice du programa de formation continuelle des enseignants spécialisés à l´alphabet, de la SEMED. On étude les principes et les directrices définis et adoptés par le Ministério de Educação MEC lequels dirigent la politique de formation continuelle. On remarque la base du programme de cette formation; la structure en cicles et d´autres formations; on signale, aussi, les difficultés présentes dans le processus d´accomplissement de cette politique.fra
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T13:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIA ANGELICA DOS REIS CORDEIRO.pdf: 626462 bytes, checksum: cbe6c88fd51569d273e967b332ed988a (MD5) Previous issue date: 2009-06-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReformas educacionaispor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectSaberes docentespor
dc.subjectFormação continuada dos professores alfabetizadorespor
dc.subjectRéformes de l´éducationfra
dc.subjectFormation continuellefra
dc.subjectConnaissances pédagogiquesfra
dc.subjectFormation continuelle de professeurs spécialisés à l´enseignement de l´alphabetfra
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAISpor
dc.titleFORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: um repensar sobre os saberes pedagógicospor
dc.title.alternativeFORMATION DES ENSEIGNANTS ALPHABÉTISATION: une remise en question sur les connaissances pédagogiquesfra
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MARIA ANGELICA DOS REIS CORDEIRO.pdf611,78 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.