Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/158
Tipo do documento: Dissertação
Título: ARTE E IMAGINÁRIO NA EDUCAÇÃO: uma análise das imagens artísticas do grupo de arte da escola comunitária Nossa Senhora da Conceição
Título(s) alternativo(s): ART AND IMAGINATION IN EDUCATION: an analysis of artistic images of the group of art school Community Nossa Senhora da Conceição
Autor: Rocha, Maira Teresa Gonçalves
Primeiro orientador: BARROS, João de Deus Vieira
Resumo: Estudo sobre arte e imaginário no espaço escolar comunitário. Tem como campo de trabalho o Colégio Nossa Senhora da Conceição, localizado no bairro Cidade Olímpica do município de São Luís do Maranhão. Os sujeitos da pesquisa são sete integrantes do grupo de arte Pintando o sete organizado por essa escola o qual é composto por 10 jovens com idade entre 10 a 15 anos. Tem como objetivo geral mapear as imagens (símbolos) que permeiam o imaginário artístico do referido grupo de arte da escola e estabelecer correlações entre concepções teóricas, suas objetivações e funcionalidades. Seus objetivos específicos são: a caracterização do processo de iconoclasmo e resistência do imaginário na sociedade ocidental e suas implicações para a educação escolar; a análise teórica das escolas comunitárias e da arte nesse tipo de escolas em alguns de seus aspectos; mapear imagens (símbolos) no espaço escolar comunitário e a apreender o imaginário artístico dos integrantes do grupo de arte Pintando o sete. Trata-se de um estudo comparativo entre composições artísticas apresentadas pelos sujeitos da pesquisa nos anos 2006, quando participaram de uma oficina de artes plásticas e, 2008 quando lhes foi aplicado um questionário para o levantamento de imagens. A abordagem da pesquisa é na perspectiva simbólica onde se busca revelar questões latentes. Adota-se como base teórica principal a fundamentação fornecida por Gilbert Durand com a sua classificação isotópica e Regimes de Imagens e autores como Martine Joly (2005), Gilberto Dimenstein (2004), Ernst Gombrich (1995), Herder Lexikon (1990), Viktor Lowenfeld (1970) e Gastón Bachelard (1998) que fornecem orientações básicas relativas a imagens. Através do levantamento e análise das composições gráficas mapeadas na pesquisa constata-se a predominância e pertinência de imagens diurnas, pela presença marcante de uma constelação de imagens ascensionais associada à idéia da arte como um meio de ascensão e visibilidade pública.
Abstract: Study about art and imagination in a school community called Nossa Senhora da Conceição School. It is located in Cidade Olímpica district in São Luís - Maranhão. The research subjects are seven members from the school art group called Pintando o sete ("Painting the Seven") which is composed by 10 teenagers from 10 to 15 years old. The group has as general goal to map the images (symbols) that permeate the artistic imagination of the school art group and to establish correlations between theoretical concepts, and its objectifications and functional features. The specific objectives are: the characterization of iconoclasmo process and the imaginary resistance in Western society and their implications to school education, the theoretical analysis of schools community and art in this kind of schools in some of its aspects; mapping images (symbols) in the school community and grasping the artistic imagination of the members from Pintando o sete group. This is a comparative study between artistic compositions made by research subjects in 2006, when they participated in an art workshop, in 2008 when they answered a questionnaire to carry out survey images. The approach is in symbolic perspective in order to reveal latent issues. We adopted as the main theoretical basis Gilbert Durand s studies with its isotopic classification and images Schemes and authors like Martine Joly (2005), Gilberto Dimenstein (2004), Ernst Gombrich (1995), Herder Lexikon (1990), Viktor Lowenfeld (1970) and Gastón Bachelard (1998) that supply basic orientations related to images. Through the survey and analysis of the graphics compositions mapped in research, we can notice that there is the dominance and relevance of daytime images, marked by the presence of a constellation of ascended images associated to art idea as a means to rise and having public visibility.
Palavras-chave: Arte
Imaginário
Educação
Escola Comunitária
Art
Imaginary
Education
School Community
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: BR
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: Educação
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: ROCHA, Maira Teresa Gonçalves. ART AND IMAGINATION IN EDUCATION: an analysis of artistic images of the group of art school Community Nossa Senhora da Conceição. 2009. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2009.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/158
Data de defesa: 29-Mai-2009
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
MAIRA TERESA GONCALVES ROCHA.pdf13,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.